Como parar de desperdiçar sua vida assistindo TV e fazer algo que valha a pena com seu tempo ocioso

Quando você subtrai o tempo gasto trabalhando, se locomovendo, comendo, dormindo e fazendo tarefas domésticas, é provável que você fique com apenas uma ou duas horas de tempo livre a cada noite. Veja como aproveitá-lo ao máximo.

Como parar de desperdiçar sua vida assistindo TV e fazer algo que valha a pena com seu tempo ocioso

Foi uma longa, longa segunda-feira.

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Você chega em casa do trabalho, janta, se arruma, joga-se no sofá e cochila assistindo TV ou mexendo no telefone. Então você repete a mesma rotina terça, quarta, quinta e sexta-feira. Antes que você perceba, você chegou ao fim de semana e parecia que tudo o que você fez durante toda a semana foi trabalhar.

Na realidade, você tinha uma ou duas horas para fazer o que quisesse todas as noites. Mas porque você não investiu conscientemente esse tempo em atividades significativas ou satisfatórias, todos os dias parecia uma chatice.



Então, como você sacode essa rotina e começa a investir seu tempo em atividades que realmente o satisfaçam e revigorem?



Como treinador de gerenciamento de tempo, vi que essas cinco estratégias podem ajudá-lo a sentir que tem mais tempo livre e a se sentir mais feliz com a forma como o investe.

Planeje seu tempo de inatividade com antecedência

Fazer uma escolha positiva sobre o que fazer à noite é realmente difícil quando você já se sente esgotado. A melhor opção é pensar no tempo livre. Isso pode incluir agendar um jantar fora, tempo para cozinhar, uma visita à academia ou uma oportunidade de revisar suas contas de aposentadoria. Se você precisar se coordenar com outras pessoas, recomendo agendar eventos com pelo menos alguns dias de antecedência, por exemplo, entrando em contato na quarta ou quinta-feira para os planos de fim de semana. Você pode até querer colocar um lembrete recorrente em sua agenda às quartas-feiras para que você pense no fim de semana. E para atividades solo, como ler ou fazer algo em sua casa, algum pensamento consciente até de manhã pode aumentar suas chances de uma boa noite. Por exemplo, no caminho para o trabalho, você pode decidir que esta noite fará uma caminhada ou, finalmente, resolverá algumas contas pendentes.

Preparação para a ação

Como o tempo livre é tão limitado, é essencial que você se prepare com antecedência para aproveitar ao máximo seu tempo. Isso pode significar fazer uma mala de ginástica para que você possa ir direto do trabalho para a academia, escrever uma lista de recados para que você possa sair no final do dia e ir direto a eles, ou estabelecer o que você ' Precisarei trabalhar em um projeto doméstico mais tarde naquela noite. Fazer a tacada na noite anterior diminui as chances de inação e também o incentiva a deixar o trabalho no horário. Quando você tem um nível de consciência mais alto, está ciente de que tempo extra no escritório significa menos tempo para qualquer outra coisa que você queira fazer, então você tem motivação para sair.

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Faça o que satisfaz



Nem todas as atividades irão beneficiar igualmente sua vida. Assistir TV ou rolar a tela no telefone não é intrinsecamente ruim ou errado, mas essas atividades não produzem os produtos químicos cerebrais que aumentam o humor, como as estratégias de alívio do estresse mais eficazes podem. As melhores atividades incluem fazer exercícios ou praticar esportes, assistir a um serviço religioso, ler, ouvir música, passar tempo com amigos ou família, receber uma massagem, caminhar, meditar, praticar ioga ou passatempos.

Cada pessoa tem preferências ligeiramente diferentes, portanto, faça uma lista das atividades específicas que o deixam mais feliz. Por exemplo, se você é extrovertido, isso pode incluir sair e ficar perto das pessoas tanto quanto possível, enquanto um introvertido pode precisar de mais atividades solo. Em seguida, tente obter alguns deles a cada semana. Talvez sua lista inclua jogar futebol, fazer caminhadas, ler e passar tempo com sua cara-metade. A clareza sobre o que você deseja fazer torna mais fácil tornar essas atividades uma prioridade.

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Dobre o benefício

Uma maneira simples de multiplicar os benefícios do seu precioso tempo livre é agrupar atividades. Por exemplo, vá passear com um amigo ou trabalhe em um hobby criativo com sua cara-metade - fazendo a mesma atividade ou estando na mesma sala. Uma coisa que descobri sobre mim mesma nos últimos anos é que prefiro encontrar-me socialmente para uma caminhada do que para beber ou jantar. Então, agora, quando amigos sugerem ficar juntos, tento nos orientar para uma atividade ao ar livre. Dessa forma, eu entro no tempo social e faço algo que me atualiza em um nível profundo.

Aumente seu senso de tempo



Outro pequeno truque para dar a si mesmo a sensação de que tem mais tempo livre é fazer mais de uma atividade por noite. Por exemplo, em vez de apenas malhar, também reserve de 10 a 15 minutos para ler ou, em vez de apenas sair para jantar, classifique a correspondência. Eu não recomendo arrumar seu tempo livre com muita força. Mas, ao fazer várias atividades em uma noite, você sente que experimentou mais no mesmo período de tempo.

Você pode assistir TV à noite? Absolutamente. Não estou sugerindo que você deve se banir de todos os dispositivos eletrônicos à noite. Mas você deve considerar uma abordagem mais intencional do seu tempo livre. Alguns pequenos ajustes em como você o gasta podem ter um grande impacto no sentido de que você tem tempo livre, seus níveis gerais de energia e sua satisfação com a vida em geral.


Elizabeth Grace Saunders é a autora de Gestão do Tempo Divino e Como investir seu tempo como dinheiro , e um treinador de gerenciamento de tempo. Saiba mais em www.RealLifeE.com