8 maneiras de melhorar seu foco

Nossos períodos de atenção estão diminuindo, mas o foco é um músculo que você pode construir se trabalhar nisso. Preste atenção: aqui estão oito maneiras.

8 maneiras de melhorar seu foco

O ser humano médio tem uma capacidade de atenção de oito segundos - menos do que a de um peixinho dourado, de acordo com um relatório de 2015 estudo da Microsoft . Esse número diminuiu ao longo dos anos devido à nossa conexão digital e ao fato de que o cérebro está sempre procurando o que há de novo e o que vem por aí.



Não importa em que ambiente os humanos estão, a sobrevivência depende da capacidade de se concentrar no que é importante - geralmente o que está se movendo. Essa habilidade não mudou, apenas mudou para online, escreve Alyson Gausby, líder de insights do consumidor da Microsoft Canadá.

Então, o que você faz quando precisa se concentrar no trabalho - e não no que está acontecendo ao seu redor? Para a maioria das pessoas, o primeiro e mais importante passo para aumentar o foco é mudar a maneira como você o vê, diz Elie Venezky, autor de Hack Your Brain .



O foco é um músculo e você pode construí-lo, diz ele. Muitas pessoas trabalham com a ideia de que simplesmente não estão focadas, e isso se torna uma profecia autorrealizável. Depois de abandonar essa crença equivocada, você pode adotar uma abordagem muito mais realista para construir o foco.



Com uma combinação de mentalidade e ferramentas, é possível criar um ambiente que estimula o foco. Aqui estão oito truques e dicas para eliminar distrações e prestar atenção ao que você precisa fazer:

1. Prepare seu cérebro

Antes de uma tarefa, acalme seu cérebro, diz Venezky. Reserve um ou dois minutos para se sentar em uma posição confortável e respire profundamente em seu estômago, diz ele. Você não precisa se sentar de pernas cruzadas ou cantar. Deixe seu corpo se acalmar antes de abordar o trabalho. Você descobrirá que realmente ajuda você a se concentrar.

2. Entenda onde seu foco deve estar

O foco também envolve a compreensão do que é digno de sua distração, diz Ron Webb, diretor executivo da Centro Americano de Produtividade e Qualidade , uma organização de pesquisa sem fins lucrativos. O sucesso se resume a incorporar esse foco ao fluxo de como você trabalha, diz ele.

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Webb sugere que você reserve um tempo para identificar o que merece seu foco no ano, no mês, na semana e no dia. Em seguida, olhe para o seu calendário e bloqueie o tempo dedicado ao foco.

O foco também envolve a compreensão do que é digno de sua distração.

Isso impede que as pessoas enviem convites de calendário que sejam questões de última hora e não emergenciais, diz ele. Estes são assassinos de foco.

3. Desconecte por 30 minutos

Se você precisa se concentrar, saia do e-mail e da mídia social. Mesmo que você viva e morra por e-mail, faça um favor a si mesmo e saia por 30 minutos no início do dia ou por um período à tarde, diz Jan Bruce, co-autor do meQuilibrium: 14 dias para esfriar, ficar mais calmo e mais feliz . Você não vai acreditar o quanto você pode fazer quando nem sempre está se interrompendo para retornar e-mails.

4. Pegue um pouco de café



Aquele café da manhã não ajuda apenas a acordar; ajuda você a se concentrar no dia. Se você precisa de um reforço de atenção à tarde, uma corrida de coffeeshop pode resolver o problema. Em um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease , A fisiologista francesa Astrid Nehlig identifica uma conexão entre cafeína e cognição. Embora a cafeína não melhore o desempenho da aprendizagem ou da memória, Nehlig descobriu que ela aumenta a excitação fisiológica, o que o torna menos apto a se distrair e a prestar mais atenção durante uma tarefa exigente.

5. Verifique o termostato

Se estiver muito quente ou muito frio em seu ambiente de trabalho, isso pode afetar seu foco. UMA estude da Cornell University descobriu que os trabalhadores são mais produtivos e cometem menos erros em um ambiente que está entre 68 e 77 graus. Outro estude da Universidade de Tecnologia de Helsinque, na Finlândia, diz que a temperatura mágica é de 71 graus. Se você não controla o termostato, pode optar por trazer um suéter ou um leque.

6. Ligue algumas músicas

Muito ruído de fundo pode ser muito perturbador, mas de acordo com um estudo da Wake Forest School of Medicine e da University of North Carolina publicado em Relatórios Científicos , ter uma música tocando ajuda você a se concentrar em seus próprios pensamentos. A pegada? Você tinha que gostar da música.

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Dado que as preferências musicais são fenômenos exclusivamente individualizados e que a música pode variar em complexidade acústica e na presença ou ausência de letras, a consistência de nossos resultados foi inesperada, escreveram os pesquisadores.

Seja Beethoven, os Beatles ou os Beastie Boys, aumente o volume e mãos à obra.

7. Faça pausas curtas

Em vez de sucumbir à distração, instale-a, sugere um estude da Universidade de Illinois. O psicólogo Alejandro Lleras descobriu que os participantes que tiveram pequenos intervalos durante uma tarefa de 50 minutos tiveram um desempenho melhor do que aqueles que trabalharam direto.

O estudo examina um fenômeno chamado diminuição da vigilância, ou perda de foco com o tempo. Fazer uma pequena pausa no meio de uma longa tarefa reenergiza o cérebro.

Propomos que desativar e reativar seus objetivos permite que você mantenha o foco, escreve Lleras. Nossa pesquisa sugere que, ao se deparar com tarefas longas, é melhor impor breves pausas a si mesmo. Breves pausas mentais realmente o ajudarão a manter o foco em sua tarefa.

8. Doodle

Se você estiver participando de uma longa reunião ou conferência, melhore seu foco - e suas habilidades artísticas - rabiscando. De acordo com um estude da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, ajuda a rabiscar no desempenho cognitivo e na memória.

O rabisco simplesmente ajuda a estabilizar a excitação em um nível ideal, mantendo as pessoas acordadas ou reduzindo os altos níveis de excitação autônoma frequentemente associados ao tédio, escreve o pesquisador principal Jackie Andrade.

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