Eu sou um oftalmologista. Veja como evitar que as telas arruinem sua visão

Não culpe a luz azul sozinha pela fadiga ocular e perda de sono. Essas dicas ajudarão a garantir que seu computador, tablet e telefone não mexam com sua visão e dormam.

Eu sou um oftalmologista. Veja como evitar que as telas arruinem sua visão

A luz azul teve uma má reputação, sendo responsabilizado pela perda de sono e danos aos olhos . Dispositivos eletrônicos pessoais emite mais luz azul do que qualquer outra cor . A luz azul tem um comprimento de onda curto, o que significa que é de alta energia e pode danificar os tecidos delicados do olho. Ele também pode passar do olho para a retina, o conjunto de neurônios que converte a luz em sinais que são a base da visão.

Estudos de laboratório mostraram que a exposição prolongada à luz azul de alta intensidade danifica as células da retina Em ratos. Mas epidemiológico estudos sobre pessoas reais conte uma história diferente.

Como um professor assistente da The Ohio State University College of Optometry, eu ensino e conduzo pesquisas sobre a visão, incluindo trabalho com células do olho da retina. Eu também atendo pacientes nas clínicas de ensino da faculdade. Freqüentemente, meus pacientes querem saber como podem manter os olhos saudáveis, apesar de ficarem olhando para a tela do computador o dia todo. Eles costumam perguntar sobre lentes de óculos com bloqueio azul que veem anunciadas na Internet.



Mas quando se trata de proteger sua visão e manter seus olhos saudáveis, a luz azul não é sua maior preocupação.

Proteção embutida

Uma maneira de pensar sobre a luz azul e o dano potencial à retina é considerar o sol. Luz solar é principalmente luz azul. Em uma tarde ensolarada, é quase 100.000 vezes mais brilhante do que a tela do seu computador. No entanto, poucos estudos em humanos encontraram qualquer link entre a exposição à luz solar e o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade, uma doença retiniana que leva à perda da visão central.

como assistir ao desfile do dia de ação de graças online

Se estar ao ar livre em uma tarde ensolarada provavelmente não danifica a retina humana, então nem o seu tablet escurece por comparação. Um estudo teórico recentemente chegou à mesma conclusão .

Então, por que a desconexão entre os efeitos da luz azul nos olhos de roedores e nos olhos humanos?

Os olhos humanos são diferentes dos olhos de roedores. Temos elementos de proteção, como pigmentos maculares e a capacidade natural de bloqueio azul do lentes cristalinas . Essas estruturas absorvem a luz azul antes que ela atinja a delicada retina.

Isso não significa que você deve jogar fora esses óculos de sol; eles fornecem benefícios além de proteger seus olhos da luz azul do sol. Por exemplo, usando óculos escuros retarda o desenvolvimento da catarata , que visão de nuvem.

Sentindo o blues

Só porque a luz azul não está prejudicando sua retina, não significa que seus dispositivos eletrônicos sejam inofensivos ou que a luz azul não afete seus olhos. Por causa de seu comprimento de onda, a luz azul perturbar a fisiologia do sono saudável . Sensível à luz azul as células, conhecidas como células ganglionares da retina intrinsecamente fotossensíveis, ou ipRGCs, desempenham um papel fundamental aqui, porque dizem ao relógio mestre do cérebro como ele é leve no ambiente. Isso significa que, quando você olha para uma tela bem iluminada, essas células ajudam a definir seu relógio interno para o estado de alerta diurno.

Mas essas células são sensíveis a cores além do azul, porque também recebem informações de outros neurônios da retina que são sensíveis a todo o espectro de cores.

Portanto, eliminar a luz azul por si só não é suficiente quando se trata de melhorar o sono; você precisa escurecer todas as cores.

como melhorar a capacidade de atenção

Quanto aos seus olhos cansados ​​depois de um longo dia olhando para o seu computador - outra reclamação comum que ouço de meus pacientes - a luz azul também não é a única culpada por isso. Um estudo recente demonstrou que apenas cortar a luz azul não melhorou as pessoas relataram conforto após uma longa sessão de computador mais do que simplesmente escurecer a tela.

