Como o sonho lúcido pode melhorar sua vida acordada

Esqueça o que você acha que sabe sobre o sono. Pode ser apenas o seu momento mais produtivo.

Como o sonho lúcido pode melhorar sua vida acordada

Meu desejo inicial é acreditar que todos nesta sala são loucos. Ou pelo menos deliberadamente delirando.



Estou sentado em círculo com cerca de 20 pessoas; homens, mulheres, alguns jovens, alguns velhos. Alguns parecem hippies, alguns parecem gerentes de nível médio em firmas de contabilidade. Estamos em um estúdio alugado na área de Kennington, no sul de Londres. Estou ouvindo um cara de quase 20 anos nos dizendo como ele pode controlar as coisas. Ele pode atravessar paredes. Ele pode voar. Ele pode criar mundos. E todos ao meu redor neste estúdio estão agindo como se o que esse cara está dizendo fosse totalmente normal; como se isso não fosse uma loucura. Em absoluto. Talvez seja porque muitas das pessoas nesta sala afirmam ter poderes semelhantes.

O sonho lúcido é a arte de se tornar consciente dentro de seus sonhos.

Mas a questão é: todas essas pessoas nesta sala - até mesmo o cara que está dizendo que tem habilidades divinas - elas realmente posso fazer todas essas coisas. Há 30 anos de dados científicos que provam que eles podem . Isso porque as pessoas nesta sala são sonhadoras lúcidas e este é um workshop dirigido por Charlie Morley , um especialista europeu, autor e professor da lucidez dos sonhos.



O sonho lúcido é a arte de se tornar consciente dentro de seus sonhos, diz Morley, cujo livro mais recente Lucid Dreaming: um guia para iniciantes é um guia de início rápido para sonhos lúcidos. Um sonho lúcido é aquele em que você realiza, _ Aha! Estou sonhando!' enquanto você ainda está dormindo. Uma vez que você se torna consciente dentro de um sonho, pode interagir e direcioná-lo à vontade, escolhendo voar pelo céu ou, o que é mais interessante, interagir com personificações de sua própria mente.



Os pesquisadores ainda não têm certeza do que se passa na mente durante os sonhos lúcidos, mas parece ser um estado híbrido entre o sono REM (o estágio do sono em que temos os sonhos mais vívidos) e estar acordado.

Em um sonho lúcido, você não acordou, diz Morley. Na verdade, você ainda está dormindo, mas a parte direita do córtex pré-frontal dorsolateral do cérebro foi reativada, permitindo que você experimente o estado de sonho conscientemente com consciência auto-reflexiva. Depois de saber que está sonhando como sonha, você ganha acesso ao gerador de realidade virtual mais poderoso que existe: a mente.

As sensações em um sonho lúcido são iguais às do mundo real, dizem alguns participantes do workshop. Durante um sonho lúcido, eles podem sentir a areia de uma praia exótica escorregar entre os dedos dos pés. Eles me dizem como podem comer comida e tem um gosto tão bom quanto a comida do mundo real. Eles até me dizem como podem fazer sexo e é tão visceral e prazeroso quanto o sexo real - de fato, muitos iniciantes sonhadores lúcidos entram em sonhos lúcidos para o sexo.



Mas mais do que apenas ser algum tipo de Começo no estilo paisagem dos sonhos do jardim do prazer, as pessoas neste workshop me contam como os sonhos lúcidos trazem benefícios no mundo real. Eles me contam como isso os ajudou a se curar psicologicamente e fisicamente. Eles me dizem como pode ser usado para vencer os vícios. E eles me dizem como quase qualquer pessoa, mesmo eu, pode aprender a fazer isso.


Ciência baseada em sonhos

Vários estudos sugerem que, no que diz respeito aos nossos cérebros, ver é crer . E, como as imagens de fMRI revelaram, estar em um estado de sonho lúcido é um pouco diferente do que estar totalmente acordado no mundo real. Assim, o que o cérebro vê ou experimenta em um sonho lúcido pode ser transferido para o mundo desperto também.

