Como enganar seu cérebro para desacelerar o tempo

Você pode não ser capaz de distorcer o espaço-tempo, mas pode usar esses dois processos psicológicos para diminuir sua percepção do tempo.

Como enganar seu cérebro para desacelerar o tempo

Para onde foi o tempo? é uma pergunta que costumamos fazer a nós mesmos. A expectativa de vida média nos EUA é 79 anos , mas algumas pessoas vivem muito mais do que outras enquanto estão na superfície - não em termos físicos, é claro, mas em suas mentes.

Notoriamente, o tempo voa quando você está se divertindo. E fica mais lento durante os momentos de experiência extrema. Os filmes adoram capturar a maneira como tudo entra em câmera lenta durante um evento com risco de vida, mas isso não é apenas uma metáfora visual. O grande tênis do tênis John McEnroe uma vez descrito esse fenômeno desta forma: as coisas ficam mais lentas, a bola parece muito maior e você sente que tem mais tempo.

Se nossa experiência com a passagem do tempo fosse confiável, não precisaríamos checar nossos relógios com tanta frequência. O tempo subjetivo é tudo menos estável, o que abre uma oportunidade para manipulá-lo como quisermos - pelo menos até certo ponto. Aqui está uma olhada em como ajustar dois dos principais fatores que os pesquisadores descobriram que influenciam nossa experiência de tempo: atenção e excitação emocional.



Preste mais atenção

Simplificando, o tempo fica mais lento quando você se preocupa com mais coisas. Em um estudo, pesquisadores encontraram que quando nossa atenção muda para algo novo, o tempo parece passar mais devagar. Pense na última vez que você caminhou em algum lugar onde nunca tinha estado. Tudo era novo e você provavelmente gastou muito mais tempo se concentrando e pensando sobre todo o seu novo ambiente. Então, no caminho de volta, parecia ir muito mais rápido.

Se nossa experiência com a passagem do tempo fosse confiável, não precisaríamos checar nossos relógios com tanta frequência.

Nesse caso, sua mudança de atenção foi devido a algo novo que você encontrou, impulsionado pela situação. Obviamente, não há como andar pela mesma rua para o primeiro vez a segundo Tempo. Mas pode haver uma maneira diferente de prestar mais atenção sobre a qual você tem algum controle: Podemos perceber mais do que está acontecendo a qualquer momento, simplesmente sendo mais atentos. A meditação mindfulness, que visa ajudar as pessoas a atender mais plenamente aos aspectos do momento presente, foi mostrado para diminuir o tempo percebido.

Por outro lado, se você está perdido em apenas uma tarefa, o tempo passa rapidamente. Talvez seja fim de semana e você finalmente esteja pintando o quarto do bebê ou arrumando a casa, e antes que você perceba, o domingo acabou. Quando nos concentramos em apenas uma coisa e praticamente não temos consciência de qualquer outra coisa, isso acelera o tempo. Neurocientistas até mostraram que quanto mais engajada está nossa atenção, mais rápido percebemos o tempo se movendo.

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Portanto, para desacelerar ou acelerar sua sensação de passagem do tempo, uma das alavancas mais eficazes a se puxar (em qualquer direção) é o quanto e que tipo de atenção você presta a uma determinada experiência.

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Uma segunda alavanca é o que os psicólogos chamam de excitação emocional. Quando nossas emoções estão altamente envolvidas e o sangue começa a bombear, podemos ter mais tempo.

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Por exemplo, quando os pesquisadores mostraram pessoas com raiva ou rostos felizes (ambos são emocionalmente estimulantes), as pessoas pensaram que viram os rostos por mais tempo do que quando viram rostos que não exibiam emoção. Além disso, as varreduras cerebrais dos participantes mostraram um padrão diferente de atividade nas partes do cérebro consideradas envolvidas na percepção subjetiva do tempo. Isso ajuda a explicar por que atletas como McEnroe podem sentir que o tempo fica mais lento durante competições emocionantes de alto risco.

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Um estudo levou isso a um nível mais extremo e colocou os participantes em queda livre, para assustá-los. O objetivo era ver se ficar apavorado de forma confiável retarda o tempo. Com certeza, sim - 36%, na verdade. Enquanto os participantes estavam caindo no ar, eles não eram melhores em realmente ver as coisas em câmera lenta. Mas a lembrança da queda é que demorou mais do que realmente demorou. Isso não quer dizer que se você quiser experimentar o tempo se mover devagar, você precisa saltar de pára-quedas. Mas aponta para os gatilhos emocionais que podem levar a essa impressão.

Então, se você quiser experiência mais tempo no tempo que você realmente tenho , exponha-se a coisas novas e seja mais consciente do que está acontecendo. Se você puder treinar seu cérebro para se tornar mais consciente do que está ao seu redor, provavelmente terá mais experiências de vida no geral. Ou você pode apenas se animar de vez em quando: seja por meio de emoções positivas (excitação) ou negativas (raiva) ou algo intermediário, adicionar mais excitação emocional às suas experiências também pode ajudá-lo a sentir que havia mais tempo do que ali realmente era.

Quanto ao axioma de que o tempo voa quando você está se divertindo, parece que essa ligação é ainda mais forte do que você pode imaginar. Um estudo encontrado que, sendo tudo o mais igual, pensamos que nos divertíamos mais se pensássemos que o tempo passou voando. Portanto, diminua o tempo por sua própria conta e risco. Há ocasiões em que você pode querer experimentar mais da vida ou pensar mais profundamente sobre todas as coisas às quais deseja dar atenção. Outras vezes, você só quer se divertir.

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