Como treinar seu cérebro para parar de ficar bravo com alguém

Você está furioso e não aguenta mais! Sorte sua, você não precisa.

Como treinar seu cérebro para parar de ficar bravo com alguém

Você e um colega de trabalho - ou, nesse caso, um parente, parceiro ou amigo - tiveram uma briga. As feridas ainda estão frescas. Você ainda está com raiva. E toda vez que você vê ou pensa nessa pessoa, você fica furioso. Talvez muito tempo tenha se passado desde o incidente, mas você simplesmente não consegue superar isso. Aqui está o que você pode fazer.

De que é feita a raiva



Para superar a raiva, é útil entender o que é realmente a raiva. Os sentimentos são gerados pelo que é chamado de sistema motivacional. Eles são uma forma de ajudá-lo a avaliar a eficácia com que seus objetivos estão sendo alcançados. E é como você interpreta esses sentimentos que cria uma experiência emocional.

Porém, no mundo moderno - onde muitos de nossos objetivos são conceituais e nenhuma quantidade de força física pode nos ajudar a resolver nossos problemas - a raiva pode ser menos útil.

Quando uma meta importante para você é bloqueada, você se sente mal. Quanto mais importante for o objetivo, mais forte será o sentimento negativo. Quando as circunstâncias fazem com que a meta falhe, você fica frustrado com essas circunstâncias. Mas quando um indivíduo é a fonte do bloqueio, você fica com raiva eles – Visto que eles são a fonte do problema.



Do ponto de vista evolutivo, a alta energia e a postura agressiva que acompanham a raiva fazem muito sentido. Se você tiver que lutar contra um inimigo, gritar e usar força física pode ser útil. No mundo moderno, porém - onde tantos de nossos objetivos são conceituais e nenhuma quantidade de força física pode nos ajudar a resolver nossos problemas - a raiva pode ser menos útil, para dizer o mínimo.



A fim de se acalmar e aliviar essas emoções - especialmente se elas duraram por um tempo - você não pode simplesmente tentar forçar o incidente original para fora de sua mente e esperar que eventualmente pare de ficar louco. Você precisa olhar para trás, para o que a pessoa fez para você. Ainda parece tão importante agora quanto parecia quando aconteceu pela primeira vez? Caso contrário, você pode tentar perdoar a pessoa por sua ação. Se o que eles fizeram parece imperdoável , entretanto, você precisará de outra estratégia.

Por que perdoar e esquecer, de qualquer maneira?

Mas primeiro, considere o perdão. Há evidência crescente que o perdão beneficia o perdoador, não apenas o perdoado.

Uma das razões pelas quais continuamos com raiva das pessoas é porque somos continuamente lembrados dos detalhes do que elas nos fizeram. Esses detalhes fazem com que a transgressão pareça nova. Lembrá-los reacende a atividade do sistema motivacional, o que faz com que a raiva original acenda novamente.



Então, quando alguém diz, eu posso perdoar, mas nunca esquecer, não acredite. Quando você perdoa alguém, isso o ajuda a esquecer os detalhes do que a pessoa fez com você - os dois andam de mãos dadas. Com o tempo, esse esquecimento torna mais difícil para a transgressão realmente ativar novamente o seu sistema motivacional. Como resultado, você não é mais capaz de gerar a energia necessária para realmente sentir raiva da outra pessoa.

Você pode sempre ser cauteloso deles, e você não pode totalmente Confiar em eles nunca mais, mas isso é diferente de ficar bravo. Mesmo que seu relacionamento não se recupere, pelo menos você não permanecerá ativamente zangado com eles para sempre.

Crie alguma distância

E quando você realmente não consegue perdoar alguém? Isso o condena a reviver em detalhes vívidos as circunstâncias da explosão original para sempre? Não necessariamente. Mesmo quando você não consegue perdoar, você não precisa necessariamente se colocar em situações que preservem altos níveis de raiva em relação a eles. A força de sua reação emocional a uma pessoa depende do grau de envolvimento psicológico que você tem com ela.

A raiva tende a nos prender a uma única maneira de pensar sobre o que aconteceu. Essa interpretação se torna uma ferida que não cicatriza.



Muitas vezes, quando você está com raiva de alguém, tende a pensar repetidamente sobre o que essa pessoa fez com você, o que o mantém emocionalmente envolvido com a maneira como foi injustiçado. Os psicólogos chamam esse padrão de pensamento repetitivo de ruminação, nome que designa como as vacas ruminam.

Para evitar ruminar, distancie-se psicologicamente da situação. Concentre-se em outros aspectos de sua vida. Quando você realmente pensa sobre a situação, imagine-a da perspectiva de um de seus amigos, não do seu próprio ponto de vista. Ao se esforçar para ver de fora, você estará persuadindo sua mente a pensar na situação de forma mais abstrata. Como resultado, os detalhes específicos do que essa pessoa fez estarão menos disponíveis para você e, portanto, terão menos influência em seu estado emocional.

Reenquadrar a situação

Por fim, é importante ressaltar que a raiva tende a nos prender em uma única maneira de pensar sobre o que aconteceu. Essa interpretação se torna uma ferida que não cicatriza.

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Uma abordagem alternativa é encontrar outras maneiras de caracterizar a situação. Expressões como quando a vida lhe dá limões, faça uma limonada são, na verdade, para alguma coisa, psicologicamente falando, porque elas o encorajam a olhar para a sua situação atual de uma maneira diferente. A transgressão que outra pessoa cometeu ainda pode ter criado outra oportunidade para você que você não teria considerado de outra forma. Isso pode não fazer você se sentir melhor sobre o pessoa , mas pode fazer você se sentir melhor sobre o situação .

Você também pode tentar considerar a situação do ponto de vista da pessoa com quem está zangado. Temos uma forte tendência de presumir que as ações dos outros são impulsionadas por características eles têm (como ser mesquinhos, rancorosos ou malvados) pelo circunstâncias que os levam a realizar essas ações. Quando você assume a perspectiva dessa pessoa, aspectos da situação dela podem se tornar mais óbvios, e isso pode ajudá-lo a entender por que ela agiu daquela maneira - mesmo que você ainda não concorde com isso.

Nunca é fácil parar de ficar com raiva de alguém. E você pode até sentir que o comportamento deles justifica totalmente que fiquem bravos com eles. Mas a emoção da raiva pode ser poderosa e raramente nos leva a tomar decisões produtivas - especialmente no trabalho. Se você não consegue encontrar uma maneira de superar isso, você não estará apenas punindo a outra pessoa com seu desdém, você pode estar se machucando também.

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