Quatro dicas para ajudá-lo a se sentir menos ansioso com o futuro

Alguns de nós estão mais bem preparados para lidar com a ansiedade do que outros. Mas sempre podemos nos treinar para sermos melhores nisso.

Quatro dicas para ajudá-lo a se sentir menos ansioso com o futuro

este pedaço apareceu originalmente em Brilhar , um texto motivacional diário gratuito e é reimpresso com permissão.




Uma palavra que eu acho que soa exatamente como parece: ambígua. Pense nisso: am-big-u-ous. Para mim, a palavra soa vacilante, confusa e meio insegura. E é exatamente assim que as coisas que são ambíguas muitas vezes parecem para mim - perturbadoras, enervantes e incertas.

Para mim, e muitas outras pessoas, a incerteza leva à preocupação. Quando as coisas não são conhecidas ou certas, abre-se espaço para possibilidades. E, visto que estamos programados para nos preocupar, posso inventar maneiras como essas possibilidades definitivamente não funcionarão a meu favor.



Um novo ano sempre traz esse lado de mim. Algumas pessoas adoram o dia 1º de janeiro e todo o conceito em branco e um ano novo cheio de possibilidades. Para mim, é um buffet para o meu cínico interior –Eu posso me preocupar com todas as coisas que podem dar errado.

Temendo a bola de cristal



Por que às vezes nos preocupamos com o futuro em vez de recebê-lo?

Um artigo em O Atlantico se aprofunda neste tópico e oferece algumas teorias de especialistas. Um motivo simples: temos a capacidade de nos preocupar com o futuro, então o fazemos.

Em outros animais, a imprevisibilidade ou incerteza pode levar a uma vigilância intensificada, mas acho que o que é único sobre os humanos é a capacidade de refletir sobre o fato de que esses eventos futuros são desconhecidos ou imprevisíveis, Dan Grupe, pesquisador associado da Universidade de Wisconsin-Madison Center for Investigating Healthy Minds, disse O Atlantico . A própria incerteza pode levar a muita angústia para os humanos em particular.

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Quando olhamos para uma bola de cristal difusa, é fácil começar a nos preocupar com o que está dentro, como um presente que nunca poderemos desembrulhar. E parece produtivo. Estudos mostram que muitas vezes acreditamos que a preocupação pode evitar resultados negativos ou pode nos ajudar a encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas.

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis ​​com a incerteza do que outras, e há até uma escala criada por pesquisadores para medir a intolerância de uma pessoa à incerteza e ambiguidade. O psicólogo Alain Samson, explica em Psicologia Hoje que pessoas com alta necessidade de certeza, preferência por familiaridade, etc., são consideradas como tendo uma alta intolerância à ambigüidade. Mas cultivar uma alta tolerância à incerteza é fundamental - é tão benéfico quanto ter um perspectiva otimista , Diz Samson.


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Pode-se argumentar que a tolerância à incerteza se tornou um dos irmãos mais importantes do otimismo no século 21 no que diz respeito aos benefícios psicológicos, escreve Samson. Pessoas com alta tolerância à incerteza geralmente são mais adaptáveis, o que é uma grande vantagem para a vida em um mundo em rápida mudança, repleto de informações, cheio de escolhas e anfitrião de muitos eventos imprevisíveis.

Então, como nós, pessoas intolerantes à incerteza, aprendemos a melhorar e abraçar o futuro nebuloso? Aqui, algumas dicas:

1. Reconheça seu preconceito retrospectivo

Uma afirmação que pode ser reconfortante (ou assustadora): tudo sempre foi incerto. Sim. No ano passado, no ano anterior, no ano anterior - você não tinha ideia de como seria antes de acontecer. E, no entanto, pode parecer muito mais certo quando olhamos para trás.

