Como se treinar para acordar sem um despertador

Aprenda como aproveitar o poder de seus ritmos circadianos naturais para livrar-se do irritante despertador e do seu hábito de botão de soneca para sempre.

Como se treinar para acordar sem um despertador

Nota do editor: esta história contém uma de nossas 11 resoluções de ano novo que você pode cumprir em 2014. Para obter a lista completa, clique aqui.

Pode parecer uma superpotência ser capaz de acordar sem um alarme, mas é mais alcançável do que você pensa. É realmente apenas a velha biologia normal - o resultado de seus hormônios preparando você para o dia.

É um hábito no qual você pode se treinar, deixando-o mais alerta pela manhã e, ousaria dizer, mais produtivo.



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A ciência de como acordar naturalmente

Como Lucas Reilly escreve em fio dental de menta , os ritmos circadianos do seu corpo são governados pelo núcleo supraquiasmático, um aglomerado de nervos no centro do seu cérebro que diz a você quando se sentir cansado e quando se sentir acordado. A palavra chave aqui é ritmo : quanto mais consistentes forem seus tempos de sono e vigília, mais prontamente você dormirá e acordará, graças a uma proteína chamado PERIOD (ou apenas PER) .

O número de proteínas PER em nossas células aumenta e diminui ao longo do dia. À noite, os níveis de PER caem e nossos sistemas relaxam de acordo, conforme a pressão arterial, a frequência cardíaca e os processos mentais começam a diminuir. À medida que a manhã se aproxima, seus níveis de PER sobem, elevando a temperatura corporal e a pressão arterial. Além disso, hormônios de mobilização (geralmente chamados de estresse), como o cortisol, começam a ser liberados em seu corpo, tirando você do sono e levando-o à atividade do dia.

Sim, você pode mudar suas listras adormecidas.

Mas quando você é acordado repentinamente por um despertador, você não sente a facilidade gradual de ser acordado por seu ciclo natural de sono; em vez disso, você está grogue e tropeçando - sintomas de inércia do sono.

Um estudo da Universidade de Lubeck, onde 15 voluntários foram convidados a dormir em um laboratório por três noites, provou isso. Como Reilly escreve, os resultados foram, bem, chocantes:

como criar um cronograma

Uma noite, o grupo foi informado de que seria acordado às 6 da manhã, enquanto em outras noites o grupo foi informado de que seria acordado às 9 da manhã.

Mas os pesquisadores mentiram - eles acordaram os voluntários às 6 da manhã de qualquer maneira. E os resultados foram surpreendentes. Nos dias em que as pessoas que dormiam eram avisadas que acordariam cedo, seus hormônios do estresse aumentavam às 4h30, como se estivessem antecipando o início da manhã. Quando os dorminhocos foram informados que acordariam às 9 da manhã, seus hormônios do estresse não aumentaram - e eles acordaram mais tontos.

Em outras palavras, parece que nossos corpos podem sentir a intenção que estabelecemos para acordar. É por isso que manter um ritmo diligente é tão útil: se definirmos um horário para dormir e acordar todos os dias, nossas proteínas e hormônios de relaxamento e mobilização podem começar a se ativar de acordo. Se você fizer isso com um ritmo consistente o suficiente, você pode não precisar daquele despertador afinal.

Por razões semelhantes, seu botão de soneca é um bastardo enganador. Quando você acorda, seu corpo está pulsando com hormônios de mobilização, mas colocar a cabeça para trás no travesseiro diz a seu corpo para relaxar novamente. O que confunde o que poderia ser uma rotina matinal clara.

E se você está dormindo com o alarme, pode querer melhorar sua higiene do sono.

Não é o que queremos dizer com higiene do sono.

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Dica de chapéu: fio dental de menta