3 estratégias simples para conquistar seus nervos de falar em público

O simples fato de saber que você tem um plano para administrar sua ansiedade potencial o ajudará a superar suas apreensões.

3 estratégias simples para conquistar seus nervos de falar em público

Contemplando a ideia de falar na frente de pessoas reais de novo? Ou você está fazendo uma apresentação para o chefão ou um cliente potencial usando o Zoom?



Se de repente você está sentindo pulso acelerado, respiração superficial e membros fracos, a boa notícia é que provavelmente não é um ataque cardíaco.

Esses sintomas induzidos pelo estresse acontecem porque seu sistema nervoso simpático responde à ameaça psicológica de falar em público (constrangimento profissional se as coisas derem errado, perda de prestígio ou oportunidade) como se fosse uma ameaça física (uma avalanche vindo em sua direção). De acordo com a psicóloga da Cleveland Clinic Carolyn Fisher, PhD, sinais físicos de seu mecanismo de luta ou fuga em ação incluem aumento da frequência cardíaca, pele pálida ou ruborizada e tremores.



eu não quero ser um líder

Se você prefere a ameaça de uma avalanche a uma oportunidade de falar em público, você está em boa companhia. Como Jerry Seinfeld disse:



Eu vi um estudo que dizia que falar na frente de uma multidão é considerado o medo número um da pessoa média. Eu achei isso incrível. O número dois era a morte. A morte é o número dois? Isso significa que para a pessoa comum, se você tem que estar em um funeral, prefere estar no caixão do que fazer o elogio.

Mesmo as pessoas que preferem fazer o elogio provavelmente sentirão algum nível de sensibilidade antes de, ou durante, um evento de falar em público. Para alguns palestrantes, é um impulso bem-vindo de adrenalina colocar energia extra em sua apresentação. Transformar suas respostas nervosas de falar em público em um atributo positivo, em vez de negativo, requer preparação, construção de confiança e respiração. Acalme seus nervos de falar em público com essas três táticas eficazes.

Preparar

Grande parte da confiança de que você precisa para falar na frente de um grupo vem da preparação. Determine os temas e mensagens que você deseja entregar. Depois de saber o que quer dizer, você precisa praticar. Se você se levantar e dizer em voz alta, encontrará imediatamente maneiras de dizer de maneira mais inteligente e curta. Você pode gravar a si mesmo em seu software de videoconferência ou praticar na frente de seus amigos ou familiares.

shia apenas faça memes



Decida se você vai falar em prosa ou anotações. Se você estiver usando notas, encurte-as para o mínimo de palavras necessário para se lembrar do que deseja dizer. Numere as páginas, imprima-as em uma fonte grande, grampeie-as e mantenha-as por perto - mesmo se você achar que não vai precisar delas. Quando você está andando na corda bamba, é bom ter uma rede de segurança.

Crie confiança

O que você pode fazer para ampliar seu entusiasmo, sua força interior e sua energia? Shadowboxing? Tapping ? Lendo um poema inspirador de Amanda Gorman ? Eu canto a música tema de Rocky para mim mesma, silenciosamente em minha cabeça, enquanto imagino um desfile em minha homenagem. Isso aumenta meu moral, levanta meu ânimo e eleva minha coragem.

Nosso ambiente atual de trabalho em casa é ótimo para pose de poder . Assumir uma postura expansiva antes de um evento diz ao seu corpo para enviar mensagens de força e confiança ao seu cérebro. Em seu escritório em casa, você pode fazer a pose da vitória até um pouco antes de ligar sua câmera de vídeo.



Nos dias e minutos que antecedem o seu evento, pense em todas as coisas boas que estão por vir, em vez de ficar obcecado com o que pode dar errado. Pense em como você se sentirá bem quando terminar um trabalho bem feito. Coloque o poder do pensamento positivo a seu favor.

significado do anjo número 999

Respirar

Você se preparou, praticou e colocou a força, mas é meia hora antes do seu evento e sua resposta de luta ou fuga está começando. O batimento cardíaco alto em sua cabeça; a respiração rápida e superficial; a aljava em suas pernas. Sua solução é oxigênio. Respirar.

Neste ponto, você tem tempo para desacelerar e se acalmar com esses exercícios de respiração . Se os sintomas aparecerem enquanto você estiver falando, por exemplo, se você sentir que está suando ou não consegue terminar uma frase sem respirar fundo, faça uma pausa. Uma ou duas respirações longas e lentas profundamente em seu abdômen podem ajudar a controlar essas reações nervosas. O oxigênio pode começar a fluir para o cérebro novamente.

Seu público pode pensar que você está fazendo uma pausa para um efeito dramático. Mesmo que eles percebam que você está diminuindo a velocidade para respirar, é melhor do que deixar seus sintomas ficarem descontrolados. Lembre-se de que seu público deseja que você tenha sucesso - mesmo que seja pelo motivo egoísta de ser desconfortável assistir a alguém que está aparentemente nervoso. É absolutamente normal ficar nervoso. Transforme esses nervos em energia positiva e projete confiança do lado de fora.

Você conseguiu isso

Preparação, construção de confiança e respiração são ferramentas eficazes que você pode usar para controlar as reações nervosas que surgem ao falar em público. O simples fato de saber que você tem um plano para administrar sua ansiedade potencial o ajudará a superar suas apreensões.

Da próxima vez que você tiver a chance de fazer uma apresentação, entrevista à mídia ou argumento de venda para melhorar sua carreira, mantenha estas coisas em mente: não é um funeral. Não é nem mesmo uma avalanche. É mais um passo em sua jornada para maximizar a trajetória de sua carreira. As ferramentas são suas. Planeje o que você quer dizer, pratique, imagine seu sucesso, respire fundo e agarre esta próxima oportunidade de falar em público pelos chifres.


Eileen Smith é treinadora de falar em público, ex-diplomata e fundadora da Porta-voz . Ela ajuda executivos de negócios, especialistas em políticas e profissionais em ascensão a transmitir sua mensagem em eventos diários e extraordinários.