5 maneiras de esconder seus nervos ao fazer um discurso

Você pode se sentir ansioso por dentro, mas existem maneiras de projetar confiança por fora.

5 maneiras de esconder seus nervos ao fazer um discurso

Qual é a reação que você tem quando vê um orador que está nervoso? Provavelmente, você captou a sensação, sentiu o sofrimento delas e estremeceu ao pensar que poderia ser você. Então você provavelmente começará a esperar que nunca seja você. O medo é uma emoção poderosa e extremamente contagiosa.

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É normal ficar ansioso quando você está fazendo um discurso. Você não precisa necessariamente lutar contra isso. Você só precisa administrar isso para que se manifeste em seu comportamento. Aqui estão as cinco ferramentas que você pode usar para esconder seus nervos ao fazer um discurso.

1) Respire

Tudo começa com autoconsciência. Entenda o quão alto você respira - quer você suspire ou suspire, seus ouvintes perceberão sua respiração antes de falar.



A melhor maneira de fazer isso é se concentrar na expiração. Sob pressão, seu nervosismo o leva a querer mais. Uma grande respiração é bom, e uma respiração maior é ainda melhor. Pense em controlar sua respiração como tomar um gole de ar - quanto menos ar você tiver que segurar, menos som você fará quando respirar.

2) Controle o seu ritmo



Quando os alto-falantes ficam nervosos, eles aceleram para uma apresentação em ritmo acelerado que mostra um hiper nível de intensidade. Mas esse tipo de entrega rápida é incrivelmente chocante para o público, e eles podem acabar se concentrando naquele sentimento, e não na substância de sua mensagem.

A melhor maneira de manter o foco em sua mensagem é entrar em um ritmo relaxado. Para descobrir o que isso significa para você, observe seu ritmo na próxima vez que caminhar - o que é confortável? Em seguida, comece a falar - mentalmente se você estiver nas ruas com muitas pessoas, ou em voz alta se estiver sozinho na floresta. Deixe sua fala se conectar com sua caminhada e observe como a estrutura de sua frase muda. Preste atenção quando você faz uma pausa e quais padrões surgem naturalmente quando você permite que seu movimento direcione a estrutura de sua frase.

Ao adotar essa abordagem de corpo inteiro para sua fala, você descobrirá o controle que vem de fundamentar sua fala em seu ritmo natural. É um pequeno exercício que pode fazer uma grande diferença.

3) Afaste-se do seu centro



Quando os falantes ficam nervosos, muitas vezes contraem seus corpos e movem as mãos com movimentos flexíveis de seus pulsos e cotovelos, como as nadadeiras de um pinguim. Seu corpo está rígido. Para controlar esses gestos nervosos, você precisa adicionar mais, movendo-se do centro - não apenas dos braços.

Para experimentar a sensação, da próxima vez que você se levantar, levante os braços para o teto. Eleve-os o mais alto que puder e, em seguida, eleve-os ainda mais. Para conseguir esse último centímetro, você terá que levantar com todo o corpo. Este movimento permite que toda a sua energia flua por todo o seu corpo, o que faz você parecer calmo e controlado por fora - independentemente do que você está sentindo por dentro.

4) Estique suas vogais

Quando os alto-falantes ficam nervosos, eles geralmente comprimem seus sons. Pense naquele comercial em que você coloca todas aquelas roupas em uma sacola, suga todo o ar e enfia tudo em uma pequena mala de mão.



Alto-falantes nervosos comprimem seus sons, que se tornam mais cortados. Sons staccato, sons ásperos e murmúrios tornam difícil para o público entender o que você está dizendo, especialmente se você estiver em uma chamada em conferência ou bate-papo por vídeo.

Nesse caso, a pior coisa que você pode fazer é se concentrar na articulação. Quando você foca na articulação, você se concentra nas consoantes. Mas o clipe de consoantes soa ainda mais, então sua fala fica comprimida e instável.

A chave é se concentrar em esticar suas vogais, arrastando seus sons juntos. Ao se concentrar em alongar suas vogais, você soará nítido e claro. Você projetará confiança para fora, embora possa estar tremendo por dentro.

5) Fique firme

Quando os alto-falantes ficam nervosos, geralmente oscilam de um lado para o outro. Isso faz com que seus corpos pareçam frágeis, sem peso, como um vaso em uma mesa tombando de um lado para o outro. Para evitar essa impressão, coloque um pé ligeiramente à frente do outro - na largura dos ombros. Agora, dobre os joelhos. Ao subir, sinta a conexão com o chão e fique firme. Claro, você pode se mover de vez em quando - mas certifique-se de permanecer sólido. Isso permite que você projete a força externa, não importa o quão fraco você sinta por dentro.

Às vezes, eliminar os nervos antes de uma grande conversa parece impossível. Mas só porque você pode sentir essas emoções por dentro, você ainda pode tomar medidas para projetar força e confiança do lado de fora. Comece adotando essas cinco técnicas. Com o tempo, você pode descobrir que não precisa mais lutar contra suas ansiedades, porque elas não existem mais.