5 hábitos emocionalmente inteligentes para lidar com as frustrações no trabalho

É tudo sobre o que você faz no momento - e não faz.

5 hábitos emocionalmente inteligentes para lidar com as frustrações no trabalho

A menos que você não tenha habilidades sociais básicas, é difícil imaginar ter problemas por expressar sentimentos positivos no trabalho. Compartilhar entusiasmo e encorajamento geralmente é benéfico para todos ao seu redor. São os sentimentos do outro lado do espectro que a maioria de nós luta. Todos nós ficamos frustrados ou sobrecarregados no trabalho.



Talvez alguém menos qualificado consiga uma promoção que você trabalhou muito para conseguir. Ou um colega de trabalho leva o crédito por algo que você fez. Os preguiçosos de sua equipe conseguem uma grande oportunidade de projeto, apesar das incontáveis ​​horas que você gastou trabalhando na proposta. Ou pior, a ideia que você envia é rejeitada e criticada. Essas situações farão com que até as pessoas mais moderadas se sintam com raiva, frustradas, decepcionadas, ressentidas e com medo. Mas não são as próprias situações que nos fazem ou quebram, é como respondemos a elas. E isso só requer prática. Aqui estão cinco hábitos emocionalmente inteligentes que podem ajudá-lo a manter a calma.


Relacionado: Maneiras emocionalmente inteligentes de expressar esses sentimentos no local de trabalho




1. Espere para reagir

Obviamente, não é tão fácil. Sentimos antes de pensar. Mas mesmo um buffer de alguns segundos pode fazer uma grande diferença. Se você puder praticar, dando a si mesmo apenas um breve momento para pensar sobre sua reação, poderá obter muito mais controle sobre o que acontece a seguir. Todos nós conhecemos pessoas cuja explosão de raiva lhes custou sua boa vontade, promoções e oportunidades de carreira, e geralmente os impediu de viver.



Sentir uma forte emoção de qualquer tipo deve enviar-lhe uma dica: Preciso de um segundo para pensar. Se você tiver que se retirar temporariamente de uma situação, faça-o. O primeiro passo crucial é simplesmente perceber esses sentimentos negativos com antecedência suficiente para decidir não reagir ainda.

principais aplicativos para Android 2016

2. Dê um nome ao sentimento

Este é o próximo passo lógico. Ser capaz de nomear como você está se sentindo tira parte do poder que nossas emoções mais desagradáveis ​​têm sobre nós. Descrever um sentimento dá a você um certo distanciamento, permitindo-lhe mais clareza. E é provável que você possa atribuir um nome à experiência que está tendo mais rapidamente do que escolher a resposta certa para ela.


Relacionado: As surpreendentes vantagens de ficar com raiva no trabalho


3. Compartilhe como você se sente com alguém que pode ser objetivo



A pior coisa a fazer é ter pena de outras pessoas que guardam as mesmas queixas que você - os colegas que vão compartilhar e pedir que você se apegue à sua negatividade. A miséria adora companhia. Embora ceder possa parecer bom no momento, não é produtivo e irá mantê-lo preso em um ciclo vicioso. A abordagem mais emocionalmente inteligente é encontrar alguém que seja um grande ouvinte e afastado o suficiente da situação para oferecer um ponto de vista objetivo imparcial. Geralmente é alguém que não tem interesse nas circunstâncias, de uma forma ou de outra. Ao explicar o que aconteceu, tente compartilhar apenas os dados, não suas opiniões ou sentimentos.

4. Reflita sobre a situação como um observador externo

Tente ver a situação de alguém de fora olhando para dentro. Faça uma tentativa honesta de tentar ver as coisas da perspectiva de todos os envolvidos. Suspenda o julgamento se puder e apresente o maior número possível de explicações para o que ocorreu - não importa o quão improváveis ​​possam parecer.

Este exercício é difícil, mas pode ajudá-lo a identificar explicações alternativas para a situação que o deixou tão chateado. A pergunta difícil é: qual foi minha parte nisso - tanto a positiva quanto a negativa? Pode haver um aprendizado valioso nisso, mas, no mínimo, esse hábito lhe dá algum tempo para se acalmar e redirecionar sua frustração para outro lugar.

5. Imagine que é um ano depois



Pergunte a si mesmo o quanto isso vai importar para você daqui a um ano, cinco ou dez anos. Considere suas metas e planos de longo prazo e pense em como tudo isso se encaixa onde você deseja estar no futuro. É realmente uma batalha que vale a pena travar ou será melhor para você a longo prazo deixá-la ir e seguir em frente? Quais serão os resultados prováveis ​​das escolhas que você fizer a partir de agora, e como elas o ajudarão ou atrapalharão?

Sentir-se chateado pode parecer algo que acontece com você - uma onda de emoções negativas que você não pode controlar. Mas, ao praticar essas técnicas, você pode começar a ver que ainda tem uma escolha: você não pode evitar se sentir agravado, mas muitas vezes pode controlar o que faz a respeito.