Como lidar com a depressão no trabalho

Trabalhar com a depressão pode ser como se arrastar na lama. Experimente essas estratégias para ajudá-lo a manter o profissionalismo e lidar com seus sintomas.

Como lidar com a depressão no trabalho

Se você está trabalhando e lutando contra a depressão, não está sozinho. Mais de 16 milhões de adultos americanos sofrem de depressão, de acordo com o Associação de Ansiedade e Depressão da América , com a maioria desses indivíduos em seus primeiros anos de trabalho. A idade média de início do transtorno depressivo maior é de 32,5 anos.

A depressão pode causar dificuldade de concentração, levar a uma sensação de exaustão ou ser oprimido por suas tarefas. Embora alguns possam atribuir esses sintomas ao estresse no local de trabalho, quando os sintomas não desaparecem fora do horário de trabalho e também começam a interferir em outras áreas da sua vida, pode ser um sinal de que você está sofrendo de depressão e ansiedade, dois condições comuns de saúde mental que tendem a andar de mãos dadas.

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De acordo com Mental Health America , a depressão clínica custa à economia dos EUA mais de US $ 51 bilhões em absenteísmo no local de trabalho e perda de produtividade. Se não for tratada, a depressão pode ser debilitante e prejudicar seu desempenho no trabalho, fazendo com que você fique ainda mais ansioso quanto à estabilidade no emprego ou capacidade de subir na hierarquia.



Trabalhar com a depressão pode parecer como se você estivesse se arrastando na lama. Experimente essas estratégias para ajudá-lo a manter seu profissionalismo no trabalho enquanto enfrenta seus sintomas de depressão.

Fale com seu chefe

Enquanto muitos indivíduos que sofrem de depressão tendem a ter medo de falar com seus superiores sobre sua saúde mental devido ao medo de serem percebidos como fracos ou incapazes de fazer seu trabalho, o psicólogo Dr. Nikole Benders-Hadi diz que falar com seu chefe ou departamento de RH é importante para criar um ambiente de trabalho que funcione para você. Ela aconselha reservar um tempo privado para falar com seu chefe, sem interrupções para discutir os problemas que você está tendo, bem como as adaptações de que possa precisar para desempenhar em seu trabalho. Isso pode incluir folga adicional, intervalos programados ou, para alguns, um dia mais estruturado. Ao discutir quaisquer acomodações, Benders-Hadi recomenda focar mais em sua capacidade de realizar seu trabalho, em vez de detalhes específicos dos sintomas que você está experimentando.

Se cuida

Desenvolver um bom regime de autocuidado é extremamente importante para lidar com os sintomas de depressão e ansiedade. Comer uma dieta saudável, dormir o suficiente, fazer exercícios e ser social são mecanismos críticos de enfrentamento. Os exercícios respiratórios e o relaxamento muscular progressivo também podem ajudar a acalmar seu corpo quando você estiver se sentindo oprimido. Existem vários aplicativos de exercícios respiratórios disponíveis que você pode baixar e praticar durante uma pausa no trabalho para ajudá-lo a lidar com o dia.

Organize sua jornada de trabalho

Para se preparar para o dia e controlar seus sintomas de depressão, reserve um tempo para se organizar. Priorize tarefas, agende pausas frequentes, elimine distrações e divida grandes projetos em partes menores e gerenciáveis ​​para permitir que você planeje melhor o dia seguinte.

O psicólogo clínico Dr. Sanam Hafeez recomenda programar o seu dia com base em quando você está se sentindo melhor. Se sua ansiedade for alta durante o trajeto matinal, por exemplo, talvez uma mudança no horário de trabalho que o faça entrar no escritório às 7h antes da hora do rush, ou, se as manhãs não forem sua praia, por volta das 11h, depois da hora do rush , e trabalhando até 20h pode ser uma opção. A chave é saber sua melhor situação de trabalho, onde você é mais produtivo, menos deprimido ou ansioso, e ter uma conversa aberta para ver como os arranjos de trabalho podem funcionar, diz Hafeez.

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Conheça seus melhores horários do dia

Entender quando você está mais produtivo pode ajudá-lo a lidar com a depressão e a ansiedade. Se você sabe que as tardes são mais difíceis de manter o foco, faça as tarefas importantes logo de manhã, diz Benders-Hadi.

Conhecer os seus desencadeadores de depressão e ansiedade e quando é mais provável que ocorram também é importante para planejar adequadamente o seu dia. Pessoas que experimentam depressão ou ansiedade pela manhã podem se sentir melhor voltando o foco para a reunião para que possam interagir com outras pessoas e trocar ideias que podem desviar sua mente do que desencadeou a ansiedade (um problema familiar ou deslocamento estressante), diz Hafeez. Outros podem querer se concentrar em tarefas e resultados finais logo de manhã e ter reuniões à tarde, uma vez que riscam algumas coisas de sua lista de tarefas. Gerenciar sua carga de trabalho significa estar ciente de quando você está no seu melhor.

Confie no seu sistema de suporte

É extremamente importante ter o apoio de alguém; seu chefe ou colegas de trabalho, ou pessoas inteiramente fora do local de trabalho, diz Benders-Hadi. A depressão pode ser uma experiência isoladora. Embora você possa sentir que precisa se proteger para evitar compartilhar detalhes de suas lutas de saúde mental com outras pessoas, expandir seu sistema de apoio pode ser uma ferramenta valiosa em seu arsenal de depressão. Freqüentemente, as pessoas podem estar se sentindo sozinhas e sem apoio, então pode ser benéfico estender a mão para outras pessoas, diz Benders-Hadi. Programe pelo menos uma ou duas atividades sociais por semana em sua agenda.

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Procure ajuda externa

Reconheça as dificuldades que está enfrentando, tendo em mente que não há motivo para se envergonhar de problemas de saúde mental. Encontrar um profissional com quem você possa falar é um ótimo primeiro passo para lidar com os sintomas da depressão. A maioria dos Programas de Assistência ao Funcionário (EAPs) oferece suporte para questões de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.