8 razões pelas quais você deve definitivamente fazer essa pausa para o almoço

Não é fácil fazer uma pausa para o almoço, mas muitas vezes é necessário para nossa saúde e sanidade. Aqui estão oito coisas que você pode fazer em suas férias que o ajudarão a maximizar sua produtividade no trabalho.

8 razões pelas quais você deve definitivamente fazer essa pausa para o almoço

Nota do editor: Este artigo faz parte de 10 maneiras de ser um funcionário melhor em 2015. Leia a lista completa aqui.

Eu percebi que a maneira como eu passo minha pausa para o almoço afeta quão produtivo eu sou para o resto do dia: com que rapidez começo depois de voltar para minha mesa, como sou eficaz na primeira hora após o almoço e como me sinto ao longo da tarde.

Felizmente, temos escrito sobre maneiras de melhore o seu dia por um tempo agora: de dicas sobre tornando o seu ambiente mais propício à criatividade para empurrando o bloqueio de escritor .



Por que a humilde pausa para o almoço não deveria receber o mesmo tratamento? Reuni as pesquisas mais interessantes sobre como podemos melhorar nossa tarde produtividade fazendo uso cuidadoso daquela hora do almoço tão importante. Aqui estão 8 maneiras de maximizar sua pausa para o almoço, comprovadas pela ciência.

1. Coma! (Os alimentos certos para um melhor funcionamento do cérebro)

OK, este pode parecer óbvio. Mas mesmo se você estiver tentando perder peso ou fazer recados na hora do almoço, não deixe de comer uma refeição do meio-dia, ou pelo menos um lanche. Sua nutrição - especialmente sua ingestão de glicose - irá decida sua produtividade pelo resto do dia.

Aqui está uma ótima lista de alimentos que estimulam o cérebro para focar :



(Quer comer mais saudável? Basta comer um pedaço de fruta e, muitas vezes, você se encontrará inspirado para fazer uma salada saudável também.)

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2. Faça uma pausa real para maior concentração

De todas as maneiras de usar sua pausa para o almoço para se preparar para uma ótima tarde, a mais importante pode ser, bem, realmente fazer uma pausa.

Em muitos setores, os intervalos para o almoço estão cada vez mais curtos, ou mesmo inexistentes. Nos dias de hoje, apenas uma em cinco trabalhadores de escritório relatam que fazem uma pausa real para o almoço longe de suas mesas, de acordo com uma pesquisa do grupo de consultoria em locais de trabalho Right Management.

No entanto, fazer uma pausa - mesmo por 15 a 20 minutos - é uma maneira comprovada de manter a concentração e níveis de energia ao longo do dia.

Todas as pequenas tarefas e decisões que temos que tomar todos os dias à medida que trabalhamos, esgotamos gradualmente nossos recursos psicológicos.


Fazer uma pausa para o almoço, ou mesmo várias pausas curtas ao longo do dia, oferece uma oportunidade para que nossos cérebros se recuperem.

Nunca fazer uma pausa em um trabalho muito cuidadoso de pensamento realmente reduz sua capacidade de ser criativo, diz Kimberly Elsbach , um professor de administração da UC-Davis que estuda a psicologia do local de trabalho. Isso meio que esgota sua capacidade cognitiva e você não é capaz de fazer as conexões criativas que você pode se seu cérebro estiver mais descansado. Se você está pulando o almoço para continuar avançando com uma capacidade cognitiva muito intensa, provavelmente não está fazendo nenhum favor a si mesmo.

3. Obtenha uma dose de atenção plena: não faça nada além de comer

Já falamos antes no blog sobre o poder da meditação , mas você não precisa de muito tempo ou de um tapete para começar - mesmo sentar-se calmamente e se concentrar em seu almoço pode ser um pequeno ato de atenção plena.

Eis como um dos meditadores residentes de Buffer, COO Leo Widrich, coloca:

Parece uma experiência tão apropriada assistir TV, trabalhar, ler ou fazer qualquer outra coisa, mas apenas focando em comer quando comemos . Curiosamente, quase parece uma perda de tempo 'apenas comemos'. Mas o mais recente pesquisa sobre multitarefa revela exatamente o oposto. Focar exclusivamente em comer não apenas ajuda a digerir melhor a comida, mas também o torna um trabalhador mais eficiente para quaisquer outras tarefas.

Até mesmo um alguns minutos de atenção plena pode fazer a diferença.

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PARA estudo no Journal of Occupational and Organizational Psychology descobriram que atribuir aos trabalhadores do call center intervalos de relaxamento progressivo de 20 minutos, nos quais eles participavam de atividades semelhantes à meditação, reduzia seu estresse à tarde, em comparação com outro grupo de trabalhadores que conversava trivialidades com colegas de trabalho por 20 minutos. A técnica de relaxamento teve um impacto positivo na pressão arterial, qualidade do sono e muito mais.

4. Tire uma soneca para melhorar sua memória

Se você acompanha o blog do Buffer há um tempo, provavelmente está cansado de me ouvir falar sobre o benefícios de cochilar . Lá vou eu de novo, porém, incluindo cochilos neste post por um motivo importante: fomos naturalmente projetados para ter um segundo sono curto à tarde.