Por exemplo, se você pode ter um sonho lúcido e decidir correr para treinar para a maratona que está chegando, aquele treinamento que você fez no sonho pode realmente ser transportado para o mundo físico . Ou se no mundo real você está estudando para se tornar um pintor, você pode passar algum tempo pintando seu sonho lúcido e os talentos que você adquirir estarão disponíveis para você quando você acordar.



Eu sei que parece improvável, mas tudo é possível graças a um processo mental e corporal conhecido como neuroplasticidade . Neuroplasticidade se refere à capacidade do cérebro de literalmente se reconectar em resposta a estímulos. É por isso que melhoramos em tarefas repetidas. O maratonista não fica melhor apenas porque seus músculos crescem, ele fica melhor porque seu cérebro se reconecta para controlar melhor seu corpo. A neuroplasticidade torna o pintor um pintor melhor porque o ato de criar uma pintura após a pintura faz com que seu cérebro se refaça para ficar mais atento às cores e às formas.

Mas em um sonho lúcido, seu cérebro pensa que você está realmente fazendo isso, então as mudanças neuroplásticas são mais pronunciadas.
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Usar o cérebro para treinar seu corpo não é nada novo. Os atletas têm usado o treinamento de visualização para melhorar seu desempenho por décadas. Mas Morley aponta que simplesmente imaginar que você está fazendo algo está longe de ser tão eficaz quanto treinar para fazer algo em um sonho lúcido.

Os resultados do treinamento dos sonhos lúcidos são muito maiores do que o ensaio imaginário porque a pesquisa mostra que a percepção nos sonhos lúcidos está mais próxima da percepção da vigília do que a imaginação, diz ele. Em outras palavras, seu cérebro sabe quando você está apenas imaginando algo. Mas em um sonho lúcido, seu cérebro pensa que você está realmente fazendo isso, então as mudanças neuroplásticas são mais pronunciadas.

E os benefícios do sonho lúcido no mundo real não se limitam ao treinamento atlético ou artístico. As pessoas usaram os sonhos lúcidos para perder peso, tratar distúrbios de estresse pós-traumático, enfrentar fobias e se tornar mais conscientes, atentos e produtivos no mundo real.

Fumei 14 anos, disse-me uma sonhadora lúcida. Não podia desistir. Comecei a fumar em meus sonhos lúcidos há dois anos e desde então não fumei nenhum cigarro durante minhas horas de vigília. Eu fumo todas as noites em meus sonhos. Eu não preciso mais fazer isso quando estou acordado. O que você acha daquilo?

Honestamente, parece loucura, digo antes que possa me conter. Agora me sinto um idiota, então tento esclarecer para amenizar o golpe. Quer dizer, eu li o livro de Charlie antes de vir aqui. Eu pesquisei neuroplasticidade no passado. Eu entendo a ciência. Eu simplesmente não consigo imaginar nada em um sonho que possa parecer no mundo real.

O homem sorri. Nem eu. Mas tente você mesmo.

de onde veio a massa?

Então eu fiz.

Noite 1: Intenções de Sonho e Diários

Depois que o workshop termina, estou revigorado. Estar em uma sala com pessoas sérias que falam de todos os benefícios dos sonhos lúcidos me faz sentir como se estivesse desperdiçando um terço da minha vida, bem, dormindo regularmente. E embora eu não consiga imaginar um sonho parecendo realidade, decido tentar.

Morley me disse que algumas pessoas, especialmente aquelas que sonham muito, têm uma boa chance de ter seu primeiro sonho lúcido poucos dias depois de tentar. Tenho sorte de sonhar quase todas as noites, então estou esperançoso de ter uma boa chance de sonhos lúcidos, especialmente porque Morley foi gentil o suficiente para me dizer a melhor abordagem para iniciantes a usar.

