4 maneiras de treinar seu cérebro para ter a mente mais aberta

Em um mundo sempre polarizado, é importante considerar outros pontos de vista além do seu. Mas realmente ter a mente aberta envolve algum trabalho mental complicado.

4 maneiras de treinar seu cérebro para ter a mente mais aberta

A ideia de que os opostos se atraem não é totalmente verdadeira. As pessoas preferem sair com pessoas que pensam da mesma forma, de acordo com uma pesquisa publicada no Anais da Academia Nacional de Ciências . Embora isso facilite relacionamentos e conversas, não ajuda a ampliar sua perspectiva ou abrir sua mente. Para fazer essas coisas, você deve realizar outras ações propositadamente.

Tornar-se mais aberto é, na verdade, uma tarefa mental contra-intuitiva, diz John Brown, psicólogo e consultor de desenvolvimento organizacional da Corretores e consultores de seguros EPIC . Nossos cérebros pensam em ideias inteiras, o famoso psicólogo cognitivo Jean Piaget nos ensinou. Todas essas idéias são chamadas de ‘schema. & Apos;

O esquema inclui nossas experiências de vida, crenças, reforços sociais e reações fisiológicas. Para visualizar o esquema, pense nos diagramas de Venn, ele explica. Quando novas informações chegam à nossa consciência, temos que ajustá-las ao nosso esquema existente ou ajustar nosso esquema existente para se adequar às novas informações.




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Quando algo se encaixa, isso é chamado de assimilação, diz Brown. A assimilação é fácil, porque a nova informação se ajusta a todas as nossas outras experiências existentes e ideias pré-concebidas; não desafia nenhuma ideia existente, diz ele. Mas quando novas informações não se encaixam em nossas ideias existentes sobre as coisas, as novas informações podem desafiar seus sentimentos, suas crenças e suas próprias experiências anteriores.

Piaget chamou esse fenômeno de acomodação. A acomodação requer a capacidade mental ou cognitiva de suspender o julgamento temporariamente, para pesar as informações e uma disposição para reconhecer partes de suas próprias crenças existentes como incorretas ou que precisam de novos quadros de referência, diz Brown. As pessoas ficam muito defensivas quando suas ideias existentes são desafiadas. Quando não conseguimos envolver nossas cabeças em torno de uma nova ideia, isso é um exemplo de como é difícil de acomodar.

Embora Piaget tenha notado que a acomodação é uma tarefa mental difícil, ele declarou que é possível com um esforço proposital. Aqui estão quatro métodos que você pode usar para ter a mente mais aberta:

Fale com uma parte neutra

Às vezes, estar aberto a algo novo requer apenas conversar sobre a situação com outra pessoa. Brown sugere uma abordagem usada no aconselhamento chamada Entrevista Motivacional, na qual você fala sobre suas preocupações ou lutas com uma nova ideia para alguém que simplesmente ouve e repete o que ouviu. O processo ajuda você a ouvir seus próprios motivos de resistência, ganhando alguma objetividade sobre a situação.

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Demonstrou ser eficaz em ajudar as pessoas a tomar decisões difíceis e resolver ambivalências, usando habilidades de escuta simples que podem ser facilmente ensinadas e praticadas, diz ele.

Reenquadrar pensamentos negativos

Às vezes, ouvir uma nova ideia faz com que você tire conclusões negativas, como Isso nunca vai funcionar! As previsões negativas tendem a se transformar em profecias autorrealizáveis. E pensamentos exageradamente negativos impedem que você tome ações positivas, escreve Amy Morin em Psicologia Hoje .

Em vez disso, treine seu cérebro para responder a pensamentos inúteis com afirmações mais realistas, reformulando a situação. Quando você pensar: ‘Ninguém nunca vai me contratar’, lembre-se: ‘Se eu continuar trabalhando duro para procurar empregos, aumentarei minhas chances de ser contratado, & apos; escreve Morin. Ou, quando você está pensando, ‘Isso vai ser um desastre’, procure evidências de que seus esforços podem ser um sucesso.


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Em seguida, reescreva sua reação, usando uma declaração mais equilibrada. Por exemplo, há uma chance de que isso não funcione, mas também há uma chance de eu ter sucesso. Tudo o que posso fazer é o meu melhor, sugere Morin.

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Saia da sua zona de conforto

Outra maneira de ter a mente mais aberta é adicionar mais experiências ao seu esquema, sugere Jeffrey Gardere , psicólogo e professor de ciências básicas em Touro College of Osteopathic Medicine Na cidade de Nova York.

Saia da sua zona de conforto, ele diz. Uma vez por semana, ouça um gênero diferente de música, assista a um novo tipo de filme ou experimente comida que você nunca comeu antes. Quando se trata de política, não assista ou leia um ponto de vista, como CNN ou MSNBC versus Fox, ou O jornal New York Times versus The National Review . Assista e leia os dois.

Além disso, faça questão de expandir seu círculo, compartilhando tempo com amigos que são diferentes em termos raciais, culturais, políticos e de idade.

Pratique a meditação consciente

Finalmente, incorpore a meditação consciente em seu ritual diário, diz Deborah Norris, neurocientista e autora de No Fluxo: Paixão, Propósito e o Poder da Atenção Plena .

Noções pré-concebidas se desenvolvem como resultado de experiências anteriores, diz ela. A meditação mindfulness está se tornando bem conhecida por sua capacidade de abrir nossas mentes para novas idéias, enquanto abandona as velhas que não nos servem mais.

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A prática envolve focar em um único ponto de foco, como a respiração, para diminuir o ritmo da mente e, em seguida, expandir gradualmente o foco para obter um espectro mais amplo de informações sensoriais, diz Norris. Os pesquisadores descobriram que o cérebro realmente começa a funcionar de maneira diferente como resultado dessa prática, diz ela. Os mecanismos específicos envolvem uma parte do cérebro chamada tálamo, também conhecida como porta de entrada para a consciência. O ato de sentar-se com curiosa percepção das sensações que surgem do corpo convida os portões talâmicos para a consciência a se abrirem, literalmente abrindo a mente para um reino maior de consciência e possibilidade.

Embora o tálamo seja a porta de entrada para a consciência, a chave para abri-lo requer o hipotálamo. O hipotálamo determina se os portões talâmicos podem ou não abrir, diz Norris. Em momentos de estresse, o hipotálamo envia mensagens ao tálamo, instruindo-o a fechar, estreitando o foco e limitando o que tem acesso ao cérebro. Isso é adaptativo em momentos de estresse, pois permite que nos concentremos especificamente na tarefa que temos em mãos, como lutar ou fugir para salvar nossa vida.

Em tempos de descanso, entretanto, podemos treinar o cérebro para desativar o hipotálamo. Respirações profundas enfatizando a exalação, também conhecidas como o suspiro de alívio, são conhecidas por acalmar a atividade hipotalâmica, destrancando assim os portões talâmicos, diz Norris. Praticar a meditação da atenção plena na qual a pessoa se senta com uma curiosa consciência da respiração literalmente treina o cérebro para se tornar mais aberto.