Como aprender a aceitar sua ansiedade (e transformá-la em excitação)

Aproveitar essa energia nervosa pode realmente impulsionar sua carreira.

Como aprender a aceitar sua ansiedade (e transformá-la em excitação)

Existe uma linha tênue entre ansiedade e entusiasmo. Fisiologicamente, os dois são quase idênticos. Você conhece a sensação: frequência cardíaca elevada, frio na barriga, palmas das mãos suadas e nervosismo. Todos são sintomas resultantes da estimulação do sistema nervoso.



Esteja você se preparando para um encontro ou para fazer um discurso na frente de seus colegas, as sensações físicas são muito semelhantes. A diferença entre excitação e ansiedade está em nossa interpretação deles. Associamos excitação a sentimentos positivos, mas pensamos na ansiedade como uma emoção esmagadoramente negativa que às vezes é debilitante.

Além do mais, no local de trabalho, a ansiedade crônica pode afetar nosso desempenho e nossa capacidade de liderar com eficácia. Como CEO e fundador de uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, a ansiedade é uma presença generalizada entre muitos de meus colegas. Isso não é surpreendente, visto que a maioria deles opera em uma cultura que usa o estresse como uma medalha de honra.



Quando sentimos ansiedade moderada, nosso primeiro instinto pode ser procurar maneiras de eliminá-la. Mas a pesquisa mostra que pode haver uma maneira melhor de gerenciar essas emoções negativas sem tentar reprimi-las totalmente. Tudo começa com uma simples mudança de perspectiva. Em vez de tentar manter a calma e continuar, talvez uma abordagem mais inteligente seja manter-se animado e trabalhar.

Ansiedade: o assassino silencioso (de carreira)



É importante notar que um pouco de ansiedade pode ser uma coisa boa. UMA estudo realizado há mais de um século por dois psicólogos de Harvard demonstraram que níveis moderados de estresse melhoraram o desempenho em humanos e animais.

No entanto, ansiedade demais faz com que nosso desempenho seja prejudicado - como quando você concentra muita atenção em sua ansiedade e não consegue desempenhar nada (ou seja, você sufoca). Se você teve essa experiência, não se preocupe, você ' não está sozinho: asfixia acontece regularmente a cerca de um quinto da população .

A ansiedade também pode fazer com que você evite situações desafiadoras - você pode reagir negativamente aos colegas e evitar riscos potencialmente recompensadores. No longo prazo, pode impedir seu avanço profissional ou o crescimento de sua empresa. Em termos de saúde física, ansiedade persistente também foi associada a doenças cardíacas, distúrbios respiratórios crônicos e condições gastrointestinais .

Ferramentas simples para mudar de ideia



Não sou estranho à ansiedade. Ser CEO da minha empresa, JotForm , tem seu quinhão de estresse, mesmo que eu seja um forte defensor da manutenção de um estilo de vida equilibrado e a abundância do descanso . Ao mesmo tempo, não quero que minhas emoções negativas afetem minha equipe. Então, estou procurando a melhor maneira de controlar a ansiedade sem eliminar essa sensação boa e energizada.

O que descobri é que tudo se resume a reenquadrar nosso nervosismo e rotular a ansiedade como empolgação. Embora possa parecer apenas uma ligeira mudança, os pesquisadores descobriram que mudar o rótulo de nossas emoções pode afetar significativamente nossos níveis de confiança e como atuamos.

Em 2014 estude , A professora de Harvard Alison Wood Brooks olhou para diferentes maneiras de lidar com a ansiedade pré-desempenho. Enquanto a maioria das pessoas acreditava que o melhor método era tentar se acalmar, Wood Brooks descobriu que as pessoas que reavaliam sua ansiedade como excitação sentiam-se mais, bem, animadas - e, mais importante, tinham um desempenho melhor.



O estudo foi assim: os participantes cantaram o hit de Journey, Don't Stop Believing. De antemão, eles deveriam dizer em voz alta Estou ansioso, estou animado ou nada. Usando um computador para medir o tom e o volume, Wood Brooks descobriu que os participantes que se disseram animados cantaram melhor, apesar de seus nervos. Também aumentou as crenças dos participantes em sua capacidade de um bom desempenho no futuro, demonstrando que um pouco de conversa interna positiva tem um impacto potencialmente duradouro.

As Woods Brooks explicado :

A maneira como verbalizamos e pensamos sobre nossos sentimentos ajuda a construir a maneira como realmente nos sentimos.

É um método simples que vale a pena testar na próxima vez que você se sentir ansioso. Por exemplo, se você tem uma apresentação para fazer e se pega preocupado com tudo que pode estar errado, ligue o interruptor. Em vez disso, diga as seguintes coisas em voz alta: Estou animado! Ou diga a si mesmo: empolgue-se! A chave não é destruir o nervosismo; apenas a maneira como você o percebe.

Você contra sua ansiedade

A ansiedade pode ter um efeito poderoso sobre todos nós. Às vezes, pode ser debilitante. Mas provavelmente é mais comum do que você pensa. Entre os empreendedores, onde lançar negócios, correr riscos e mergulhar em situações estressantes é normal, essa energia ansiosa pode até nos alimentar às vezes.

Portanto, em vez de tentar se livrar da ansiedade, tente rotular seus sentimentos como excitação. A ansiedade é forte, mas suas palavras e mensagens que você diz a si mesmo podem ser ainda mais fortes. Claro, você nunca deve se esquivar de buscar ajuda profissional se achar que essa é a melhor coisa para você.

Acho útil adotar a atitude de filósofo Soren Kierkegaard , que via a ansiedade como uma resposta à liberdade e à responsabilidade que temos por nossas decisões à luz dessa liberdade. Podemos nos concentrar em ser gratos por nossa ansiedade, por mais louco que isso possa parecer, e com essa gratidão encontrar algum alívio.


Aytekin Tank é o fundador da JotForm , um popular criador de formulários online . Estabelecido em 2006, o JotForm permite a coleta de dados personalizáveis ​​para geração aprimorada de leads, distribuição de pesquisas, coleta de pagamentos e muito mais.