Como hackear seu cérebro em busca de ideias criativas antes mesmo de você sair da cama

Seu cérebro emite ondas teta quando você está adormecendo ou acordando. Veja como usá-los para resolver problemas.

Como hackear seu cérebro em busca de ideias criativas antes mesmo de você sair da cama

Comer. Dorme. Resolver problemas. Repita. Você provavelmente passa grande parte de suas horas de vigília enfrentando desafios, especialmente quando está no trabalho.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Muitos dos maiores visionários de negócios do mundo, de Sara Blakely para Richard Branson , devem seu sucesso à capacidade de identificar problemas (em ambos os casos, necessidades não atendidas do consumidor) e fornecer soluções.

Claro, independentemente de quão esperado (ou importante) resolução de problemas no local de trabalho é, ainda é estressante, e algumas pessoas parecem ser melhores nisso do que outras.



Portanto, se você quiser aumentar seu jogo aqui, sugiro que comece a encontrar as respostas durante o sono - literalmente. É chamado de cavalgar as ondas cerebrais theta. Não, não se trata de auto-hipnose ou meditação Zen: é ciência pura e funciona.

Mas primeiro, deixe-me voltar:

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Quais são as quatro ondas cerebrais?

Como educador Ned Herrmann explica , as ondas cerebrais - a atividade elétrica que emana do cérebro - ocorrem em quatro estados, dependendo do seu nível de atividade. Herrmann continua a quebrar cada estado diminuindo a frequência das ondas.

Aprender a utilizar as ondas teta requer alguma prática. Faça isso regularmente, no entanto, e você desenvolverá um hábito positivo que pode levar sua produtividade a novos níveis.

Quando mais ativo, você gera ondas beta (por exemplo, quando está no meio de uma entrevista de emprego). Quando você está relaxado (como quando você finalmente concluiu aquele grande projeto e pode respirar), seu cérebro muda para ondas alfa. Agora, saltando à frente por um minuto, o quarto estágio é delta e é quando você está em um sono profundo.

Eu pulei o terceiro estágio, theta, porque é o melhor para resolver problemas. Herrmann diz:

Indivíduos que dirigem muito em autoestradas costumam ter boas idéias durante os períodos em que estão em teta. . . Isso também pode ocorrer no chuveiro ou banheira, ou mesmo ao fazer a barba ou escovar o cabelo. É um estado em que as tarefas se tornam tão automáticas que você pode se desligar delas mentalmente. A ideação que pode ocorrer durante o estado theta é freqüentemente um fluxo livre e ocorre sem censura ou culpa.

Você também está em theta quando está adormecendo ou acordando e entre o estado de alerta ativo e o sonho profundo. Como Herrmann compartilha:

Durante este ciclo de despertar, é possível que os indivíduos permaneçam no estado theta por um período prolongado de, digamos, cinco a 15 minutos - o que lhes permitiria ter um fluxo livre de idéias sobre os eventos de ontem ou contemplar as atividades do dia seguinte . Este tempo pode ser extremamente produtivo e pode ser um período de atividade mental muito significativa e criativa.

Existe alguma prova real de que isso funcione?

Tirar proveito de quando seu cérebro está preparado para lhe dar as melhores ideias é algo que as pessoas de sucesso vêm fazendo há centenas de anos. Artistas como Salvador Dali, escritores como Mary Shelley , e grandes pensadores compreenderam que o estágio inicial de adormecimento do sono, quando as ondas teta predominam no cérebro, é o melhor momento para deixar a criatividade fluir.

Albert Einstein e Thomas Edison também contou com momentos de semi-sono para refletir sobre grandes ideias. Uma mente ágil e criativa é preparada para resolver problemas, e é por isso que enfrentar mentalmente os desafios do dia de manhã cedo enquanto você ainda está neste estado (ou mesmo à noite quando você começa a adormecer) pode produzir resultados surpreendentes. O que funcionou para Einstein pode funcionar para você também, embora talvez não do tipo da teoria da relatividade.

Como você pode usar as ondas Theta para avançar?

Aprender a utilizar as ondas teta requer alguma prática. Faça isso regularmente, no entanto, e você desenvolverá um hábito positivo que pode levar sua produtividade a novos níveis. Veja como começar.

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1. Escolha uma tarefa. Assim que você começa a ficar consciente pela manhã, mas enquanto seus olhos estão fechados e seu cérebro ainda está sonhando, pense no problema ou tarefa mais imediata que você terá que enfrentar hoje. Pode ser ter uma conversa complicada, negociar com um cliente, escrever um relatório ou criar uma nova campanha de marketing. Não importa quantas tarefas possam estar correndo em sua mente, escolha apenas um e deixe o cérebro ruminar.

Não force seus pensamentos em nenhuma direção, exceto para manter o foco no tópico. Como seu cérebro provavelmente ficou revirando esses problemas em segundo plano a noite toda, à medida que você começa a refletir sobre o assunto, seu subconsciente começa a encontrar uma solução.

Freqüentemente, você terá uma ou duas ideias úteis. De vez em quando, você terá um lampejo de gênio. Agora, para ser honesto, você provavelmente se esquecerá de fazer isso todos os dias ao começar, mas com o tempo você será capaz de criar um hábito, apenas mais uma parte de sua rotina matinal.

2. Faça anotações. Se você é como eu, a parte mais frustrante da solução de problemas em theta é que você tende a esquecer essas ideias inspiradas quando se levanta e começa a rolar. Você vai quebrar seu cérebro no chuveiro tentando se lembrar daqueles três pontos brilhantes que você elaborou mentalmente. É por isso que você precisa anotá-los assim que acordar o suficiente para abrir os olhos.

A parte mais frustrante da solução de problemas em theta é que você tende a esquecer essas idéias inspiradas assim que se levanta e começa a rolar.

Pegue seu smartphone (ele está carregando na mesinha de cabeceira, certo?) E anote ou grave por voz seus pensamentos. Faça isso rápido. Atenha-se a palavras-chave, descrições e frases que irão refrescar sua memória mais tarde, quando você estiver pronto para usar as informações.

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Benefício adicionado: o luz azul do seu telefone irá ajudá-lo a acordar. (Por outro lado, se você gostaria de quase dormir-resolver-problemas à noite, considere usar o método antigo de caneta e papel para registrar suas ideias, de modo que a luz eletrônica não perturbe seu sono.)

3. Revise. Acompanhe seus pensamentos theta para que possa examiná-los ao longo do tempo e encontrar padrões. Você pode descobrir que, para você, é melhor para lidar com o trabalho criativo, como escrever ou projetar. Ou você pode descobrir que oferece uma vantagem em comunicações faladas ou agendamento. Isso o ajudará a saber que perguntas fazer a si mesmo durante esse estado mental no futuro.

A inspiração vem de todos os cantos. Mas os obstáculos também. Pensar em theta explora as habilidades inerentes de resolução de problemas da mente de uma forma que permite que você se lembre das soluções e as use. Muitas vezes, trata-se apenas de encontrar um caminho em torno de um quarteirão na estrada ou cruzar uma ponte de uma ideia incompleta para uma verdadeiramente útil - e por que não fazer isso antes mesmo de sair da cama?


Este artigo apareceu originalmente em The Daily Musa e é reimpresso com permissão.

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