A primeira chave é tornar sua mente consciente receptiva para prestar atenção aos seus sonhos. Isso envolve duas coisas: fazer um plano de sonhos e começar um diário de sonhos. Meu plano de sonho é simplesmente uma pequena frase que repito para mim mesma enquanto estou deitada na cama naquela noite. Pretendo me lembrar dos meus sonhos esta noite, digo repetidamente. Isso supostamente prepara minha mente subconscientemente para sonhar da mesma maneira que dizer a si mesmo que você precisa acordar às 6 da manhã para aquela reunião prepara sua mente para acordá-lo naquele exato momento.

Vou para a cama e sonho. Mas só percebo que é um sonho quando acordo às 4 da manhã. Não estava lúcido. Mas eu sigo o segundo passo de Morley: eu escrevo o sonho no meu diário de sonhos - apenas um bloco de notas que estou mantendo ao lado da minha cama. Escrever em um diário de sonhos abre ainda mais sua mente não apenas para ser receptivo aos sonhos, mas também para ajudá-lo a se lembrar deles.

Volto para a cama na esperança de que, já que escrevi meu sonho anterior, vou reconhecê-lo como um sonho se continuar sonhando novamente. Mas quando acordo às 8 da manhã, não me lembro de ter sonhado de novo.

Noite 2: acordar, voltar para a cama

Na noite seguinte, eu subo um degrau. Morley chama isso de abordagem Wake, Back to Bed. Defino meu despertador para duas horas mais cedo do que normalmente acordo - 6 da manhã. Com base nos ciclos de sono, isso deve me colocar firmemente no território do sono REM, a melhor hora para sonhar. Se interrompermos esse momento ao acordar, teremos uma boa chance de começar a sonhar assim que adormecermos novamente. O importante é que você precisa ficar acordado por uma hora para passar fome do tempo dos seus sonhos antes de voltar para a cama. Isso deixa seu cérebro faminto por sonhar e permite que você volte rapidamente ao sono REM, que é quando sonhos vívidos acontecem.

Eu fico acordado por uma hora, lendo. Também digo a mim mesma que, quando voltar para a cama, vou perceber que estou tendo um sonho. A intenção desse plano onírico prepara minha mente para estar aberta à lucidez. Volto para a cama e sonho estar em Lisboa, a minha cidade preferida. Mas eu não percebo que é um sonho quando estou tendo.


Noite 3: gatilhos e contos

Depois da segunda noite, senti que estava no caminho certo. Eu simplesmente não estava preparado com um gatilho. Um gatilho é algo em nosso sonho que pode nos tornar cientes de que estamos sonhando. Um gatilho pode ser qualquer coisa fora do comum: ver um parente morto, fazer sexo com uma celebridade, assistir a um macaco azul fazendo malabarismo com minivans. Essas são coisas que sabemos que não estaríamos fazendo ou veríamos se estivéssemos acordados.

Quando sonho, meus sonhos geralmente acontecem fora de Londres, onde moro, então um bom gatilho para eu estar ciente é estar em qualquer lugar fora de Londres. Então, antes de ir para a cama, digo a mim mesma que se de repente estou em algum lugar fora de Londres, é um sinal de que estou sonhando.

Mas o seu gatilho só revela você poderia estar sonhando. Para confirmá-lo, você precisa de um tell. Uma indicação é algo que você pode verificar para ver se funciona e se parece com o que acontece no mundo real. É o sinal que muitas vezes fará a transição de um estado pré-lúcido para um sonho lúcido completo.

No estado pré-lúcido, a mente geralmente não tem problemas para conjurar as coisas grandes - pessoas, ruas, cidades inteiras - mas tem problemas com os pequenos detalhes. Morley diz que se você reconhecer um gatilho, confirme que está sonhando olhando para a frente da sua mão e depois para as costas. Em um sonho pré-lúcido, você frequentemente verá sua mão criar dedos extras ou mudar de forma. Como alternativa, você pode tentar ler o texto (em um sonho, o texto geralmente muda enquanto você o lê). Este é um sinal claro de que você está tendo um sonho e essa consciência muitas vezes o levará a um estado de sonho lúcido.

