Veja como um mês de meditação zen mudou minha vida

A prática de meditação budista tem mais de 1.500 anos, mas a ciência moderna diz que ela traz benefícios reais à saúde mental e física.

Veja como um mês de meditação zen mudou minha vida

Em uma viagem ao Japão no ano passado, um dos lugares que visitei foi Kyoto, lar de mais de 2.000 templos budistas e santuários xintoístas. Durante uma de minhas caminhadas diárias explorando a cidade e suas fronteiras florestais, encontrei o templo Ryōan-ji, um dos mais belos templos budistas do mundo. Como era de se esperar, o terreno do templo estava cheio de turistas e habitantes locais aproveitando a brisa fresca de maio. Havia também um punhado de monges budistas engajados ativamente na meditação zen. Enquanto meditavam, esses monges vestidos de túnica pareciam imunes a qualquer distração, um grande feito considerando o número de pessoas no local naquele dia. Impressionante, sim, mas sem dúvida um domínio obtido porque, bem, o que mais os monges farão o dia todo?

Mas então, enquanto eu continuava vagando pelo terreno do templo, me deparei com uma mulher japonesa vestida com um terno claramente caro, sentada de pernas cruzadas no chão, com os saltos e a bolsa colocados ao lado do corpo. Ela também estava meditando exatamente como os monges - olhos fechados, respiração fácil, aparentemente imune ao barulho das pessoas ao seu redor. Eu a observei por 10 minutos, e ela não abriu os olhos uma vez, nem se moveu muito. Então, finalmente, ela abriu os olhos, sorriu para mim e se levantou, onde uma assistente elegantemente vestida que eu não tinha notado antes fez uma reverência e a levou a um carro de luxo preto onde um motorista provavelmente estava esperando para levá-la para algum negócio encontro.

Foto: usuário do Flickr Thilo Hilberer



Esse foi o dia em que comecei a me interessar pela meditação Zen. Foi o dia em que percebi que não é apenas para monges e hippies da nova era. De fato, estudos científicos recentes apóiam o fato de que a prática de 1.500 anos que se originou na China e depois se espalhou para o Japão, Vietnã, Coréia e, mais recentemente, para o Ocidente, traz benefícios para a saúde física e mental do mundo real que todos —Não apenas monges — podem se beneficiar.

Esses estudos mostraram que a meditação como o tipo praticado no Zen Budismo pode fazer tudo, desde aliviar a ansiedade e o estresse para diminuir a percepção de dor para nos torna mais focados e produtivos No trabalho.

Claro, como muitos, meus dias são repletos de reuniões e obrigações de trabalho, compromissos familiares e amigos. Quem tem tempo para meditar? Se eu fosse fazer isso, precisaria de um bom motivo para me manter no caminho certo. E esse motivo veio quando minha editora disse que ficaria feliz se eu escrevesse um artigo sobre minhas descobertas pessoais ao tentar a meditação zen, desde que eu a tentasse por um mês. Então foi exatamente isso que eu fiz.

Especificamente, fiz meditação zazen, que é a forma mais tradicional. É aqui que você se senta na posição de lótus (pernas dobradas, mãos apoiadas para fora sobre os joelhos). No zazen, a postura é crítica porque alinha seu corpo e permite uma respiração ideal. Respirar é talvez a coisa mais importante com o zazen - também é uma das coisas mais difíceis de fazer para os ocidentais. Você deve manter a boca fechada e apenas inspirar e expirar pelo nariz. Não se preocupe em respirar - isso acontecerá naturalmente. Expirar pelo nariz é a parte difícil e leva algum tempo para se acostumar, já que a maioria de nós respira pela boca. UMA Uma visão geral fantástica de como fazer zazen pode ser encontrada em Zen-Buddhism.net , que é de onde obtive a maior parte das minhas informações sobre a postura adequada (junto com a observação alguns úteis Vídeos do YouTube ) Depois de definir a postura e a respiração, vem a parte mais difícil: fazê-la por 15 a 30 minutos de cada vez.

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Foto: brenkee via Pixabay

A posição mais a respiração e a tentativa de limpar sua mente de pensamentos, uma vez aperfeiçoada, leva a um aumento das ondas cerebrais alfa e teta dentro de sua cabeça, como exames médicos mostraram . O aumento da atividade das ondas cerebrais alfa e teta pode muito bem ser a razão para os benefícios psicológicos e físicos da meditação Zen mencionados nos estudos acima.

Mas não sinta que precisa entender a neurociência moderna por trás disso. Eu não fiz, e muitos neurocientistas não, e ainda aqui está o que aconteceu na minha jornada Zen.

