Cinco perguntas a se fazer quando algo ruim acontece no trabalho

Coisas ruins acontecem na carreira de todos: os projetos falham. Você se candidata a empregos que não consegue. Você às vezes até é demitido. Mas é como você lida com isso que conta.

Cinco perguntas a se fazer quando algo ruim acontece no trabalho

Todos nós esperamos por uma carreira que vai de um ponto alto a outro. Um grande projeto leva a uma promoção, que leva a uma oportunidade de assumir um papel de liderança, que leva a reconhecimento, dinheiro, impacto ou qualquer outra medida de sucesso que alimenta seus sonhos.

Mas carreiras de verdade não funcionam assim.

Projetos falham. Você se candidata a empregos que não consegue. Você comete erros e às vezes até é demitido. Como qualquer bom filme biográfico irá mostrar a você, é como você lida com esses contratempos que realmente determina o arco de sua carreira.



Quando algo terrível acontecer, você vai se sentir mal. Sentimentos negativos são a forma como o seu sistema motivacional se comunica com o resto do seu cérebro para lhe dizer que as coisas não estão indo bem. Você então interpreta esses sentimentos negativos para experimentar emoções. Se você compreender essas reações emocionais, terá uma boa pista de como começar a seguir em frente.

Não se sinta mal por se sentir mal. É natural ficar triste, chateado, zangado ou envergonhado depois que algo ruim acontece. Você pode precisar de alguns dias antes de estar realmente pronto para seguir em frente, após os eventos mais negativos em sua carreira. Não complique o problema se chutando por se sentir horrível.

Enquanto você estiver se sentindo mal, no entanto, avalie o que você está realmente sentindo. Isso ajuda você a descobrir o que está acontecendo.

Você está com raiva?

A raiva geralmente reflete que alguém ou algo o impediu de alcançar um objetivo importante e que você não tem controle sobre a situação. Então, os dois pontos principais aqui são que você não alcançou o que queria e a decisão estava completamente fora de suas mãos.

Quando você está com raiva, a reação natural é querer reagir contra o obstáculo. Por exemplo, se você esperava conseguir uma promoção e seu chefe escolhe outra pessoa para o trabalho em vez de você, é comum querer atacar seu chefe.

Você deve realmente lutar contra o seu obstáculo?

Isso depende muito do que aconteceu. Quando alguém faz algo realmente antiético no local de trabalho, você deve pelo menos considerar se deve lutar contra isso. Por exemplo, o assédio sexual deve ser eliminado e, se você for vítima de assédio no local de trabalho, encontre aliados e lute contra ele usando os recursos que sua empresa oferece.

No entanto, também existem muitas situações em que as pessoas que bloquearam seu caminho simplesmente têm prioridades diferentes das suas. Um cliente pode simplesmente preferir outra empresa à sua. Seu chefe pode ter rejeitado você para uma promoção, porque outra pessoa também tinha qualificações.

Nessas situações, reagir demonstra que você não entende a situação muito bem. Em vez disso, depois de alguns dias de luto, é hora de aceitar que pessoas inteligentes podem discordar. Trate as pessoas que estiveram envolvidas na má situação com respeito. Quem sabe, eles podem voltar para você no futuro com uma oportunidade melhor do que aquela que você perdeu em primeiro lugar.

E faça o que fizer, não responda diretamente a alguém com raiva sem dar a si mesmo 24 horas para se acalmar. E-mails compostos com justa indignação podem parecer perfeitos no momento, mas geralmente você ficará mais feliz se não os enviar. E, você raramente muda a opinião de alguém sobre qualquer coisa quando você o confronta em um estado altamente emocional.

Você está desapontado?

Há momentos em que você realmente deseja algo - uma promoção, uma oportunidade, um aumento. E você não entende. Quanto mais você quer, pior dói quando você não consegue. A emoção que você experimenta nesta situação é tristeza ou decepção.

Essas emoções refletem que houve algum resultado muito positivo que você esperava e não deu certo. Por trás da decepção estão algumas notícias positivas. Você investiu profundamente em obter um resultado positivo. Não aconteceu, mas estava perto o suficiente de acontecer para que você pudesse realmente imaginar.

Não deixe a decepção remover seu foco em contribuições potenciais que você pode fazer no local de trabalho. Um revés às vezes pode abalar sua confiança. Anime-se em saber que você estava perto o suficiente de um grande resultado para que pudesse investir nele. Use essa energia para se concentrar em outras mudanças positivas que você pode fazer.

Você está estressado?

Se você fica realmente estressado depois de receber más notícias, isso reflete que existe uma catástrofe iminente que você acha que não será capaz de evitar.

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir se isso é verdade. Ou seja, pode haver algo significativo com o qual você precise lidar. Talvez você esteja preocupado com suas perspectivas de permanecer empregado. Se houver algo que precisa ser resolvido, concentre-se nas ações que você pode tomar para minimizar o dano potencial desses negativos.

No entanto, você também pode descobrir que o estresse vem da ruminação - um ciclo de pensamentos negativos que pode sustentar o estresse e a ansiedade. Pode não haver uma crise iminente, mas o revés tornou difícil parar de pensar sobre seus medos. Em caso afirmativo, considere falar com um terapeuta ou conselheiro. Escreva sobre as coisas que o incomodam, porque uma escrita expressiva como essa também pode ajudar a reduzir o estresse. Por fim, experimente alguns exercícios de atenção plena, que também são bastante eficazes para o estresse.

Você tem vergonha?

Más notícias no trabalho também podem levar a sentimentos de vergonha - uma emoção em que você se sente mal por causa de suas preocupações sobre como suas ações ou situação o fazem olhar nos olhos dos outros. Você pode sentir que a coisa ruim que aconteceu com você no local de trabalho será vista como sua culpa, de forma a reduzir seu status aos olhos dos outros.

A vergonha raramente leva a um comportamento produtivo. Em vez disso, você tende a evitar interações sociais quando pensa que outras pessoas têm vergonha de você. Como resultado, você diminui seu comprometimento com o trabalho e com os colegas.

Na verdade, seus colegas geralmente são mais compassivos com você do que provavelmente você com você mesmo. Na verdade, imagine como você trataria um colega na mesma posição que você. Você deve tratar a si mesmo pelo menos tão bem quanto trataria um colega.

Não apenas isso, a vergonha pode realmente piorar uma situação ruim. Se você começar a se esforçar menos no trabalho e reduzir suas interações com os outros, sua reputação no trabalho acabará por começar a ser prejudicada. Sua reação ao revés inicial se tornará, na verdade, o problema maior.

Em vez disso, você precisa reconhecer as coisas ruins que aconteceram e seguir em frente. Torne-se um exemplo de como ser resiliente em face de resultados ruins, mesmo se você não sentir que pode enfrentar outro dia de trabalho. Quando você está sentindo vergonha, o conselho de fingir até conseguir, muitas vezes funciona bem.