3 estratégias para gerenciar a ansiedade de falar em público

Não importa se você está apresentando para duas ou duas mil pessoas: quando a ansiedade da apresentação acontece, você precisa de algumas estratégias para sair da sua própria cabeça e subir no palco com confiança, polimento e profissionalismo.

3 estratégias para gerenciar a ansiedade de falar em público

Mark Twain disse uma vez: Existem dois tipos de oradores: os que estão nervosos e os que são mentirosos. Em outras palavras, não importa o quão experiente ou sub-experiente você seja quando se trata de fazer apresentações, haverá um público específico, algum tópico específico, algum momento particularmente ruim ou algo em particular que vai lhe dar algum noites sem dormir e estômago embrulhado pela manhã.



Eu sei disso em primeira mão. Sou palestrante profissional e coach de comunicações há mais de 20 anos, então, quando um cliente meu me ofereceu a incrível oportunidade de apresentar um discurso de abertura sobre atendimento ao cliente para mais de 2.000 profissionais de serviços financeiros, ninguém ficou mais surpreso do que eu ouvir essas palavras vazando da minha boca, Uh, não, obrigado.

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Foi o assunto? Não - eu conheço o atendimento ao cliente enquanto durmo. Foi o público? Não, eu tinha muita experiência em trabalhar com profissionais de serviços financeiros. Foi a hora de preparação? Dificilmente. Recebi aviso prévio de seis meses.



O que foi isso? Era o fato de que eu estava acostumada a falar para grupos de algumas dezenas para algumas centenas de pessoas, e a ideia de falar para milhares parecia esmagadora. Impossível. Nauseante.



Claro, acabei aceitando a tarefa (só estava brincando com você, menti). E o feedback foi excelente (acrescentou, humildemente). Mas a conclusão mais importante que aprendi com essa experiência é que Mark Twain estava certo: todo mundo tem sua própria fonte especial de estresse quando se trata de falar em público.

Não importa se você está apresentando para duas pessoas ou para 2.000 pessoas: quando a ansiedade da apresentação ocorre, você precisa de algumas estratégias para sair da sua própria cabeça e subir no palco com confiança, polimento e profissionalismo. E eu não sei sobre você, mas o velho ditado imaginá-los em suas roupas íntimas não é o suficiente para mim. Na verdade, não consigo pensar em muitas coisas que me deixariam mais nervoso do que imaginar o diretor de recursos humanos derrubando nossa roupa de baixo apenas em uma reunião.

No filme de James L. Brooks indicado ao Oscar Broadcast News , O locutor neurótico de Albert Brooks (que sofria de uma crise de suor no ar) perguntou: Não seria um grande mundo se a insegurança e o desespero nos tornassem mais atraentes?



Até que isso aconteça, aqui estão três estratégias melhores para controlar sua ansiedade quando chegar a hora de subir ao palco:

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1. Faça exercícios naquela manhã.
Para aquelas pessoas que consideram falar em público uma atividade estressante, você está com sorte: de acordo com Michael Hopkins, um estudante de pós-graduação no Laboratório de Neurobiologia de Aprendizagem e Memória de Dartmouth, o estresse positivo do exercício prepara células, estruturas e caminhos dentro do cérebro para que estejam mais equipados para lidar com o estresse em outras formas. Em vez de usar a manhã de sua grande apresentação para ruminar e enlouquecer, passe pelo menos meia hora malhando. Quer você faça uma caminhada rápida, faça Crossfit ou tenha aulas de Zumba, a liberação de serotonina (também conhecida como o hormônio da felicidade) que resulta do exercício o inundará de sentimentos positivos por sua apresentação.

Mas e se a única coisa que você odeia mais do que falar em público é ir à academia? Em seguida, experimente outras formas de esforço - qualquer coisa que aumente sua freqüência cardíaca e o deixe vermelho e suado. Você pode até se esforçar com um parceiro. Piscadela piscadela.



2. Memorize suas três primeiras linhas.
A parte mais difícil para a maioria dos oradores públicos é realmente começar. Agora você está tentando gerenciar sua ansiedade antecipatória (planejando o que pode dar errado no futuro) com sua ansiedade situacional (experimentando o que pode dar errado agora). Dê um curto-circuito em sua mente de macaco, memorizando as três primeiras linhas de sua apresentação. Isso mudará seu cérebro do modo de pânico para o modo de recuperação de memória. E para que você não adicione ansiedade de memória à sua lista de preocupações, certifique-se de ter praticado dizer as três primeiras linhas em voz alta várias vezes.

E o que dizer de Olá a todos - obrigado por me receber. Estou muito feliz por estar aqui como uma introdução. Não funciona. Para usar suas frases introdutórias para se catapultar estrategicamente sobre seus nervos de abertura, você precisa preparar algo que traga energia para você, para o público e para a apresentação. Compartilhe uma curta história pessoal, um breve comentário sobre uma manchete recente e relevante ou uma citação poderosa. (Costumo começar meu treinamento de habilidades de apresentação com o meu favorito do Mark Twain!)

Preocupado com a educação? Salve suas saudações e agradecimentos pelo seu segundo parágrafo. Nesse ponto, você estará aquecido, no seu groove e terá o público impressionado com uma abertura (e um alto-falante) que é mais interessante do que eles esperavam.

3. Planeje um diálogo em vez de um monólogo.
O que você prefere fazer: fazer uma apresentação na frente de um grupo de pessoas ou se envolver em uma conversa com um grupo de pessoas? A menos que você lute com a ansiedade social em geral (um assunto para outra época), é provável que você prefira a segunda opção. E adivinha? O mesmo aconteceria com o seu público. A maioria de nós prefere se envolver com o tópico e com o palestrante, em vez de guardar nossas opiniões e contribuições para nós mesmos. Em vez de se preocupar em memorizar todo o conteúdo, entregue-o perfeitamente e lembre-se de respirar. Crie intervalos para você que também permitam que o público compartilhe um papel na apresentação. Planeje falar pelos primeiros 30 segundos a um minuto por conta própria e, em seguida, faça ao público uma pergunta que exija uma resposta, faça uma pesquisa de opinião informal ou mostre um vídeo rápido e relevante e obtenha algum feedback.

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Isso dará ao seu público a oportunidade de se envolver e reter melhor as informações e lhe dará a chance de respirar, tomar um gole d'água, olhar suas anotações e reunir seus pensamentos para o próximo bloco de informações que você precisa fornecer até o próximo intervalo voltado para o público.

Isso lhe dará tempo suficiente para comemorar o fato de que você conseguiu passar o primeiro minuto sem desmaiar.

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–Deborah Grayson Riegel é especialista em comunicação e comportamento e presidente da Elevated Training Inc. e MyJewishCoach.com . Ela é a autora de Oy Vey! Não é uma estratégia: 25 soluções para o sucesso pessoal e profissional .

[ Imagem: usuário do Flickr Mc-Q ]