Fase um: Fiquei mais irritado comigo mesmo
É natural supor que a meditação traz automaticamente paz interior, mas no início da minha jornada, tentar ser Zen apenas me deixou irritado por uma série de razões. Primeiro, era difícil para mim desligar todos os meus dispositivos durante as sessões de meditação - eu estava com medo de perder uma mensagem importante durante minha meditação de 30 minutos todas as noites. Mas eu queria fazer isso direito, então desliguei todas as distrações que pude pensar. Em seguida, trouxe o tapete de exercícios, acendi velas, diminuí as luzes e até mesmo sentei o zazen.

Quanto mais eu tentava fortemente deixar meus pensamentos de lado, mais eles surgiam na minha cabeça.

Embora isso tenha preparado o terreno para a meditação Zen, quando realmente fechei os olhos e me concentrei na respiração, foi difícil para mim abandonar qualquer um dos pensamentos que tinha na cabeça. Isso é um problema, considerando que abandonar seus pensamentos é um dos principais objetivos da meditação Zen. Quanto mais eu tentava fortemente deixar meus pensamentos de lado, mais eles surgiam na minha cabeça. Minha mente ficava vagando de uma coisa para outra, e comecei a pensar que simplesmente não era o tipo de pessoa que poderia meditar. Por causa disso, e um tanto ironicamente, minhas primeiras tentativas de meditação Zen me deixaram mais estressado e ansioso do que normalmente estou.

No entanto, este aumento da ansiedade e dúvidas sobre a minha capacidade de ser Zen é normal para iniciantes, de acordo com Dan Tricarico , professora de inglês do ensino médio e autora de O Professor Zen: Criando Foco, Simplicidade e Tranquilidade na Sala de Aula . A ironia do Zen, da meditação e da atenção plena é a obsessão da sociedade ocidental em 'acertar', quando o ponto principal da atenção plena, Zen e meditação é que a dualidade de 'certo' e 'errado' é ilusória e as coisas apenas 'são', diz Tricarico.

Ele aponta que um dos maiores equívocos sobre a meditação Zen é que o meditador não pode ter pensamentos em sua cabeça. Mas isso não é verdade, diz Tricarico. Não podemos parar nossos pensamentos. A meditação zen simplesmente nos ajuda a perceber os pensamentos, sem nos apegar a eles ou julgá-los. A metáfora que ouvi que me ajudou a entender isso veio de alguém que disse: 'Você pode sentar-se ao lado do riacho e ver a água passar, mas isso não significa que você tem que pular e estar até os cotovelos ele. ”O mesmo é verdade com nossos pensamentos. Não podemos impedi-los de fluir, mas podemos sentar na margem do rio e apenas vê-los flutuar.

E Tricarico estava certo. Porque no final da primeira semana, eu parei de tentar pisotear meus pensamentos e, em vez disso, apenas os deixei fluir livremente enquanto me concentrava na minha respiração. A primeira vez que percebi que fiz isso com sucesso foi quando olhei para o relógio pensando que apenas cinco minutos haviam se passado. Na verdade, 25 minutos se passaram.

Fase dois: eu dormi melhor e acordei mais revigorado e focado
Na primeira semana, senti sono depois de meditar. Mas, na segunda semana, eu realmente me senti mais alerta depois. Na terceira semana, juro que esse estado de alerta se transferiu para minha vida profissional. Eu me sentia mais focado na maior parte do dia e conseguia me concentrar melhor nas tarefas sem estímulos externos. Isso mesmo: na verdade, bebi menos xícaras de café. Eu só não precisava da dose de cafeína como normalmente preciso.

Na verdade, bebi menos xícaras de café. Eu só não precisava da dose de cafeína como normalmente preciso.

Também na terceira semana, percebi que estava pegando no sono mais rápido do que normalmente. A princípio pensei que isso se devia à meditação antes de dormir, mas na semana seguinte meditei à tarde e ainda assim consegui dormir mais rápido do que normalmente faço. Além disso, acordei de manhã com mais facilidade e me sentindo mais revigorado.

Tricarico diz que a sonolência quando você começa a meditar é normal. Afinal, nossos corpos são programados para reconhecer que momentos de silêncio com os olhos fechados geralmente significa que queremos ir para a cama. Quando eu era um professor de teatro, muitos dos meus alunos adormeceram quando começamos a fazer visualizações guiadas e meditações, simplesmente porque os exercícios são muito relaxantes, diz Tricarico, mas com a prática, o relaxamento que você sente com a meditação Zen permanece sem você cochilar - até que você realmente queira, é isso.

