5 razões pelas quais você não consegue se concentrar e o que fazer a respeito

Sente que nunca consegue focar profundamente? Você provavelmente não está atendendo a essas necessidades de atenção contínua. Como obter de volta seu trabalho de qualidade:

5 razões pelas quais você não consegue se concentrar e o que fazer a respeito

Você conhece o problema - enxames de distrações, interrupções constantes, vários tons soando ao redor, sugando a tela desenfreada, mensagens de texto embaixo da mesa durante as reuniões, a sobrecarga dos circuitos mentais e sentimentos frequentes de frustração ao tentar fazer tudo bem e no prazo . Este é o contexto moderno em que a maioria de nós trabalha. Quer o próprio local de trabalho ou as inúmeras demandas do seu tempo o levem à distração, o resultado final é o mesmo. Você não pode mais se concentrar em nada no trabalho, e isso está afetando seu desempenho e sua sensação de bem-estar.



Nosso problema atual, o congestionamento mental contínuo - se não um engarrafamento - em que sempre é hora do rush, surgiu de nossos sucessos mais espetaculares, as invenções incríveis que definem nossa era. Criamos os dispositivos de economia de trabalho que catalisaram a explosão não planejada dentro da qual vivemos hoje. Mas como gerentes esclarecidos em todos os lugares estão aprendendo, podemos aprender a gerenciar o que criamos. Quando aprendemos como retomar os controles que cedemos, podemos melhorar o gerenciamento de nossa atenção e não entregá-la a todas as distrações.

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Abaixo estão cinco elementos de um amplo plano básico para gerenciar sua atenção de forma mais geral, com técnicas para desenvolver hábitos para ajudá-lo a encontrar o foco e atingir seus objetivos de forma consistente. Exemplos adicionais e dicas específicas para cada um podem ser encontrados em Levado à distração no trabalho: como focar e ser mais produtivo (Janeiro de 2015).

1. Energia



Você - especialmente seu cérebro - não consegue se concentrar sem energia, e em abundância. À medida que seu suprimento de energia diminui, você começa a diminuir. Tomar medidas para monitorar o suprimento de energia do seu cérebro é tão básico e essencial quanto manter o tanque do seu carro cheio de gasolina. A maioria das pessoas ignora ou dá como certa essa necessidade fundamental, como se o suprimento fosse infinito, e elas não monitoram cuidadosamente como gastam sua energia, desperdiçando assim grandes quantidades dela em tarefas triviais. Mas quando você investe sua energia com sabedoria e faz com que o tanque de energia esteja sempre cheio, você se torna capaz de sentir emoções positivas.

2. Emoção

A emoção é o botão liga-desliga para aprendizado e desempenho máximo. Muitas vezes ignorado ou dado como certo, seu estado emocional direciona a qualidade de seu foco e, portanto, os resultados que você pode alcançar. Se você trabalha em uma organização movida pelo medo e com pouca confiança, seu desempenho será necessariamente prejudicado. É um fato neurológico. Mas se você trabalhar em um grupo com alto índice de confiança e pouco medo, você poderá alcançar o seu melhor.

Quanto melhor você compreender a si mesmo, sua psicologia pessoal e seus pontos fortes emocionais, mais capaz será de se manter no estado emocional certo para se concentrar, enquanto se mantém longe dos estados negativos que tornam impossível o foco nítido. A emoção positiva, por sua vez, galvaniza o engajamento.

3. Engajamento



Você deve estar interessado para poder prestar atenção. Você também deve estar motivado. Interesse e motivação equivalem a engajamento. Esse envolvimento se desenvolve naturalmente quando você trabalha em seu ponto ideal, a sobreposição de três esferas: o que você ama fazer, o que você é muito bom em fazer e o que avança a missão do grupo ou o que alguém vai pagar para você fazer.

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Além disso, deve haver alguma novidade no que você está fazendo e algum espaço para contribuições criativas de sua parte para prender sua atenção. A falta de novidades leva ao tédio, o que leva à perda de foco. Mas cuidado, muita novidade e muita criatividade farão com que você divague e fique confuso, e é por isso que você também precisa de estrutura.

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4. Estrutura



Uma palavra tão simples, mas uma ferramenta tão magnífica quando usada com criatividade e sabedoria. O 10% Think Time de Tim Armstrong (o CEO da AOL exige que seus executivos passem pelo menos quatro horas por semana pensando) é um exemplo perfeito de estrutura. Estrutura refere-se a como você molda seu dia, como gasta seu tempo, quais limites você cria, quais regras você segue, quais assistentes você emprega, qual sistema de arquivo você usa, quais horas você mantém, quais pausas você faz, quais prioridades você define , quais tarefas você assume e quais distribui, quais planos você faz e que flexibilidade cria. Sem estrutura, o foco é impossível. O caos reina. Para criar, preservar e promover suas melhores estruturas, você precisa assumir o controle.

5. Controle

No mundo de hoje, se você não demorar, ele será tirado de você. A maioria das pessoas exerce menos controle sobre como usam seu tempo do que deveriam. Retome o controle. O fato é que a maioria das pessoas dá uma grande quantidade de seu tempo e atenção todos os dias, sem querer e geralmente sem estar ciente de que estão. Eles rendem sua atenção ao ataque da vida moderna sem lutar muito, como se fossem derrotados. Ninguém jogaria $ 150 no lixo todos os dias, mas a maioria de nós dá descarga pelo menos 150 minutos todos os dias sem nem perceber que estamos fazendo isso.

Esses cinco elementos - energia, emoção, envolvimento, estrutura e controle - combinam-se para criar um plano que permitirá que você tenha o melhor desempenho sem se sentir exausto, frenético e irresponsável. Você precisa individualizar seu próprio plano, com base em sua situação, em sua personalidade e composição emocional, mas os elementos básicos desse plano funcionarão para todos.

Para ajudá-lo a decidir onde você deve colocar a maior parte de seus esforços, você pode tomar esta avaliação . Isso lhe dará uma pontuação ponderada, mostrando qual das síndromes mais se aplica a você. Com esse conhecimento em mãos, este livro o ajudará a começar a combater as distrações com as quais você costuma lidar e a desenvolver seu plano para recuperar o foco no trabalho.

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Reproduzido com permissão da Harvard Business Review Press. Extraído e adaptado de Levado à distração no trabalho: como focar e ser mais produtivo . Copyright 2015 Edward M. Hallowell, MD. Todos os direitos reservados.

- Edward M. Hallowell, MD , administra os Centros Hallowell em Sudbury, Massachusetts, na cidade de Nova York e em São Francisco, todos especializados em treinamento de atenção para pessoas de todas as idades.