Uma coisinha chamada preconceito retrospectivo nos faz sentir assim. O jornalista Dan Gardner e o psicólogo Philip E. Tetlock revelam esse fenômeno em um ensaio para o Washington Post, para tentar entender o quão preocupados devemos estar, tendemos a comparar o presente com o passado, escrevem os autores. E quando olhamos para trás, tendemos a ver muito menos incerteza - não porque necessariamente havia menos, mas porque o viés retrospectivo drena a aparência de incerteza.

O passado pode parecer previsível, enquanto o futuro pode parecer ambíguo - e isso nos faz esquecer que já lidamos com a incerteza antes e saímos por cima. Como podemos combater nosso preconceito em retrospectiva? Os autores sugerem manter um diário como um arquivo preciso de suas danças anteriores com incerteza. Ao escrever seus pensamentos e sentimentos diariamente, você cria um registro imutável que pode ser consultado anos ou décadas depois, explicam Gardner e Tetlock. As pessoas que fazem isso costumam se surpreender com as lacunas entre o que lembram ter sentido e o que escreveram na época.

E talvez, você se surpreenda em como aquela situação que parece tão certa agora era realmente incerta - ainda assim você conseguiu . Você já dançou com incertezas antes e está preparado para fazê-lo novamente.


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2. Deixe-se imaginar o melhor

Pode parecer um pouco animado, botão de ouro, mas imaginar o melhor cenário possível pode ajudá-lo a se sentir bem no agora e a entrar na incerteza com um pouco mais de confiança.

Em nossas mentes, podemos representar cenários futuros para prever como pessoalmente pensaríamos, sentiríamos e responderíamos a eles, Tchiki Davis, escreve em Revista Greater Good . E, ao fazer isso, experimentamos pensamentos e emoções semelhantes aos que ocorreriam se as situações estivessem realmente acontecendo conosco agora.

Davis cita um estudo em que os participantes foram convidados a imaginar quatro coisas positivas que poderiam acontecer no dia seguinte. Eles fizeram o exercício todos os dias durante 14 dias seguidos. No final do estudo, esse grupo mostrou um aumento na felicidade, enquanto os grupos que imaginavam eventos futuros negativos ou rotineiros não, ela escreve.

Se você começar a entrar no modo do pior cenário, deixe-se imaginar o melhor cenário também. Pode ajudá-lo a criar emoções positivas para conduzi-lo através de tudo o que está realmente à frente, bom ou ruim.

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3. Cultive uma abertura para a incerteza

Em vez de evitar o medo da incerteza, pode ser útil ser intencional a respeito dela. Isso não significa tentar eliminá-lo imediatamente, mas criar um pouco mais de espaço para aceitar e permitir a incerteza aqui e ali.

Tom Corboy, o fundador e diretor executivo do OCD Center de Los Angeles, disse PsychCentral que construir gradualmente uma disposição e uma abertura para a incerteza pode ajudar. Ele sugere tentar uma atividade de atenção plena e sentado com seus sentimentos- com a mente aberta - na próxima vez que surgirem. Usando a atenção plena, você pode aprender a lidar com seus sentimentos de incerteza e, assim, descobrir que realmente é capaz de fazer isso, diz ele.

4. Encontre o seu mantra Não consigo controlar tudo

Para mim, muitos dos meus problemas de incerteza vêm de querendo controle - controle sobre o que acontece a seguir, como acontece e como vou reagir no momento. Mas simplesmente não é possível saber o futuro e controlar como ele se desenrola.

Para aceitar - e lembrar-se - dessa verdade, pode ser útil ter um mantra. O Oração da serenidade é a minha escolha, e é assim: Conceda-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para saber a diferença.


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Encontre o seu mantra ou frase que o ajuda a perder um pouco de controle. Ou talvez seja um mantra que o ajuda a lembrar resiliência , crescimento e tantos traços-chave que nascem de tempos incertos.

Na próxima vez que você perceber que seu medo da incerteza está se aproximando - ou impedindo-o de novas oportunidades -, recorra ao seu mantra para lembrar-se de que você pode lidar com a incerteza e aceitar o que não pode controlar.

Você consegue - mesmo se você não tiver certeza do que isto é ainda.


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