Um dos benefícios óbvios da meditação é o relaxamento. E tenho certeza de que a ciência concordaria que quanto mais relaxado você estiver, mais fácil será adormecer. Acho que seu corpo entende que você fez uma tentativa de diminuir o ritmo e diminuir o estresse e, portanto, um sono melhor (e mais fácil) pode ser a forma de seu corpo recompensá-lo, observa ele.

Fase três: me senti menos apressado e mais confiante
Outro benefício que notei nas semanas três e quatro foi que me senti menos apressado do que normalmente. Eu tinha muito o que fazer todos os dias, é claro, mas sentia menos ansiedade sobre o tempo de que precisava e minha capacidade de realizar todas as tarefas que precisava. É como se eu tivesse mais confiança.

Saber que tudo o que é feito é feito é uma sensação incrível. É como ter um segredo que ninguém mais tem.

Para mim, este é um dos maiores benefícios da meditação, diz Tricarico. Há algo de libertador, quase subversivo, em saber que você tem a mesma quantidade de coisas para fazer todos os dias, mas que não está ansioso e não se sentindo apressado. Saber que você está no momento e que tudo o que é feito é feito e que está tudo bem é uma sensação incrível. Nem sempre acontece, mas quando acontece, é como ter um segredo que ninguém mais tem.

Fase quatro: meu humor e minha paciência melhoraram
Ao contrário do meu aumento do mau humor quando comecei a meditação Zen, na última semana percebi que estava decididamente menos mal-humorado e mais paciente do que antes de começar a meditar quatro semanas antes. Eu geralmente sou um daqueles caras que lhe dão um olhar mortal se você não consegue descobrir onde o troco na sua bolsa vai pagar pelo seu café enquanto espero na fila atrás de você com um lugar mais importante para estar. Mas na quarta semana eu esperaria pacientemente enquanto o barista refiz seu venti caffe mocha com o tipo certo de granulado.

Aborrecimentos, é claro, vêm de expectativas pessoais de um resultado desejado que não surge. A meditação zen, diz Tricarico, oferece uma sensação de distanciamento das expectativas, o que pode resultar em um humor mais leve. Essa sensação de desapego da expectativa e o que chamo de 'autocompaixão intencional e radical' (simplesmente ser gentil com você mesmo) também é um dos benefícios da meditação e pode ser bastante satisfatório, diz ele.

Foto: usuário do Flickr Thilo Hilberer

Como trabalhar a meditação em sua vida diária

Após minha jornada de quatro semanas pela meditação Zen, acredito em seus benefícios. Não é uma cura milagrosa, mas definitivamente me ajudou a ficar mais focado, dormir melhor e melhorar meu humor. E embora eu dedicasse 30 minutos por dia à meditação no estilo zazen - assim como a mulher de negócios em Kyoto - Tricarico diz que não há maneira certa ou errada de fazer Zen.

Outro equívoco é que, se você quiser meditar, terá que raspar a cabeça, usar um manto, mudar-se para um mosteiro e ser um monge no topo de uma montanha na China ou na Índia, diz ele. Não tão. Qualquer pessoa pode meditar, independentemente de seu estilo de vida ou experiência. Pode ser tão longo ou tão curto, tão formal ou tão informal, como você quiser.

Quanto mais ocupados estamos, mais podemos nos beneficiar da quietude e da atenção plena. Mas não precisa levar uma eternidade.

Tricarico observa que o ambiente em que você está ou a posição que você escolhe é menos importante do que as pessoas imaginam. Você pode praticar a meditação Zen sentado, em pé ou deitado na cama; no escritório, no carro ou em um centro dedicado de meditação Zen. Uma das minhas sessões de meditação mais 'formais' é uma meditação andando que faço todas as manhãs às 5 da manhã, onde ouço os pássaros, olho para a lua e desfruto da quietude enquanto me concentro na minha respiração e em cada passo que dou. É o paraíso, ele diz.

Quanto ao tempo que você precisa a cada dia, você não precisa fazer minhas sessões de 30 minutos.

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Há um velho ditado: 'Se você está ocupado, medite por 30 minutos. Se você estiver MUITO ocupado, medite por uma hora ', diz Tricarico. A moral disso, eu acho, é que quanto mais ocupados estamos, mais podemos nos beneficiar da quietude e da atenção plena. Mas não precisa levar uma eternidade.

Há um capítulo em meu livro onde falo sobre não importa o quão ocupado você esteja, você pode reservar cinco minutos. Comece por aí. Respire lentamente e ouça os pássaros, olhe para o céu, ouça uma música dos Beatles. Isso também é meditativo, ele observa. Começar com cinco minutos por dia é absolutamente aceitável e provavelmente um bom lugar para começar. Mesmo se você se sentar em zazen por uma hora, duas vezes ao dia, uma rápida sessão de respiração de cinco minutos sempre pode ajudar.