5 maneiras de gerenciar seu medo da incerteza

A incerteza é uma parte inevitável da vida, mas muitos de nós lutamos para lidar com ela no dia a dia.

5 maneiras de gerenciar seu medo da incerteza

Um estudo recente mostrou que os norte-americanos estão se tornando menos tolerante à incerteza .



O inquérito de impeachment presidencial dos EUA acrescentou outra camada de incerteza a uma situação já instável que inclui polarização política e os efeitos da mudança climática.

Como um psicólogo clínico na área de Washington, D.C., ouço pessoas relatando estarem estressadas, ansiosas, preocupadas, deprimidas e com raiva. Na verdade, uma American Psychological Association Pesquisa de 2017 encontrada que 63% dos americanos estavam estressados ​​com o futuro de nossa nação e 57% com o clima político atual.



Os humanos não gostam da incerteza na maioria das situações, mas alguns lidam com ela melhor do que outros. Numerosos estudos vincular alta intolerância à incerteza a ansiedade e transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, PTSD e transtornos alimentares.



Embora ninguém possa reduzir a incerteza da situação política atual, você pode aprender a diminuir a intolerância à incerteza implementando essas estratégias cientificamente sólidas.

1. Comprometa-se a enfrentar gradualmente a incerteza

Mesmo que os humanos encontrem situações incertas todos os dias, muitas vezes evite sentir o desconforto de enfrentar a incerteza .

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Quando não tiver certeza de como proceder da melhor maneira com uma atribuição de trabalho, você pode imediatamente procurar ajuda, pesquisar demais ou procrastinar. Enquanto você se prepara para o dia, a incerteza sobre o tempo ou o tráfego é rapidamente interrompida ao verificar um telefone. Da mesma forma, perguntas sobre o paradeiro ou emoções da família ou dos amigos podem ser instantaneamente satisfeitas por mensagens de texto ou checando as redes sociais.



Toda essa evitação da incerteza leva ao alívio no curto prazo, mas diminui sua capacidade de tolerar qualquer coisa aquém da certeza completa no longo prazo .

A tolerância à incerteza é como um músculo que enfraquece se não for usado. Portanto, trabalhe esse músculo na próxima vez que enfrentar a incerteza.

Comece gradualmente: resista à tentação de verificar reflexivamente seu GPS na próxima vez que você se perder e não for pressionado pelo tempo. Ou vá a um show sem pesquisar a banda no Google de antemão. Em seguida, tente lidar com os sentimentos de incerteza por um tempo antes de salpicar seu filho com mensagens de texto quando ele estiver atrasado. Hora extra, o desconforto vai diminuir .

2. Conecte-se a um propósito maior



Rita Levi-Montalcini era uma jovem cientista judia promissora quando fascistas chegaram ao poder na Itália e ela teve que se esconder. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela montou um laboratório secreto no quarto dos pais, estudando o crescimento celular. Ela diria mais tarde que o significado que ela derivou de seu trabalho a ajudou a lidar com o mal lá fora e com a incerteza final de se ela seria descoberta.

O que dá sentido à sua vida? Encontrar ou redescobrir seu propósito de vida pode ajudá-lo lidar com a incerteza e a estresse e ansiedade relacionado a ele.

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Focar no que pode transcender a existência humana finita, seja religião, espiritualidade ou dedicação a uma causa, pode diminuir a preocupação movida pela incerteza e depressão .

3. Não subestime sua capacidade de enfrentamento

Você pode odiar a incerteza porque teme como se sairia se as coisas dessem errado. E você pode desconfiar de sua capacidade de lidar com os eventos negativos que a vida lança em seu caminho.

A maioria das pessoas superestime o quão mal eles vão se sentir quando algo ruim acontece. Eles também tendem a subestimar suas habilidades de enfrentamento.

Acontece que os humanos são geralmente resilientes , mesmo diante de eventos muito estressantes ou traumáticos. Se um resultado temido se materializar, provavelmente você lidará com ele melhor do que pode imaginar agora. Lembre-se de que da próxima vez que a incerteza surgir.

4. Reforce a resiliência aumentando o autocuidado

Você provavelmente já ouviu isso muitas vezes: durma bem, faça exercícios e priorize as conexões sociais se quiser ter uma vida longa e feliz.

O que você pode não saber é que a quantidade e a qualidade do sono também são relacionado à sua habilidade de lidar com a incerteza . O exercício, especialmente da variedade cardiovascular, pode aumente sua capacidade de lidar com situações incertas e reduza seu estresse, ansiedade e depressão . Um novo estudo de revisão sugere que o exercício regular pode até ser capaz de prevenir o aparecimento de ansiedade e transtornos de ansiedade .

De onde você veio

Possivelmente, a melhor ferramenta para lidar com a incerteza é garantir que você tenha uma vida social ativa e significativa. Solidão fundamentalmente mina o senso de segurança de uma pessoa e torna muito difícil lidar com a natureza imprevisível da vida.

Ter até mesmo alguns parentes ou amigos próximos transmite a sensação de que estamos nisso todos juntos, o que pode protegê-lo de problemas psicológicos e físicos .

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5. Aprecie que a certeza absoluta é impossível

Nada é certo na vida. Quanto mais cedo você começar a pensar sobre esse fato, mais fácil será enfrentá-lo.

Além disso, repetidas tentativas de prever e controlar tudo na vida podem sair pela culatra, levando a problemas psicológicos como TOC .

Apesar do grande progresso da civilização, a fantasia do controle absoluto da humanidade sobre seu meio ambiente e destino ainda é apenas isso - uma fantasia. Então, eu digo para abraçar a realidade da incerteza e aproveitar o passeio.


Jelena Kecmanovic é professor adjunto de psicologia em Georgetown University. Este artigo foi republicado de A conversa sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .