8 maneiras rápidas de melhorar sua capacidade de atenção

Passamos metade de nossas horas de vigília com a mente vagando. Aqui estão oito coisas fáceis que você pode fazer para recuperar o foco.

8 maneiras rápidas de melhorar sua capacidade de atenção

Se sua mente tende a vagar, você não está sozinho. Acontece que os cérebros humanos estão no momento por pouco mais da metade de nossas horas de vigília - tristes 53% - de acordo com um estude da Universidade de Harvard. Nos outros 47% do tempo, ficamos confusos, pensando em outra coisa. Infelizmente, a divagação da mente pode acontecer no momento errado - como quando seu chefe está fazendo uma apresentação e lhe faz uma pergunta.



Se você deseja aumentar sua capacidade de atenção e foco por mais da metade do dia, há oito coisas fáceis que você pode fazer:

1. Medite

A meditação é uma das melhores maneiras de melhorar o seu foco, pois é o treinamento mental da sua atenção. Semelhante ao efeito que o levantamento de peso tem sobre os músculos, a meditação treina o cérebro para manter a atenção por períodos mais longos. Em um estude feito na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, os alunos de graduação que tiveram uma aula de atenção plena e meditaram de 10 a 20 minutos quatro vezes por semana durante duas semanas pontuaram mais em testes de memória e exercícios que exigem atenção do que alunos que mudaram sua nutrição e se concentraram em saúde comer como uma forma de aumentar o poder do cérebro.



2. Exercício

O exercício não melhora apenas a sua forma física; aumenta o seu foco, e uma curta caminhada rápida será suficiente. UMA estude da Universidade de Illinois descobriram que a atividade física aumenta o controle cognitivo. Alunos com TDAH que participaram de 20 minutos de exercícios moderados conseguiram prestar atenção por mais tempo e pontuaram melhor em testes de desempenho acadêmico, principalmente na área de compreensão de leitura.



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3. Mantenha-se hidratado

Estar desidratado não é apenas ruim para seu corpo; é ruim para a sua capacidade de atenção. UMA estude feito na Universidade de Barcelona, ​​descobriu que desidratação leve - tão pouco quanto 2% - pode afetar negativamente sua capacidade de concentração. Na verdade, uma queda de 2% na desidratação não é suficiente para causar sede. Portanto, antes de entrar em uma situação em que você precisa se concentrar, certifique-se de trazer bastante água.

A desidratação leve - tão pequena quanto 2% - pode afetar negativamente sua capacidade de concentração, mas não é o suficiente para fazer você sentir sede.

4. Faça perguntas

As reuniões são um lugar onde pode ser difícil prestar atenção. Na verdade, quase metade dos funcionários considera muitas reuniões a maior perda de tempo em seu dia de trabalho, de acordo com o Conselho Nacional de Estatística. Fique alerta, planejando fazer pelo menos uma boa pergunta, sugere Jon Acuff, autor de Repita: resgate a segunda-feira, reinvente seu trabalho e nunca fique preso .



Fazer perguntas não apenas o mantém envolvido; ele permite que você contribua com a conversa e aprenda algo novo: Boas perguntas fornecem informações que ajudam a melhorar seu desempenho no trabalho, diz Acuff. Perguntas ruins são aquelas em que você já sabe a resposta ou apenas quer parecer inteligente.

5. Ouça música

Liberte o Beethoven; a música clássica ajuda você a prestar atenção. UMA estude feito na Escola de Medicina da Universidade de Stanford descobriu que ouvir pequenas sinfonias envolve as áreas do cérebro envolvidas em prestar atenção, fazer previsões e atualizar o evento na memória. Embora a música seja útil, é o curto período de silêncio entre os movimentos musicais que atinge o pico das atividades cerebrais.

Em um cenário de concerto, por exemplo, diferentes indivíduos ouvem uma peça musical com atenção errante, mas no ponto de transição entre os movimentos, sua atenção é presa, escreve Vinod Menon, professor de psiquiatria e ciências comportamentais e autor sênior do estudo.

6. Beba chá



O café pode deixá-lo alerta, mas o chá pode ajudá-lo a prestar atenção. O chá preto contém um aminoácido chamado L-teanina, que demonstrou afetar diretamente as áreas do cérebro que controlam a atenção. Em um estude feito na Holanda, os bebedores de chá foram capazes de prestar atenção e realizar tarefas melhor do que aqueles que receberam um placebo.

7. Faça anotações à mão

Se você está tentando prestar atenção em uma reunião ou conferência, deixe seu laptop em casa e faça anotações com caneta e papel. Pesquisadores de Princeton e UCLA descobriram que quando os alunos faziam anotações à mão, eles ouviam mais ativamente e eram capazes de identificar conceitos importantes. Os laptops também oferecem uma distração fácil, como verificar e-mails ou fazer logon nas redes sociais. Fazer anotações em um laptop também leva à transcrição sem sentido.

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Pode ser que os anotadores longos se envolvam em mais processamento do que os anotadores com laptops, selecionando assim informações mais importantes para incluir em suas anotações, escreve Pam Mueller, co-autora do estude .

8. Mascar chiclete

Enquanto você quiser pular o chiclete e ir para algo mentolado, um estude feito na Cardiff University, no Reino Unido, descobriu que goma de mascar pode aumentar seu estado de alerta e melhorar sua atenção. Mastigar em si é excitante porque diz ao corpo que os nutrientes estão a caminho do cérebro e que o chiclete pode reduzir a fome. Portanto, pegue um pedaço de Doublemint e melhore sua respiração e concentração.