Como lidar com a ansiedade de voltar ao normal

A pandemia afetou a todos, mas muitos de nós não estamos ansiosos para voltar à vida normal. Veja como gerenciar medos e expectativas.

Como lidar com a ansiedade de voltar ao normal

A pandemia foi difícil de várias maneiras. Tem havido muita ansiedade por estar em público e pela possibilidade de ficar doente. Tem havido divisão política sobre a seriedade da COVID-19, a eficácia de várias medidas de proteção e a necessidade de vacinar. A economia deu uma volta de montanha-russa. E muitas pessoas estão exaustos com o ambiente de trabalho em casa.



Então, você pensaria que o aumento da disponibilidade de vacinas, a perspectiva de as pessoas retornarem aos escritórios e as oportunidades de viajar fariam as pessoas pular de alegria.

Em vez disso, ouvi muita ansiedade das pessoas sobre o retorno ao normal. Isso reflete vários fatores. Parte disso é a incerteza sobre como será o futuro. A segunda é que os próximos meses vão envolver muitas mudanças em suas rotinas e isso também é estressante. Existem maneiras de se preparar.



Reduzindo a incerteza

Grande parte da ansiedade que enfrentamos vem de nossa incapacidade de prever o futuro. O cérebro é um mecanismo de previsão e fica mais confortável quando você sabe o que está por vir. Durante a pandemia, foi difícil prever a próxima fase. No início, uma grande parte do problema era que muito do que estava acontecendo estava além de qualquer coisa que a maioria das pessoas já havia experimentado, então tínhamos que esperar para ver o que aconteceria a seguir. Mesmo os especialistas não tinham certeza de como exatamente a pandemia iria se desenrolar.



Mesmo que nossas vidas diárias se tornassem mais previsíveis, ainda havia muita incerteza, porque não podíamos prever o curso da pandemia. À medida que as vacinas são lançadas, há uma estranha mistura de esperança e incerteza. As vacinas prometem que seremos capazes de retornar a um modo de vida mais normal. Porém, existem preocupações sobre todas as variantes e se a vacina fornecerá proteção suficiente contra elas. Como resultado, quando ouvimos sobre um retorno à vida pré-COVID, há muita ansiedade sobre como isso pode acontecer com segurança.

Existem várias coisas que você pode fazer para reduzir a incerteza quanto ao retorno ao trabalho. Primeiro, descubra as políticas que seu local de trabalho está adotando em relação ao retorno ao trabalho. Compare-os com o que outras organizações estão fazendo. Como alguém que esteve envolvido no planejamento do COVID-19 para minha universidade este ano, passamos muito tempo nos certificando de que estamos cientes do que as outras escolas estão fazendo. Isso nos permitiu tomar boas decisões com base em nossas próprias avaliações da situação, bem como ter uma noção de quais são as normas. Da mesma forma, muitos tomadores de decisões organizacionais estão prestando atenção aos padrões do setor para ter uma ideia da maneira mais segura de voltar ao trabalho.

Em segundo lugar, se você tem passado muito tempo sozinho durante a pandemia, encontre maneiras de estar perto de outras pessoas com segurança. Atual CDC guidance sugere que, se você foi vacinado, pode passar um tempo ao ar livre com as pessoas com segurança, sem usar máscaras. Quanto mais você gasta tempo em atividades seguras perto de outras pessoas, mais fácil será imaginar como será sua vida profissional quando você estiver mais perto de outras pessoas. E isso vai reduzir sua ansiedade.



Finalmente, certifique-se de ser vacinado e encoraje ativamente todos ao seu redor a tomar a vacina. Com menos da metade da população dos EUA vacinada, já existe uma hesitação significativa em relação à vacina, reduzindo o número de pessoas na fila para tomar as vacinas. A única maneira de podermos retornar às atividades pré-pandemia em breve é ​​se conseguirmos vacinar um número significativo de pessoas.

Preparando-se mentalmente para a mudança nas rotinas

Uma segunda fonte significativa de ansiedade é a mudança. Não importa o quanto você reclame de determinadas situações, raramente faz mudanças significativas em sua vida. Um grande motivo para essa resistência é que seu cérebro está programado para preferir fazer as coisas por hábito do que ter que pensar sobre elas. Os hábitos são uma forma de o cérebro minimizar a quantidade de energia gasta pensando em uma tarefa, porque o hábito cria uma associação direta entre a situação e a ação que você deve realizar.

Lembre-se de seu estado mental em março de 2020, as empresas começaram a fechar e os trabalhadores que precisavam ir trabalhar pessoalmente tiveram que usar máscaras e se distanciar socialmente. A nova situação parecia estranha e as pessoas estavam ansiosas e infelizes. Pouco mais de um ano depois, desenvolvemos rotinas em torno de nosso novo ambiente de trabalho. Tornou-se confortável para nós, embora possamos falar sobre coisas que sentimos falta sobre nossos hábitos de trabalho pré-COVID.



Tenha em mente que seis meses após a transição para um novo modo de trabalho no novo normal, você terá criado hábitos em torno disso e se sentirá normal e confortável. Certamente, você deve encontrar maneiras de preservar algumas das coisas de que gosta no seu dia de trabalho no COVID. Lembre-se de que você se adaptará a qualquer situação e, portanto, não vale a pena perder muito tempo se preocupando com a transição.