Bloquear o azul faz sentido?

Muitos pacientes querem saber se devem comprar certos produtos que viram anunciados para bloquear a luz azul. Com base na pesquisa, a resposta curta é não.

Em primeiro lugar, a verdade é que qualquer luz forte muito perto da hora de dormir interfere no sono.

Evidências de montagem sugere que, em comparação com a leitura de um livro de bolso, o tempo de tela antes de dormir aumenta o tempo que leva para adormecer. Também rouba o sono restaurador do movimento rápido dos olhos, embota o foco e diminui a atividade cerebral no dia seguinte. Segurando o telefone perto dos olhos com as luzes provavelmente acesas agrava o problema .

Em segundo lugar, os produtos sobre os quais meus pacientes perguntam não bloqueiam muita luz azul. O principal revestimento anti-reflexo de bloqueio azul, por exemplo, bloqueia apenas cerca de 15% da luz azul que as telas emitem.

como as pirâmides costumavam ser

Você poderia obter a mesma redução apenas segurando o telefone a mais alguns centímetros do rosto. Experimente agora e veja se nota alguma diferença. Não? Então não deve surpreendê-lo que uma meta-análise recente concluiu que as lentes e revestimentos de bloqueio azul nenhum efeito significativo na qualidade do sono, conforto no computador ou saúde retinal.

O que realmente funciona

Existem maneiras de tornar a visualização da tela mais confortável e propícia para o sono.

Primeiro, desligue seus aparelhos eletrônicos antes de dormir. O Academia Americana de Pediatria recomenda que os quartos sejam zonas sem tela para as crianças, mas todos devemos dar ouvidos a este conselho. Fora do quarto, ao olhar para as telas, diminua o brilho.

Quanto ao cansaço visual, certifique-se de que possui os óculos adequados ou a prescrição para lentes de contato. Somente um optometrista ou oftalmologista pode fornecer essas informações.

Você também precisa cuidar da superfície dos olhos. Não apenas olhamos para as telas de nossos computadores - nós as encaramos. Na verdade, nosso taxa de piscamento despenca de cerca de 12 piscadas por minuto a 6. Como resultado, as lágrimas evaporam dos olhos e não se acumulam novamente até que nos afastemos da tela e comecemos a piscar. Isso causa inflamação na superfície do olho. É por isso que seus olhos ficam secos e cansados ​​depois de um dia passado no computador. Aconselho meus pacientes a tomarem duas medidas para garantir que seus olhos permaneçam úmidos durante longas sessões de computador.

Primeiro, siga a regra 20-20-20. O American Optometric Association define essa regra como fazer uma pausa de 20 segundos a cada 20 minutos para olhar para algo a 6 metros de distância. Isso permitirá que seus olhos pisquem e relaxem. Existem muitos aplicativos disponíveis para ajudar a lembrá-lo de seguir esta regra.

Em segundo lugar, use colírios lubrificantes antes de usar o computador por muito tempo. Essa tática reforçará as lágrimas naturais do corpo e manterá a superfície do olho hidratada. Mas evite aquelas quedas que levam ao vermelho. Eles contêm medicamentos que causam vermelhidão a longo prazo e conservantes que podem danificar as camadas externas do olho . Eu descobri que lágrimas artificiais rotuladas como sem conservantes geralmente funcionam melhor.

assistir nyc ball drop online

Com base em minha pesquisa, meu conselho é não acreditar no exagero sobre a luz azul e não desperdiçar seu dinheiro em produtos de que você não precisa. Em vez disso, mantenha as telas fora do seu quarto, reduza a luminosidade antes de dormir e mantenha os olhos lubrificados. E não se esqueça de piscar!


Phillip Yuhas é professor assistente de optometria em The Ohio State University . Este artigo foi republicado de A conversa sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .