Como calar aquela voz negativa insistente na sua cabeça

Seu cérebro está apenas tentando protegê-lo, mas o fluxo constante de dúvidas está prendendo você. Aqui estão algumas táticas para substituí-lo.

Como calar aquela voz negativa insistente na sua cabeça

Você já se viu diante de um novo desafio e de repente um pensamento surge em sua cabeça - eu não posso fazer isso, vou falhar? Esses pensamentos negativos podem ser muito poderosos e opressores, impedindo você de buscar novas oportunidades. Então, como você desliga essa tagarelice mental negativa?

O objetivo principal do seu cérebro é protegê-lo, diz a treinadora executiva e psicóloga do comportamento Marcia Reynolds, autora de Ser mais esperto do que seu cérebro . A primeira coisa que seu cérebro diz a você quando se depara com uma situação em que haja qualquer dúvida é: não faça isso, você será humilhado, você se machucará.


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Reconheça os pensamentos

De uma perspectiva evolutiva, a razão de existência do cérebro não é ser criativo e brilhante, mas evitar que você esteja em situações prejudiciais. Isso não é um bom presságio se você quiser assumir riscos e criar coisas novas. Reynolds diz que, para superar o instinto do cérebro de protegê-lo, você precisa dizer obrigado, cérebro, mas eu realmente não preciso dessa mensagem agora.

Em vez de dizer que estou tendo um pensamento negativo, devo ser uma pessoa negativa, reconhecer o pensamento e dizer: Oh, isso é interessante, olhe o que meu cérebro está fazendo. Depois de reconhecer que o pensamento que está tendo é o seu cérebro tentando protegê-lo, você pode dar um passo para trás e se perguntar o que você precisa fazer agora para mudar seus pensamentos.


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Procure as verdades

Quando sua mente pular para o negativo, pergunte-se se esses pensamentos têm alguma verdade por trás deles. Se você está pronto para uma promoção e sua mente começa a dizer, você está louco, você vai falhar, pergunte a si mesmo que verdades tornam isso real. Em seguida, procure as evidências que refutam esse pensamento. Pense em todas as vezes em que você se sentiu fora de sua zona de conforto, mas conseguiu.

Treine seu cérebro para reconhecer o que é positivo

Reynolds diz que podemos treinar nosso cérebro para ser mais positivo realizando um exercício de visualização matinal. Pergunte a si mesmo O que quero alcançar hoje? Como vou aparecer hoje? Visualize como será o seu dia quando estiver no seu melhor, então, no final do dia, pergunte a si mesmo o que você fez durante o dia para alcançar aquelas coisas que você visualizou pela manhã.

Em vez de repassar o que deu errado durante o dia, escreva o que deu certo, mesmo que seja pequeno. Você precisa dar evidências ao seu cérebro de que pode ter sucesso, diz Reynolds. Tornar este ritual um hábito mental pode ajudar a mudar sua perspectiva e evitar a tagarelice mental negativa que, de outra forma, poderia impedi-lo.


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Concentre-se na emoção.

Para treinar seu cérebro para lidar com pensamentos negativos, Reynolds descreve uma técnica usada por psicólogos do esporte para ajudar atletas profissionais a permanecerem na zona. Expire, liberando o pensamento negativo e limpe a cabeça. Em seguida, coloque sua consciência no centro do corpo, o ponto logo abaixo do umbigo. Isso ajuda você a ficar com os pés no chão.

Finalmente, concentre-se em como você deseja se sentir. As emoções afetam nossos pensamentos e comportamento, diz Reynolds. Se quiser se sentir confiante, lembre-se de uma época em que você era confiante e lembre-se de como seu corpo se sentia naquele estado. Talvez seus ombros tenham sido puxados para trás e você se sentisse mais alto. Lembre-se e concentre-se nesse sentimento. Este exercício pode enganar sua mente para silenciar esse absurdo negativo que está acontecendo em seu cérebro.