Exatamente quanto e com que frequência você deve tomar café

Duas xícaras ou seis? Uma certa quantidade de café é boa para você, mas muito de uma coisa boa pode desfazer os benefícios.

Exatamente quanto e com que frequência você deve tomar café

Se você trata sua dose diária de cafeína como se fosse um ritual sagrado, você não está sozinho.



De acordo com uma pesquisa Zagat no início deste ano, 87% dos americanos consomem pelo menos uma xícara de café por dia. Cinquenta e cinco por cento até admitiram ser viciados em seu copo diário.

Embora a cafeína em doses moderadas possa aumentar o estado de alerta mental, combater dores de cabeça e até ajudar a prevenir doenças como Alzheimer, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer, adorar o barista de sua vizinhança pode ter alguns efeitos colaterais negativos graves. Você pode querer ler antes de tomar sua sexta xícara de café.



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A cafeína é o estimulante psicoativo mais amplamente usado, tendo como alvo o sistema nervoso central e aumentando a sensação de alerta do seu cérebro. De acordo com o FDA , 400 mg por dia de cafeína (ou seja, cerca de quatro xícaras de café) é uma quantidade segura de cafeína para adultos saudáveis. Mas o excesso de cafeína - 500 a 600 mg - pode ser perigoso, causando inquietação, tremores, irritabilidade, insônia e problemas estomacais.



O problema é que a maioria de nós não consome cafeína apenas no café, mas também no chocolate e no refrigerante. A cafeína agora está sendo adicionada ao chiclete e outras guloseimas antes sem cafeína, como jujubas, o que significa que não é difícil atingir seu máximo diário, mesmo sem fazer uma corrida dupla no Starbucks.

Para muitos de nós, pode ser difícil imaginar como passar o dia sem a xícara de café diária. Embora os efeitos estimulantes da cafeína variem de pessoa para pessoa, dependendo de uma série de fatores, incluindo índice de massa corporal, uso de medicamentos e condições de saúde existentes, como transtornos de ansiedade; saber a quantidade de cafeína que você consome diariamente pode ser a chave para otimizar seus benefícios positivos, aumentando sua concentração e alerta mental quando você precisa e diminuindo-os na hora de descansar.

Quanta cafeína tem no meu café?

Embora quatro xícaras de café possam parecer muito, lembre-se de que a maioria das cafeterias serve bebidas maiores que 8 onças. Um Starbucks Grande (16 onças) contém 330 mg de cafeína, enquanto um Starbucks Grande (16 onças). Venti contém 415 mg - um pouco acima do seu máximo diário.



O mais recente anual National Coffee Association of USA's National Coffee Drinking Trends mostrou que a popularidade de cafés especiais e bebidas à base de expresso, como cappuccinos e lattes, está em alta, saltando de 13% no ano passado para 18%. Mas aquele único 1 onça. Uma dose de café expresso sozinho contém 64 mg de cafeína.

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A ingestão moderada de cafeína pode ser a chave para otimizar seus benefícios

Embora muitos de nós gostemos de uma grande sacudida de cafeína para começar a manhã, um estudo marcante de 2004 por pesquisadores da Harvard Medical School sobre as melhores estratégias de cafeína revelou doses pequenas e frequentes de cafeína - cerca de 2 onças. (ou um quarto de xícara de café) a cada hora - é a melhor estratégia para ficar alerta e acordado durante todo o dia.

A cafeína atinge seu nível máximo na corrente sanguínea 30 a 60 minutos após o consumo e pode permanecer elevada por três a cinco horas antes de você começar a desmaiar. Otimizar os efeitos estimulantes da cafeína durante todo o dia pode significar trocar sua enorme caneca viciada em café por uma xícara do tamanho de uma xícara de chá várias vezes ao dia.

Rastreie sua ingestão



Se você está preocupado com sua ingestão diária, você pode querer considerar o download de aplicativos de rastreamento de cafeína para ajudá-lo a determinar o momento ideal para uma dose de cafeína. O Caffeine Zone 2 (gratuito para iOS), desenvolvido pelo ACS Lab da Penn State University, permite aos usuários observar a quantidade de cafeína consumida e rastrear quanto tempo o estimulante permanecerá elevado em sua corrente sanguínea. Um gráfico mostra como a ingestão de cafeína afetará seu nível de alerta e seu sono.

Se você socar outro copo enquanto ainda está na zona (ou em seu nível ideal de consciência) - o que o aplicativo determina como tendo entre 200 e 400 mg de cafeína em sua corrente sanguínea - vai lhe dar um aviso de que a bebida não vai te fazer bem. Jawbone’s Up Coffee (iOS) ou Caffeine Tracker (para Android) fornecem serviços de rastreamento semelhantes.