5 maneiras simples de aumentar sua inteligência emocional todos os dias

Existem coisas fáceis que você pode fazer diariamente para melhorar sua capacidade de controlar suas emoções e as das pessoas ao seu redor.

5 maneiras simples de aumentar sua inteligência emocional todos os dias

A ideia de inteligência emocional, ou EI, já existe há algum tempo. Mas, embora a EI seja mais amplamente aceita - especialmente nos negócios - equívocos sobre como desenvolvê-la são comuns. Muito do que foi escrito faz parecer que aumentar nosso IE requer uma grande quantidade de esforço contínuo e um compromisso para a vida toda. Portanto, não é de admirar que algumas pessoas possam achar essa ideia esmagadora.



Embora qualquer tipo de mudança possa envolver compromisso por um longo período de tempo, existem coisas simples que podemos fazer que nos darão resultados imediatos. Essas são coisas fáceis que podemos incorporar em nossas rotinas diárias e podem ter um grande impacto, ajudando você a se sentir menos sobrecarregado e mais bem-sucedido no trabalho. Depois de ver os resultados e benefícios de fazer alguns conceitos básicos de maneira diferente, você pode se inspirar a aprofundar o desenvolvimento de sua inteligência emocional.

Aqui estão cinco maneiras simples de aumentar nossa inteligência emocional todos os dias:



Torne-se mais consciente de seus sentimentos

Para muitas pessoas, os sentimentos são algo que acontece em segundo plano. Combata isso, verificando ativamente como está se sentindo algumas vezes por dia. Reserve um momento para usar palavras para descrever seu estado emocional. Essa prática ajuda a aumentar a consciência de seus sentimentos e dá a você mais controle. Visto que a inteligência emocional trata de controlar nossos sentimentos, tornar-se mais consciente deles é um primeiro passo crucial.



No meu livro, O outro tipo de inteligente , Sugiro também ter o hábito de compartilhar pelo menos uma emoção positiva com outra pessoa. Compartilhe como alguém algo que fez ou disse o levantou.

Escute mais

A inteligência emocional trata da construção de conexões mais fortes com outras pessoas. Podemos fazer isso nos tornando melhores ouvintes. A maioria das pessoas está ocupada demais pensando em uma resposta para realmente ouvir. Da próxima vez que você estiver conversando com um colega de trabalho, em vez de pensar em como você responderá, force-se a se concentrar no que ele está dizendo. Repita com suas próprias palavras e faça perguntas. As pessoas estão tão acostumadas a não serem ouvidas que você ganhará respeito delas apenas por ouvir, mesmo que não concorde.

Evite monólogos

Todos nós já passamos por uma situação em que alguém continua falando conosco sobre algo que é do interesse exclusivo deles, como o que sonharam na noite passada. Eles parecem estar totalmente alheios ao fato de que podemos não estar interessados ​​no que eles estão tagarelando. Provavelmente estamos tentando fugir deles o mais rápido possível e os evitaremos no futuro. Ao falar com alguém, pergunte-se se o tópico que você gostaria de discutir seria de algum interesse para essa pessoa.



Melhor ainda, reserve um tempo para perguntar a eles sobre sua vida. A maioria das pessoas adora falar sobre si mesmas. Tente se lembrar de coisas sobre as pessoas que são importantes para elas e traga isso à tona na próxima vez que as vir. Isso criará a sensação de que eles são importantes para você, o que o ajudará a estabelecer conexões mais profundas.

Reserve um breve tempo quando necessário

Todos nós sentimos emoções fortes em algum momento. Experimentar a alegria de seu time de futebol americano marcar um gol importante gritando e jogando os braços para cima é uma maneira saudável de expressar uma emoção positiva. No entanto, quando sentimos raiva e raiva extremas, expressá-las imediatamente pode nos trazer problemas. A raiva na estrada é um exemplo de raiva descontrolada. Essas emoções poderosas irão diminuir rapidamente se não agirmos sobre elas e nos permitirmos alguns segundos para nos acalmar. Para mim, contar até 10 funciona bem. Para algumas pessoas, é cantarolar uma música que têm na cabeça. Encontre algo que funcione para você e pratique quando sentir sua raiva aumentando. Isso pode evitar que você faça ou diga algo de que pode se arrepender.

Reveja o seu dia

Antes de dormir, analise brevemente suas interações naquele dia. Considere o que deu certo e o que poderia ter sido melhor. Se você tentou algo diferente e deu certo, pare um momento para desfrutar a sensação de saber que você está no comando de seus sentimentos e ações. Se algo não deu certo, pense em como você poderia ter lidado de forma diferente. Resolva tentar outra coisa da próxima vez. Você também pode tentar escolher uma coisa e trabalhar nisso. Lembre-se de que qualquer progresso é uma vitória e o manterá na direção certa.