Buda acertou: relaxe a mente e a produtividade seguirá

O pensamento oriental e a meditação estão se aproximando cada vez mais da tendência dominante. Hoje, muitos ensinamentos antigos coincidem perfeitamente com as pesquisas modernas sobre o aprimoramento da agilidade mental.

Buda acertou: relaxe a mente e a produtividade seguirá

O grande enigma para psicólogos e filósofos é a mente.
–Bhante Wimala



Há várias décadas, o termo 'atenção plena' costumava significar misticismo oriental relacionado à jornada espiritual de uma pessoa, originado por Gautama Buda. Os budistas acreditam que estar ‘bem, feliz e em paz’ vem da prática de uma vida ‘consciente’.

Hoje, de gurus de autoajuda a líderes empresariais, de cientistas a políticos, muitos falam sobre atenção plena. De acordo com várias definições psicológicas proeminentes:



  • Mindfulness foi descrito como trazendo a atenção completa para a experiência presente em uma base de momento a momento (Marlatt & Kristeller, 1999)
  • E como prestar atenção de uma maneira particular: propositalmente, no momento presente, e sem julgar (Kabat-Zinn, 1994).

A comunidade científica agora acredita que, praticando a atenção diária, podemos tomar vantagem da neuroplasticidade de nossos cérebros e, assim, melhorar o estado de nossas vidas. William James foi um dos primeiros psicólogos a abordar a noção de neuroplasticidade em seu texto do final do século 19, Os princípios da psicologia . A ideia central por trás da neuroplasticidade é que nosso cérebro pode se reestruturar com base em nossa percepção e experiência.



E gurus de gestão como Bill George dizem que a melhor maneira de se tornar mais resiliente é desenvolver-se como um líder calmo, compassivo e adaptável. Dada a incerteza global de hoje, nunca houve tanta necessidade de líderes conscientes. George continua:

Em minha experiência, pessoas conscientes são líderes muito melhores do que os frenéticos e agressivos. Eles entendem suas reações ao estresse e às crises e entendem seu impacto sobre os outros. Eles são muito melhores em inspirar as pessoas a assumir responsabilidades maiores e em alinhá-las em torno de missões e valores comuns.

Junto com os bilhões ao redor do globo, sofro com a rotina diária da vida, os desafios de liderar outras pessoas e de lidar com um mundo em constante mudança. Minha afinidade com a vida consciente não se baseia em nenhum tipo de pesquisa científica - mas em minhas raízes na filosofia oriental e na autoanálise constante.



No sábado passado, tive a chance de passar algumas horas com Bhante Wimala em uma sessão de meditação consciente. Bhante Wimala é monge budista há 36 anos, é conhecido em todo o mundo como um professor espiritual compassivo e é o autor de Lições do Lótus. Esta sessão muito afortunada com Bhante foi minha reafirmação de como conduzir nossas mentes.

Com base na minha sessão com Bhante, aqui estão alguns princípios que ajudam a conduzir nossas mentes:

como lidar com um psicopata

Vivendo no Momento



Mencionei brevemente estar no momento em uma de minhas postagens recentes. Estar verdadeiramente no momento permite-nos escapar da adversidade e conservar nossa energia interior. Viver o momento não significa que não nos importamos com o futuro. Isso significa que, quando fazemos uma escolha para fazer algo, nos concentramos apenas em fazê-lo, em vez de deixar nossa mente vagar para o futuro (ou o passado).

Diz-se que as únicas duas funções de um monge Zen são sentar-se zazen (meditação) e varrer. A limpeza é um dos rituais diários de um monge Zen, uma de suas práticas diárias mais importantes. Eles varrem ou rastelam e não tentam fazer mais nada naquele momento. A próxima vez que você estiver fazendo o trabalho doméstico, tente se concentrar no trabalho doméstico - na poeira, no movimento, na sensação. Cozinhar e limpar são frequentemente vistos como tarefas entediantes, mas na verdade são ótimas maneiras de praticar a atenção plena - algo que tento fazer ritualisticamente pelo menos uma ou duas vezes por semana. Parece simples - mas na verdade é muito difícil - vá em frente e experimente.

Deixando ir

O medo é uma emoção protetora que sinaliza o perigo e nos ajuda a nos preparar para enfrentá-lo. O medo talvez seja a emoção fundamental que nos retém, nos deixa infelizes - medo do fracasso, medo de perder pessoas, medo do sucesso, medo do desconhecido e medo de seguir em frente ou fazer uma mudança.

Junto com o medo, a dor emocional é outro fator-chave que muitas vezes nos impede. Embora outras pessoas possam nos causar dor, nossa dor também pode ser causada por nossas próprias ações, incluindo nossa incapacidade de alcançar a aspiração desejada.

iguana sendo perseguida por cobras

A reação física ao medo e à dor é chamada de reação de luta ou fuga. Estar atento é exatamente o oposto dessa resposta. Uma vida consciente vem de 'deixar ir'. Abandonar é a ação interna que para de resistir ao medo e à dor. Isso nos permite restaurar nossa habilidade de ver claramente.

O budismo afirma que o apego às emoções negativas é a principal fonte de sofrimento. Portanto, o desapego ou o desapego seriam a nossa passagem para sair do medo e da dor.

Abandonar vem de ter uma visão 'não crítica' em relação à vida e às pessoas. Permite-nos perdoar aos outros e a nós mesmos por erros e incompatibilidades. Em termos mais seculares e práticos, devemos estar dispostos a abandonar o medo, a dor, a raiva e as pessoas. É a capacidade de deixar ir que impulsiona um processo constante de mudança - é o que nos torna flexíveis e adaptáveis. Isso é dificilmente fácil, exige um esforço consciente e é algo com o qual tenho dificuldade em fazer todos os dias.

Desacelerando

Beba seu chá devagar e com reverência, como se fosse o eixo sobre o qual gira o mundo da Terra - devagar, uniformemente, sem pressa em direção ao futuro. Viva o momento real.

-Thich Nhat Hanh

Para um empreendedor acelerado como eu, talvez a lição mais paradoxal para mim tenha sido a necessidade de desacelerar para seguir em frente. Desacelerar é uma escolha deliberada que pode levar a uma maior valorização pela vida e a um maior nível de felicidade, o que produz melhores resultados em seus esforços.

No contexto de uma vida consciente, desacelerar não significa tirar férias a cada dois meses. É o que devemos fazer todos os dias. Significa reservar um tempo para fazer o que estamos fazendo. Isso significa uma única tarefa, em vez de alternar entre uma infinidade de tarefas e não se concentrar em nenhuma delas. ‘Desacelerar’ é sobre ações deliberadas para estar ‘atento’. O autor, poeta e filósofo americano Henry David Thoreau resumiu bem, quando disse:

Acordei cedo e tomei banho no lago; foi um exercício religioso e uma das melhores coisas que fiz. Dizem que os caracteres foram gravados na banheira do Rei Tching-thang com o seguinte propósito: Renove-se completamente a cada dia; faça de novo, e de novo, e para sempre novamente.

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Neuroplasticidade: Pesquisa Científica sobre Mindfulness

Agora, sobre a ciência da atenção plena, no vídeo a seguir, o Dr. Richard Davidson fala sobre sua pesquisa sobre neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de mudar sua estrutura e função em resposta à experiência:

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[ Imagem: usuário do Flickr Phil Hilfiker ]