Faça essas três coisas antes de dormir para hackear sua criatividade enquanto dorme

O que você faz antes de dormir pode significar um grande avanço pela manhã.

Faça essas três coisas antes de dormir para hackear sua criatividade enquanto dorme

Nota do editor: Este artigo faz parte de 10 maneiras de ser um funcionário melhor em 2015. Leia a lista completa aqui.

Imagine invadir seu próprio cérebro enquanto dorme, encontrando detalhes não relacionados ou ideias que nunca foram conectadas e misturando-os para obter uma solução para qualquer problema que esteja atormentando seu cérebro. Isso pode e foi feito.

O que você faz antes de dormir pode ter um papel importante na preparação do seu cérebro para esse tipo de criatividade. Pesquisas descobriram repetidamente que o sono melhora a capacidade das pessoas de encontrar soluções criativas para os problemas. Psicólogos de UC San Diego descobriram que o sono REM melhora o processo criativo mais do que qualquer outro estado - dormindo ou acordado. E muitas vezes as soluções para os problemas chegam até nós quando estamos dormindo, devido a um fenômeno que os cientistas cognitivos chamam de reconhecimento de padrões.



Isso acontece quando o cérebro está em um estado relaxado o suficiente para criar novas conexões e vias neurais - também conhecido como neuroplasticidade. Isso explica por que muitas vezes você tem grandes ideias no banho, em uma caminhada, na cama à noite ou até mesmo dormindo. O cérebro está relaxado o suficiente para permitir que essas novas conexões se formem.

O cérebro usa dois sistemas separados de reconhecimento de padrões - um extrínseco e um intrínseco, escreve Steven Kotler em Psicologia Hoje . O sistema explícito depende da lógica e das regras e está vinculado à nossa percepção consciente. Podemos explicar verbalmente. O sistema intrínseco, por outro lado, depende da intuição, habilidade e experiência. Você realmente não pode descrever em palavras. Kotler explica:

Quando o sistema explícito está envolvido, os neurônios que estão conversando entre si geralmente são encontrados próximos. Quando o sistema implícito está em funcionamento, os cantos mais distantes do cérebro ficam batendo papo. A criatividade ... depende dessas redes implícitas mais amplas reunindo informações de novas maneiras.

Mas como você pode otimizar seu sono para ajudar a invadir sua mente criativa? Existem coisas que podem ser feitas antes de dormir para ajudá-lo a chegar lá. O segredo, se houver, é ser capaz de relaxar o suficiente para que o sistema intrínseco faça suas coisas, diz Kotler. Este é um hack mental muito simples usado por muitos criativos. Aqui estão três maneiras de chegar lá.

1. Encontre inspiração em seu livro de cabeceira.

A pesquisa mostrou que memória funciona melhor quando algo é aprendido pouco antes de dormir. Preencha seu cérebro com novas ideias e inspiração antes de dormir e você dá à mente algum trabalho para fazer enquanto você está dormindo.

Ler antes de dormir - seja ficção, um livro de negócios ou algo que inspira e informa o seu trabalho - é uma maneira eficaz de preparar seu cérebro para o pensamento criativo. Você pode simplesmente acordar com uma ideia nova que não teve quando foi para a cama na noite anterior.

2. Faça a si mesmo a pergunta que está tentando responder

Quando você está se preparando para dormir ou deitado com as luzes apagadas, literalmente pergunte a si mesmo a pergunta com a qual você tem lutado em seu trabalho criativo. Você pode fazer isso em voz alta ou para você mesmo. É muito fácil fazer uma pergunta ao sistema intrínseco, escreve Kotler. Em voz alta ou silenciosamente, não parece importar.

Acionar seu cérebro para pensar sobre um problema desafiador antes de dormir pode ajudar seu sistema intrínseco a obter um impulso na direção certa. A chave é, então, fazer algo para ajudá-lo a esquecer a pergunta - leia ou concentre-se em sua respiração, talvez - para ajudar aquela parte de seu cérebro que funciona silenciosamente em segundo plano a acelerar.

3. Incentive os sonhos lúcidos

O sonho lúcido é essencialmente sonhar estando consciente do fato de que você está sonhando. Por que isso é útil para invadir sua mente criativa? Você poderia ficar naquele sonho e usá-lo para explorar realidades impossíveis de alguma forma, de acordo com o psicofisiologista e especialista em sonhos lúcidos, Stephen LaBerge .

Chegar a esse estado de sonho lúcido requer prática e treinar seu cérebro para reconhecer quando você está sonhando. Algumas maneiras de fazer isso envolvem perguntar a si mesmo ao longo do dia se você está sonhando, para que subconscientemente se lembre de fazer o mesmo quando estiver em um estado de sonho. Acordar no meio da noite, lembrar-se do sonho que estava tendo e voltar a dormir, consciente de que estava tendo esse sonho, também pode ajudá-lo a entrar no estado de sonho lúcido. LaBerge chama essas etapas de indução mnemônica de sonhos lúcidos ou Técnica MILD .

Isso lhe daria muita liberdade, diz ele sobre os sonhos lúcidos. Você não está limitado pelas leis usuais da física e pelas leis da sociedade e outras restrições externas sobre você, pois somos muito limitados na vida desperta. Você está limitado apenas pelos limites da mente.