Como o planejamento para o fracasso pode ajudá-lo a ter sucesso

Definir as intenções de implementação é criar uma resposta automática e específica para cada obstáculo em seu caminho.

Como o planejamento para o fracasso pode ajudá-lo a ter sucesso

Em seu best-seller de 1999, O monge que vendeu sua Ferrari , Robin Sharma conta a história de um grupo de monges na Índia que, sempre que têm um pensamento negativo, fazem uma caminhada traiçoeira até uma grande cachoeira. Eles ficam sob a água gelada e latejante até que o pensamento negativo seja lavado deles.



Isso pode soar um pouco extremo, e é provável que você não tenha uma cachoeira no seu quarteirão para ficar embaixo dela sempre que você estragar alguma coisa. Mas os psicólogos modernos agora estão descobrindo que os monges podem ter descoberto algo.

Intenções de implementação e criação de gatilhos

Como você se mantém no caminho para alcançar uma meta quando está lutando para se manter motivado? Uma resposta que os psicólogos encontraram é chamada intenções de implementação. É um princípio simples, que se resume a saber com antecedência exatamente o que você fará se desviar do curso, bem como definir precisamente o que significa desviar do curso para você.



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Quando os corredores da ultramaratona iniciam uma corrida extenuante, eles regularmente definem parâmetros em torno do que será necessário para desistir.

Por exemplo, quando os corredores da ultramaratona iniciam uma corrida extenuante, eles regularmente definem parâmetros em torno do que será necessário para eles desistirem: Se eu perder completamente a visão, paro. Claro, não precisa ser tão extremo quanto ficar temporariamente cego ou ser atingido por uma poderosa cachoeira. O objetivo é simplesmente definir um ponto de referência para o fracasso e um plano de ação, caso você acertá-lo.



Freqüentemente, se você não predeterminar as condições em que você vai parar, você vai parar prematuramente. De acordo com Jesse Itzler, autor de Viver com um SEAL , a maioria das pessoas para em cerca de 40% de sua capacidade real . Isso faz sentido: quando as coisas ficam difíceis, sua mente entra em modo de sobrevivência e você começa a ansiar por doses de dopamina. É por isso que muitos de nós nos estressamos com as refeições ou verificamos compulsivamente as redes sociais em meio a um trabalho difícil.

Mas a teoria por trás das intenções de implementação vai um passo além do que apenas ter um plano de abandono. Você também precisa estabelecer a resposta se-então que você terá quando encontrar condições difíceis. Pesquisa entre crianças encontrou que imaginar os obstáculos para seus objetivos e suas respostas do tipo se / então melhoraram as notas, a frequência e a conduta dos alunos em sala de aula. E estudos separados descobriram que as intenções de implementação podem melhorar forte e consistentemente a gestão do tempo .

Por quê? Porque planejar agir de acordo com uma meta - mesmo que essa meta descreva o que você faz quando falhar - realmente pode criar uma visão mais clara e imagem cognitiva mais precisa sobre essa situação futura. Essa clareza persiste até que seu plano seja aprovado ou seu objetivo seja alcançado. Outra pesquisa descobriu que essa clareza mental aprimorada ajuda você lembrar facilmente uma situação anterior semelhante e responder com mais rapidez e eficácia à atual. Em outras palavras, as intenções de implementação podem melhorar detecção de sugestão quando é importante, minimizando alarmes falsos.

Colocando o planejamento de falhas para funcionar

O desenvolvimento de intenções de implementação cria um forte vínculo mental entre o componente if e o componente then.



Desenvolvimento de intenções de implementação cria uma forte ligação mental entre o componente if e o componente then. Você realmente deseja que sua resposta à situação crítica apareça mais ou menos automaticamente, caso você a alcance. Essa resposta, em termos psicológicos, deve ser iniciada imediatamente , eficientemente , e sem precisar de mais nada resolução consciente . Dessa forma, sua intenção de implementação é mais do que apenas um roteiro, é um sistema automatizado desencadear - um estímulo externo (um cheiro, sala, pessoa, música, etc.) que desencadeia uma reação treinada. E isso significa saber como são as circunstâncias de uma falha potencial intimamente - até mesmo visceralmente.

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Meu primo Jesse foi um fumante ávido por mais de uma década, fumando vários maços por dia. Três anos atrás, ele perdeu o controle. Sempre que está se sentindo muito estressado e anseia por um cigarro, ele diz a si mesmo: Se eu fosse fumante, esta é uma das vezes em que fumaria. Então ele continua com o que quer que esteja fazendo.

Uma intenção de implementação eficaz pode ser tão simples quanto um lembrete mental. Em vez de se banhar em uma cachoeira gelada, esse gatilho funciona para Jesse porque é muito importante para ele que não se identifique mais como fumante. E esse profundo compromisso ajudou Jesse a treinar seu cérebro para se lembrar automaticamente disso no momento em que se sentir tentado a fumar.

Foco no processo



Embora escrever e visualizar a conclusão de sua meta possa ser útil, a pesquisa descobriu que visualizando o processar (as barreiras que você enfrentará e suas respostas a elas) nas quais você alcançará seu objetivo podem melhorar seu desempenho e diminuir a ansiedade.

Quer experimentar agora? Retire um pedaço de papel e pegue uma caneta ou lápis e faça o seguinte:

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  • Pense em seu objetivo principal.
  • Anotá-la.
  • Dê a ele um cronograma, de preferência um bastante curto.
  • Imagine todos os obstáculos potenciais que você enfrentará para atingir esse objetivo.
  • Escreva esses obstáculos.
  • Agora, pense em uma resposta se-então que você terá para cada um desses obstáculos.

Primeiro, visualizando as várias formas que a falha pode assumir e, em seguida, planejando suas respostas automáticas para cada uma dessas situações, você pode começar a treinar seu cérebro para colocá-las em ação muito antes do necessário.

No entanto, existem algumas advertências importantes a ter em conta. A pesquisa descobriu que se o seu compromisso com seu objetivo for fraco, sua resposta se-então provavelmente ineficaz . E uma pesquisa separada descobriu que, se sua autoeficácia (sua crença em sua própria capacidade) for baixa, até mesmo as intenções de implementação provavelmente não vai funcionar bem para você. A baixa autoeficácia limita sua capacidade de continuar quando fica difícil.

Quanto mais específico for o seu plano, mais sucesso você terá.

Outra pesquisa descobriu que as intenções de implementação geralmente não ajude as pessoas que avaliam seus próprios comportamentos com base nos padrões de outras pessoas ou da sociedade. Em outras palavras, seus objetivos precisam ser intrinsecamente motivadores, não atrelados a algo que os outros acham importante, mas que você talvez não ache.

Finalmente, específico respostas se-então (se eu entrar na cozinha e desejar biscoitos, então ...) foi encontrado para ser mais eficaz do que vagas Sempre que eu desejar junk food, então. . .). Assim como acontece com a visualização e o estabelecimento de metas, quanto mais específico for seu plano de falha, melhor você será em instituí-lo - e, com sorte, em permanecer no caminho certo para o sucesso final.

Benjamin Hardy está fazendo doutorado em psicologia industrial e organizacional na Clemson University e é pai de três filhos adotivos épicos. Siga-o no Twitter em @BenjaminPHardy .