Nosso interno relógios corporais nos ajudam a regular processos como dormir em um ciclo regular. O relógio biológico é um grupo de células chamado Núcleo supraquiasmático , que são constituídos por genes específicos do relógio biológico. Eles ligam e desligam para dizer ao nosso corpo quando fazer certas coisas, como ficar com sono.


Tudo isso está acontecendo dentro de nós o tempo todo, mas o que é importante saber sobre nossos relógios biológicos é que temos uma queda natural de energia à tarde: por volta das 14h00 Isso significa que, se você está tendo uma pausa para o almoço tardio, é o momento perfeito para tirar uma soneca rápida.

Pós-cochilo, (supondo que você durma por no máximo cerca de 20 minutos, para evitar aquele temido torpor pós-sono chamado inércia do sono ), você terá mais espaço em sua memória de trabalho para novas informações, uma vez que dormir ajuda a limpar essa área de retenção de qualquer informação coletada durante o dia. Embora muito disso seja jogado fora, qualquer coisa importante é movida para a memória de longo prazo, então o desempenho da sua memória também deve melhorar depois de um cochilo.

5. Exercite-se - a tarde é o melhor momento para exercícios

Outra coisa determinada pelos nossos relógios biológicos é a melhor hora para malhar. Você vai querer uma pausa para o almoço tardio para ajustar este também: o desempenho físico é geralmente mais alto, e o risco de lesões é menor, das 15h às 18h Além disso, das 14h às 18h, a força muscular está no auge, e até mesmo seu pulmões funcionam melhor no final da tarde do que ao meio-dia.

Mesmo algumas horas depois do meio-dia, seu desempenho será melhor do que pela manhã. Para corredores, ciclistas e outros atletas de resistência, o manhã é a pior hora de desempenho o dia todo , então correr na hora do almoço é uma opção melhor do que correr de manhã cedo.

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Claro, o exercício tem muitos benefícios , Incluindo reduzindo o estresse, melhorando o humor e aumentando a confiança e a auto-estima . E outro estudo mostrou que o exercício pode fazer você sinta-se melhor com o seu corpo , mesmo quando você não vê nenhuma mudança física.


Se achar tempo para um treino durante a pausa para o almoço parece impossível, dê o treino científico de sete minutos uma tentativa. Realmente leva apenas sete minutos, mas é de alta intensidade, então você ainda vai sentir.

6. Passe algum tempo na natureza para refrescar sua atenção

Para voltar revigorado após o intervalo para o almoço, passe algum tempo na natureza.


Estudos têm mostrado que uma caminhada em um parque tranquilo é suficiente para refrescar nossa atenção para que possamos voltar ao trabalho com foco renovado. (Um passeio por uma rua da cidade, por outro lado, exigiu tanta atenção para ser concluído que não deixou o cérebro relaxar completamente .)

Se você tiver a sorte de trabalhar perto de espaços verdes e naturais, também poderá notar efeitos de longo prazo. A pesquisa descobriu que as pessoas que vivem em áreas urbanas mais verdes exibem menos sinais de depressão ou ansiedade , e as baixos níveis de estresse durou um período prolongado.

7. Mude-se para um café após o almoço para melhorar a criatividade

Há alguns motivos pelos quais trabalhar em um café pode ser uma boa mudança para o seu período de trabalho à tarde. Em primeiro lugar, o som ambiente de um café demonstrou ser o nível de som mais benéfico para criatividade. Níveis de ruído moderados, ao contrário silêncio ou um ambiente barulhento, aumente a dificuldade de processamento apenas o suficiente para nos empurrar para fora de nossas zonas de conforto e para um pensamento mais criativo.

Na verdade, existem algumas ferramentas para trazer aquele som ambiente de café para seus fones de ouvido, onde quer que você esteja:

O segundo benefício de trabalhar em um café depois do almoço é a mudança de local para renovar seu foco. Recentemente escrevi sobre um processo chamado Pipoca de estação de trabalho . A ideia é planejar sua jornada de trabalho em blocos, passando cada bloco de tempo em um novo café ou espaço de trabalho. O novo local pode ajudá-lo a controlar sua lista de tarefas mais rapidamente do que se você fosse distraído pelo tédio do mesmo antigo espaço de trabalho o dia todo.

8. Publique nas redes sociais

Uma última coisa para a qual a pausa para o almoço é perfeita? Mídia social. Estudos sobre o melhores horários para postar nas redes sociais costumam apresentar um aumento na taxa de cliques na hora do almoço nos dias de semana, pois os funcionários de escritório clicam para encontrar algo para ocupá-los enquanto comem.

Será que algum dia vou conseguir um emprego?

Por exemplo, este estudo de KISSMetrics mostra os melhores horários para tweetar, por volta do meio-dia e 18h00.


Da mesma forma, do meio-dia às 14h00 vê um aumento na popularidade em notícias e atualizações de e-mail de revistas, de acordo com algumas pesquisas feitas por Dan Zarrella do Hubspot . Uma zona morta segue das 14h00 às 15h00 já que muitos funcionários se esforçam e ignoram sua caixa de entrada.

Como você aproveita ao máximo sua pausa para o almoço? Deixe-nos saber nos comentários.

Este artigo apareceu originalmente no Buffer e é reimpresso com permissão.