Como parar de se preocupar com o que os outros pensam de você

A busca por validação externa constante pode estar atrapalhando seu sucesso.

Como parar de se preocupar com o que os outros pensam de você

Todos nós queremos ser amados, mas se você se pega gastando muita energia pensando no que os outros pensam de você, pode estar criando um padrão doentio que pode ser debilitante para o seu sucesso.



Embora seja normal se preocupar com o que os outros pensam, podem surgir problemas quando a única maneira de medir seu sucesso é através dos olhos dos outros. E a verdade é que nos preocupamos com o que os outros pensam de nós muito mais do que os outros realmente pensam sobre nós.

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Veja como evitar a preocupação:



Entenda por que nos preocupamos

É natural que você comece a receber os sinais que vê e ouve sobre o que as pessoas pensam sobre você, diz Nihar Chhaya, coach executivo e presidente da empresa de desenvolvimento de liderança Parceiro Executivo . Afinal, os humanos são seres sociais e o que os outros pensam de nós contribui para a nossa autoidentidade. Preocupar-se com as opiniões dos outros sobre nós pode resultar de tendências da infância para buscar validação externa de pais e professores.



Mas, como adulto, decidir que o que as pessoas pensam tem de validar o que você faz pode deixá-lo obsessivamente preocupado e pode ser restritivo ao seu sucesso. Se tudo o que acontece com você é baseado em alguém dando sinal de positivo ou verde, então você estará à disposição dos fatores externos, diz Chhaya.

Reconheça o efeito Spotlight

As pessoas nos criticam muito menos do que pensamos. Freqüentemente, o que percebemos como nossas fraquezas nos parece mais severo do que os outros pensam que são. Como seres humanos com egos e uma autoconsciência inata de nossos próprios sentimentos, ações e pensamentos, tendemos a notar e exagerar muito nossas falhas, ao mesmo tempo que assumimos que todos ao nosso redor têm um microscópio focado em falhas, erros e deslizes, diz Melody J. Wilding, treinadora de psicologia do local de trabalho e professora de comportamento humano na Hunter College da City University de Nova York. A verdade é que os outros não percebem nossas falhas tanto quanto pensamos que eles percebem, porque estão muito ocupados observando e exagerando suas próprias falhas.

Desenvolva sua própria história

Reserve algum tempo para refletir e desenvolver alguma autopercepção para que possa desenvolver sua própria história interna como um contrapeso à história que você acredita que os outros têm de você. Freqüentemente, o que você pensa que os outros pensam de você é o seu próprio crítico interno falando com você. Podemos superar essa crítica interna fornecendo a nós mesmos evidências em contrário.

Questione seu crítico interno



Então você acha que seu colega de trabalho odeia você, mas você tem alguma evidência de que seja verdade? Embora você possa não querer ir até eles e perguntar francamente se eles te odeiam, Chhaya diz que você pode abordar uma conversa sobre o assunto perguntando como eles se sentem em trabalhar com você e se há algo que você pode fazer para tornar isso mais fácil para vocês dois trabalharem melhor juntos. Isso pode ajudá-lo a validar o que você pensa que eles pensam de você e, às vezes, desligar aquele crítico interno que inventa histórias em sua mente que muitas vezes são mais duras do que a realidade.

Construa seu músculo desconfortável

Nunca podemos saber com certeza o que outra pessoa pensa de você. Para muitos, essa preocupação constante com o que os outros pensam de nós é desconfortável. Ninguém gosta de sentar-se em uma sala com alguém que acha que tem sentimentos negativos em relação a ele. Uma maneira de resistir ao impacto emocional do efeito dos holofotes é continuar a se colocar em situações desconfortáveis. Se você tem medo de ser julgado por outros, participar de um grupo de brindes, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de experimentar estar no centro das atenções e praticar domar seu crítico interior.

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Aceite um pouco de autodúvida

É normal ter alguma dúvida e se preocupar com a forma como somos percebidos pelos outros. Na verdade, Chhaya diz que um pouco de preocupação pode ser uma coisa positiva. Pode torná-lo mais empático ou intuitivo, porque você está sintonizado com os sinais das pessoas ao seu redor, diz ele. Pessoas que se preocupam com o que as outras pessoas pensam são, em geral, melhores ouvintes, mais flexíveis e mais conscientes e, diz Chhaya, podem ser melhores líderes.

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