10 maneiras de ficar calmo diante do estresse diário

Para sobreviver e prosperar, precisamos encontrar maneiras de lidar com a pressão e a incerteza. Aqui estão 10 dicas que o ajudarão no dia a dia.

10 maneiras de ficar calmo diante do estresse diário

No final de 1939, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico projetou uma série de cartazes para aumentar o moral, antecipando os eventuais bombardeios em massa no Reino Unido. Um desses cartazes dizia: Keep Calm and Carry On, e embora não tenha sido amplamente distribuído durante a guerra, o slogan tornou-se tão popular hoje que inspirou inúmeras imitações e paródias.

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Há um motivo pelo qual essa mensagem permanece atemporal: a maioria de nós lida com desafios diários e adversidades de algum tipo no trabalho e na vida.

Mas, como James Allen disse uma vez,



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Quanto mais tranquilo um homem se torna, maior é seu sucesso, sua influência, seu poder para o bem. A calma mental é uma das belas joias da sabedoria.

Infelizmente, é mais fácil falar do que fazer.

Para sobreviver e prosperar, precisamos encontrar maneiras de lidar com a pressão e a incerteza. Existem inúmeros estudos científicos por aí que mostram a profunda conexão entre manter a calma e produtividade. Permita-me compartilhar o que considero útil diariamente:

1. Planeje com antecedência

Nem sempre sabemos o que vai passar pela nossa porta, mas provavelmente temos uma boa ideia dos tipos gerais de pressão que podemos enfrentar diariamente. Decida com antecedência algumas possibilidades que podem ocorrer e como você as tratará. Uma fórmula simples como, se X acontecer, farei Y, pode fazer toda a diferença.

2. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Para mim - e para a maioria das pessoas - a multitarefa geralmente leva ao caos. Tento escolher uma tarefa, acompanho-a e prossigo para a próxima tarefa que precisa ser realizada.

3. Seja flexível

Não importa o quão cuidadosamente planejemos, sempre há uma chance de que apareça uma situação que tenha precedência sobre tudo o que planejamos. Quando isso acontece, reservo um momento para me reagrupar e me preparar para lidar metodicamente com o novo problema.

4. Não se preocupe com as pequenas coisas

Nem todas as tarefas são igualmente importantes. Alguns deles podem permanecer desfeitos para mais tarde sem maiores consequências. Definir prioridades me ajuda a manter um senso de controle.

5. Conte até 10

Quando sinto que estou sendo bombardeado de todos os ângulos, faço uma pequena pausa e vejo a situação com um novo par de olhos. Apenas levar alguns segundos para contar até 10 me dá a distância de que preciso para uma nova perspectiva. Isso me faz perceber, por exemplo, que o problema que estou atacando não é o principal, afinal.

6. Controle sua respiração

Sempre que estamos ansiosos, temos a tendência de respirar rápido e superficialmente. Isso é chamado de hiperventilação e pode nos deixar tontos, com a cabeça leve e em pânico. Também pode interferir em nosso julgamento. Se você perceber que está hiperventilando, tente inspirar profundamente pelo nariz, prendendo-o por um segundo e soltando-o pela boca. Repita este exercício até se sentir mais calmo. Esta é uma forma de meditação.

7. Evite uma atitude de desgraça e pessimismo

Freqüentemente, antecipamos a pior conclusão possível - e muitas vezes ridícula - de uma situação. Por exemplo, se eu não receber esses números para o relatório até o final do dia, vou perder meu emprego e morrer de fome nas ruas. Em vez de usar nossa imaginação para se assustar, use-a para resolver o problema.

8. Confie em si mesmo

Às vezes, há bons motivos para alterar nossos planos, como o surgimento de um novo conjunto de circunstâncias ou o recebimento de novas informações sobre uma situação. Na ausência de uma razão convincente, no entanto, atenha-se aos planos que traçamos para nós mesmos. Mudanças aleatórias apenas nos confundirão e nos atrasarão.

9. Concentre-se no positivo

Repreender a nós mesmos por tudo o que não fizemos não ajuda. Em vez disso, é muito melhor sermos gratos por tudo o que fizemos. Quanto mais praticamos ver o lado bom das coisas, menos assustadora e sombria parece uma situação estressante.

10. Delegar e buscar apoio

Ninguém consegue em um silo! Isso é especialmente verdadeiro quando há pressão. Não tenha medo de pedir ajuda a outras pessoas quando necessário e ofereça-se para ajudá-los em troca. Há conforto em não estar sozinho em tempos de estresse.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre as origens de Keep Calm and Carry On, confira este vídeo fascinante:

Adaptado do próximo livro de Faisal Hoque Sobreviva para prosperar: 27 práticas de empreendedores, inovadores e líderes resilientes (2015) com Lydia Dishman. Copyright (c) 2015 por Faisal Hoque. Todos os direitos reservados.

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