Quando vou para a cama volto a encontrar-me em Lisboa. Estou de volta ao apartamento que aluguei no verão passado. Estou tão feliz, adoro isso aqui. A janela está aberta e estou observando as andorinhas brincando na brisa quente. Mas então me lembro que é fevereiro e deveria estar em Londres. Eu olho para minha mão e a viro. É extremamente peludo e meio enrugado.

Meu Deus! Eu acho que. Estou sonhando. E eu sei que estou sonhando. Estou tendo um sonho lúcido! Eureka! É hora de pegar uma garota portuguesa e ir para a praia! Isto é tão…

Mas então acordo na minha cama em Londres. Meu primeiro sonho lúcido durou cinco segundos.

o universo de steven acabou?

Noite 4: Aprendendo a relaxar

Estou sem palavras para descrever como foi descobrir que estava sonhando enquanto estava sonhando. Mas minha reação à epifania de que estava tendo um sonho lúcido também foi minha ruína. Fiquei muito animado, o que funciona como um botão de ejeção. A maioria dos sonhadores lúcidos pela primeira vez ficará superexcitada enquanto estão sonhando, acordando assim antes de poderem fazer qualquer coisa.

Então, no dia seguinte, não penso em sonhos lúcidos. Em vez disso, penso em Lisboa e no apartamento que adoro e nos meus planos de voltar neste verão. E quando vou para a cama naquela noite, sonho com Lisboa de novo, e então percebo que deveria estar em Londres e tento ler uma placa de rua, mas ela muda de texto enquanto a leio. E em segundos eu sei que estou sonhando de novo, mas fico calmo e não penso sobre a realização do meu sonho lúcido; em vez disso penso em Lisboa e em como adoro passear pelas suas ruas e decido ir a pé até à Praça de Touros do Campo Pequeno. O pavimento da rua está duro sob meus pés. O ar está quente. O céu azul brilha de sol. E durante os 15 ou 20 segundos que consigo andar, nunca me senti tão à vontade com as coisas. Estou dormindo, mas não estou. Estou em Lisboa mas não estou.

E eu acordo na minha cama com um sorriso no rosto.


Voltando 10 anos da sua vida

Embora a prática dos sonhos lúcidos exista há mais de 3.000 anos, sua ciência ainda está em sua infância. O tempo total do meu sonho lúcido é de menos de 60 segundos, mas agora acredito em sua eficácia. Tudo o que fiz até agora foi usá-lo para passear pela minha cidade favorita, mas fazer isso me pareceu tão real quanto estar sentado aqui digitando este artigo agora.

O tempo total do meu sonho lúcido é de menos de 60 segundos, mas agora acredito em sua eficácia.

Embora eu não tenha usado para parar de fumar ou para treinar para uma maratona, agora entendo como fumar ou treinar em um sonho lúcido pode parecer tão real quanto durante nossas horas de vigília. E isso para não falar de sua capacidade de permitir que as pessoas enfrentem de forma realista seus medos na segurança de suas próprias mentes. Mas, mais do que isso, minha breve experiência com sonhos lúcidos me fez pensar sobre o quanto mais poderíamos viver se pudéssemos participar ativamente de nossos sonhos enquanto nossos corpos dormem.

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Se você considerar que a expectativa de vida média de uma pessoa nos Estados Unidos é de apenas 80 anos, isso significa que 26 anos completos de nossas vidas passam despercebidos. Isso não quer dizer que foram 26 anos perdidos, é claro. Afinal, dormir é essencial para a vida e sem ele não poderíamos sobreviver por muito tempo.

Mas e se pudéssemos aproveitar as duas ou três horas por noite em que sonhamos ativamente? O que poderíamos alcançar se pudéssemos retomar 10 anos de produtividade aprendendo a ter sonhos lúcidos, de modo que, quando nossos corpos estão descansando, nossas mentes ainda estão ativamente explorando, aprendendo e crescendo?

Se as realizações de algumas das pessoas que conheci no workshop servirem de indicação, a resposta pode ser limitada apenas pelo que a mente pode sonhar.