3 maneiras de treinar seu cérebro para um melhor desempenho sob pressão

A vida está cheia de situações de alta pressão. Mas você pode ensinar seu cérebro a ter um desempenho melhor nesses cenários.

3 maneiras de treinar seu cérebro para um melhor desempenho sob pressão

É provável que haja alguma situação no trabalho que o coloque sob pressão. Pode ser uma apresentação para um cliente. Pode envolver uma negociação delicada para uma grande venda. Você pode sentir isso quando o prazo para um grande relatório se aproxima.



Seja o que for, essa coisa faz seu estômago apertar, suas palmas suarem e seu cérebro ficar confuso. De repente, você não sente que está funcionando da melhor maneira possível. O que você pode fazer para lidar melhor com esse tipo de situação de alta pressão?

Você tem que começar entendendo qual é a pressão, em sua raiz. Existem duas grandes facetas na pressão e elas levam a algumas consequências previsíveis. Pesquisa do meu laboratório demonstra que uma coisa que a pressão faz é focar você em todas as coisas que podem dar errado no mundo. Sua mentalidade muda de todas as coisas boas em potencial ao seu redor para os problemas.



Trabalho de Sian Beilock e seus colegas apontam que o desejo de um desempenho de alto nível tem duas influências significativas no cérebro. Uma é que limita a quantidade de informações que você pode manter em mente de uma só vez (reduzindo o que é chamado memória de trabalho ), que pode limitar a complexidade do que você pode realizar mentalmente.



Além disso, a pressão pode fazer com que você preste atenção ao seu próprio desempenho. Esse monitoramento é particularmente difícil quando você começa a prestar atenção em coisas que normalmente faz automaticamente, como fazer movimentos corporais ou formar frases.

Diante disso, há três coisas que você pode fazer para melhorar a lidar com a pressão:

Gerenciar suas recompensas

Uma razão pela qual seu foco de atenção se estreita sob pressão é que a maior parte do seu mundo está estruturada em torno de coisas positivas. Então, quando você sente que há uma ameaça, o mundo parece não ser compatível com o seu estado motivacional.



Muita pesquisa do meu laboratório sugere que as pessoas são mais criativas quando há uma correspondência entre as recompensas no ambiente e o estado motivacional geral de uma pessoa. Ou seja, quando você está focado no geral em algum resultado positivo, você é mais criativo quando há poucas recompensas em seu mundo, ao invés de pequenas perdas potenciais. No entanto, quando você está focado em um resultado negativo (já que está sob pressão), você é mais criativo quando há poucas perdas em seu mundo do que quando há pequenas recompensas.

Para colocar isso em prática, tente montar um sistema no qual você tenta evitar perdas para concluir uma tarefa. Esta é uma maneira simples de fazer isso: coloque uma pilha de algo que você goste (uma guloseima ou talvez uma pilha de notas de $ 1). Você obtém a pilha inteira se for bem-sucedido em sua tarefa. Porém, toda vez que você fizer algo não relacionado a atingir seu objetivo (por exemplo, verificar o e-mail em vez de escrever um relatório que deve ser concluído amanhã), retire algo da pilha.

Essa estratégia não apenas ajudará a mantê-lo concentrado na tarefa, mas também o tornará um pouco mais criativo e expansivo em sua maneira de pensar.

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Pratique, pratique, pratique



A pressão de desempenho é desagradável e você está programado para evitar coisas desagradáveis. Não deve ser surpresa que você muitas vezes adia tarefas difíceis para o último momento. Como resultado, você pode agravar a influência da pressão por estar despreparado.

Em vez disso, o trabalho de Sian Beilock sugere que é melhor praticar em situações que têm a pressão que você enfrentará quando tiver que atuar. Dessa forma, você se acostuma com a influência da pressão em uma situação em que um desempenho ruim não refletirá mal em você.

Por exemplo, se você acha estressante falar em público, pratique suas palestras. Primeiro, basta colocá-los na parede de uma sala de conferências vazia para ter certeza de que as palavras estão lá antes de você realmente fazer o discurso. Em seguida, faça a palestra novamente para um grupo de colegas, para que você tenha a experiência de fazer a palestra na frente das pessoas. Só então você deve falar de verdade.

Além disso, encontre desculpas para fazer outras palestras em grupos, de modo que você passe muito tempo falando na frente das pessoas. Com o tempo, você descobrirá que essa prática em situações de alta pressão reduz a influência da pressão no futuro. Você pode até descobrir que gosta do que costumava te estressar.

Concentre-se nas coisas certas

Ao praticar, você também deve praticar o que vai pensar quando estiver sob pressão. Como a pressão de desempenho faz com que você preste atenção a elementos de seu próprio desempenho, você deseja se treinar para pensar em algo produtivo quando sentir pressão.

Suponha que você encontre negociações cheias de pressão. É provável que você comece a prestar atenção à maneira como está falando, o tom de sua voz ou até mesmo seus gestos com as mãos. Nada disso vai ajudá-lo a negociar com mais sucesso, porque é provável que você fale mais fluentemente e se mova com mais naturalidade quando não está explicitamente prestando atenção a esses aspectos de seu desempenho.

Em vez disso, participe de negociações simuladas com colegas para praticar suas habilidades. Ao fazer isso, mantenha uma página na sua frente com os elementos mais importantes da negociação por escrito. Durante as sessões de prática, esforce-se para examinar essa lista com frequência. Dessa forma, quando você está em uma situação real de negociação, sua mente irá derivar naturalmente para monitorar o estado atual da negociação (o que seria produtivo), em vez de aspectos da maneira como você está falando (que não é).