5 técnicas de atenção plena para abrir mão do controle

Estar em constante modo de lutar ou fugir nos torna mais propensos à ansiedade, e sair dessa mentalidade requer renunciar à nossa necessidade de controle.

5 técnicas de atenção plena para abrir mão do controle

Se há algo certo na vida, é que acontecerão coisas que estão fora do nosso controle. Claro, podemos mudar nossos ambientes para reduzir as chances de certas coisas acontecerem e fazer o nosso melhor para nos preparar para os piores cenários, mas não podemos prever se (ou quando) eles vão acontecer.



Como resultado, os especialistas em atenção plena e psicólogos costumam apregoar o benefício de abrir mão do controle e aceitar a incerteza. Uma necessidade excessiva de controle pode levar a um estresse improdutivo, porque muitas vezes coloca as pessoas em um modo prolongado de luta ou fuga. Como os autores Judah Pollack e Olivia Fox Cabane escreveram anteriormente em Fast Company , operar nesse estado esgota nosso sistema nervoso e nos deixa exaustos, nervosos, ansiosos por um fim.

A importância de deixar o controle

Quando nosso cérebro está neste estado, fica cansado e desesperado para criar certezas, então ele tenta fazer exatamente isso. De acordo com Pollack e Fox Cabane, muitas vezes tentamos fazer isso de três maneiras. Tomamos decisões rapidamente, sem pensar nas consequências, porque queremos bloquear algo, ficamos paralisados ​​e não fazemos nada ou corremos para suposições para preencher as lacunas em nosso conhecimento. Nenhuma dessas respostas nos deixa mais seguros - na verdade, geralmente acabam nos deixando mais estressados.



Deepak Chopra, proeminente defensor da medicina alternativa e autor de Metahumano: Liberando Seu Potencial Infinito , diz que um de seus princípios que ele defende quando se trata de atenção plena é o desligamento total dos resultados. Ele diz que não tem nenhum objetivo ou esperança de que seu ensino resultará ou não em uma mudança positiva - ele simplesmente opta por compartilhar suas ideias com aqueles que estão interessados ​​em aprender sobre elas. Na minha idade, diz Chopra, sou independente de esperanças e desespero.



Helen Weng, psicóloga clínica e neurocientista da Universidade da Califórnia em San Francisco, reflete esse sentimento, sugerindo que é melhor nos concentrarmos na intenção de nossas ações, em vez de insistir (ou nos apegar a) determinado resultado. Ela diz: Se você praticar agir com intenções alinhadas com seus valores (como compaixão, ajudar os outros, criatividade), isso pode mudar o que está acontecendo, mas você não pode esperar um determinado resultado fixo. As coisas raramente acontecem como esperamos.

1. Identifique seus gatilhos

A primeira etapa para abrir mão do controle é identificar o que aciona sua necessidade de controlar as coisas. Você se pega antecipando a reação de seus colegas de trabalho que lhe disseram coisas que o magoaram no passado? O sucesso do seu amigo o leva a questionar sua própria vida e o deixa estressado sobre se você vai ou não experimentar algo semelhante no futuro? Depois de perceber o que são, você pode começar a experimentar métodos que o impedem de cair em uma espiral de preocupação. Um método simples é respirar e lembrar-se de que a necessidade de controle não surge de uma verdadeira situação de luta ou fuga.

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2. Faça um despejo mental de seus sentimentos

Às vezes, a necessidade de controle é uma reação a sentimentos desagradáveis. As emoções são difíceis de regular, e você pode estar desejando uma sensação de certeza porque não quer que sentimentos ruins assumam o controle.



Mas emoções não processadas e reprimidas não ajudam você a ter uma sensação de contentamento. Na verdade, eles fazem o oposto, tornando-o mais sujeito ao estresse, ansiedade e acessos irracionais. Uma maneira de processar seus sentimentos é escrever tudo e fazer um despejo mental do que você está pensando. Isso pode ajudar a eliminar a negatividade de seu sistema, Sherry Case, autora de Escreva para a recuperação: exercícios para o coração, a mente e o espírito dito anteriormente Fast Company .

3. Empregue alguma distância

Às vezes, sua necessidade de controle está relacionada aos pensamentos e ações de outras pessoas. Um colega de trabalho pode continuar a fazer piadas que te incomodam, mesmo depois de você ter pedido que parem. Você pode ter uma forte discordância com um amigo e está se sentindo frustrado por não poder fazê-lo ver as coisas da maneira que você vê.

Como professor de psicologia e Fast Company colaborador Art Markman escreveu anteriormente, você precisa deixar de lado a raiva que o faz querer controlar as ações de outras pessoas em primeiro lugar. Ele escreveu: Frequentemente, quando você está com raiva de alguém, tende a pensar repetidamente sobre as coisas que essa pessoa fez com você, o que o mantém emocionalmente envolvido com a maneira como foi injustiçado. Os psicólogos chamam esse padrão de pensamento repetitivo de 'ruminação', termo que define como as vacas ruminam.



De acordo com Markman, a melhor maneira de lidar com a ruminação é criar alguma distância psicológica. Para algumas pessoas, isso pode exigir distância física, mas se isso não for possível, Markman sugere que você volte seu foco para outros aspectos de sua vida, ou veja da perspectiva de um de seus amigos. Ao se esforçar para ver de fora, você estará persuadindo sua mente a pensar na situação de forma mais abstrata. Como resultado, os detalhes específicos do que essa pessoa fez estarão menos disponíveis para você e, portanto, terão menos influência em seu estado emocional.

4. Escolha lidar com isso no futuro

Se sua necessidade de controle deriva do que você sabe ser uma preocupação irracional, talvez uma das melhores maneiras de lidar com isso seja dedicar um tempo no futuro para se preocupar com isso. Quando eu estava tendo problemas para dormir devido ao estresse e à ansiedade, um especialista em sono me disse: Se a ansiedade está causando preocupação, a melhor coisa a fazer é tentar colocar essa preocupação em uma situação diurna ou em uma situação de vigília.

A escolha de dedicar tempo à preocupação, na verdade, me deixou menos propenso a me preocupar, porque percebi que não valia a pena preencher meu espaço de cabeça com coisas sobre as quais não tenho nenhum controle. Por sua vez, ficou mais fácil para mim ficar mais em paz com a incerteza e a imprevisibilidade.

5. Aprenda a ver a incerteza como parte da vida

Temos a tendência de fazer perguntas e gerar e se como uma tentativa de introduzir alguma certeza quando nos sentimos desconfortáveis ​​com o desconhecido. Mas, como o psicólogo Simon Rego disse anteriormente a Stephanie Vozza, uma maneira mais cuidadosa de abordar isso é desenvolver tolerância à incerteza. Então, você poderá identificar lentamente quais de suas preocupações são úteis e quais estão deixando você desnecessariamente infeliz. Você pode optar por abrir mão do último e preparar soluções estratégicas para o primeiro. Por exemplo, se você está preocupado com uma invasão, aceite que alguém tentando assaltar sua casa não é algo que você pode controlar. Você pode, no entanto, realizar uma ação, como instalar um sistema de segurança.

Ele prossegue, dizendo: À medida que avançamos, podemos realmente desenvolver o controle sobre as preocupações. Isso torna mais fácil deixá-los ir à medida que surgem, anotando-os para mais tarde e, em seguida, voltando nossa atenção para o que estávamos fazendo.