O guia do introvertido para ficar sozinho sem se sentir culpado

Você não precisa revisar totalmente sua programação para dar ao seu cérebro introvertido o espaço de que ele precisa para reabastecer.

O guia do introvertido para ficar sozinho sem se sentir culpado

Todos nós precisamos de um pouco de espaço para processar mentalmente a vida e recarregar as baterias, para que possamos funcionar da melhor maneira possível e aproveitar o tempo com os outros. É que os introvertidos podem precisar de mais. Para os introvertidos, o tempo sozinho é tão essencial quanto dormir ou comer. Não receber o suficiente pode causar frustração, ressentimento e fadiga.



Mas encontrar esses momentos para reabastecer suas energias pode ser difícil e até mesmo causador de culpa - especialmente se você tiver uma família. Se eu vou o dia todo no trabalho, muitos introvertidos pensam, eu não deveria quer para passar o pouco tempo que me resta com meus entes queridos? Outros economizam tempo sozinhos por motivos mais práticos, temendo que fazer uma pausa em uma lista interminável de tarefas só os deixará mais para trás.

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Então, como você encontra espaço para ficar sozinho em sua agenda já apertada - e não se sentir culpado por isso? Essas estratégias podem ajudar.



Comece com aceitação

Por mais kumbaya que possa soar, seu primeiro passo é a aceitação. Abrace a ideia de que não há nada de egoísta em precisar ou querer um tempo sozinho. Aceite que as irritações diárias da sua vida podem ser exacerbadas pela desnutrição na área introvertida. Então, enquanto isso vai tire alguns minutos ou mesmo horas de suas aspirações profissionais e prioridades pessoais, investir um tempo para você mesmo o deixará em melhor situação. O tempo sozinho é um desejo válido, mas antes que possamos buscá-lo, primeiro precisamos chegar a um acordo com isso.

O tempo sozinho é um desejo válido, mas antes que possamos buscá-lo, primeiro precisamos chegar a um acordo com isso.



Isso significa que você pode ou deve passar o fim de semana inteiro jogando videogame? Não necessariamente. Comer compulsivamente uma atividade solo não vai realmente satisfazer suas necessidades de rejuvenescimento. Chega um ponto em que o tempo introvertido pode realmente se tornar o tipo de superindulgência contraproducente que você pode temer que seja, especialmente se você for pai e tiver pequenas pessoas procurando por você em busca de amor.

Mas não pinte todo o tempo solo com um pincel muito largo. Se você puder encontrar consistentemente uma hora por dia - mesmo dividida em segmentos mais curtos - para alimentar a parte de você que precisa de um tempo longe das pessoas, você se encontrará em um lugar melhor não apenas para você, mas também para sua família e sua carreira.

A próxima etapa é encontrar estratégias pequenas e práticas para começar a prolongar esse tempo em sua programação. Você provavelmente não deve tentar uma revisão massiva - isso provavelmente não será viável ou eficaz. A chave é começar com mudanças modestas e decidir com o tempo o que funciona melhor para você. É normal misturar e combinar essas cinco estratégias - ficar com uma (ou uma combinação de algumas) por algumas semanas ou meses, depois tente outra. Seja flexível, apenas continue comprometido.

1. Levante-se um pouco mais cedo



Acordar um pouco mais cedo do que está acostumado pode ser uma ótima maneira de começar o dia com uma sensação de paz. Definir o alarme mais cedo nem sempre é uma receita para exaustão; no meu trabalho como treinador de tempo, muitas vezes é o contrário. Meus clientes tendem a usar esse tempo para meditação, oração, planejamento ou simplesmente pensar. Eu recomendo acordar mais cedo para ficar sozinho em vez de ficar acordado até mais tarde, porque isso pode levar a um ciclo vicioso de privação de sono.

Muitos de nós somos ambiciosos demais quando revisamos nossos planos de despertar - talvez você não precise de mais uma hora inteira por dia para flexionar seus músculos introvertidos. Além disso, se você já está extremamente cansado à noite, provavelmente acabará fazendo atividades introvertidas menos satisfatórias, como assistir a um programa de TV com o qual você realmente não se importa.

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2. Inicie (ou termine) seu dia de trabalho no modo Solo

Alguns de meus clientes de coaching fazem uma parada introvertida proposital em uma cafeteria no início ou no final de seus dias de trabalho. Isso dá a eles 30 minutos ou mais para ficarem sozinhos, sem ter que interagir com ninguém ao seu redor - colegas ou membros da família. Eles normalmente usam esse tempo para ler, planejar ou apenas descompactar. Se você se desloca, optar por não falar ao telefone e às vezes até mesmo evitar ouvir música pode dar-lhe tempo para trabalhar com tudo em sua cabeça sem intervenção externa.

3. Abandone seu parceiro de academia



Os introvertidos tendem a se beneficiar de se exercitarem sozinhos. Ir para uma corrida ou caminhada na hora do almoço não só pode ajudá-lo a entrar em melhor forma, mas também fornecer algum espaço mental muito necessário. Para alguns introvertidos, não ouvir música enquanto se exercita pode ser mais revigorante do que aumentar a lista de reprodução. Mas para outros, uma boa trilha sonora é rejuvenescedora - experimente os dois e veja o que o deixa mais energizado e centrado.

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Se você pratica um esporte de equipe ou tem um colega de ginástica regular com quem se encontra depois do trabalho, tente pedir um ou dois dias por semana sem compromisso para que possa se exercitar por conta própria. Veja como isso funciona para você e ajuste de acordo.

4. Troque suas pausas estúpidas por outras atentas

Em vez de fazer pausas estúpidas no trabalho - onde você verifica e-mails sem motivo aparente ou rola a tela sem rumo pelo Facebook - tire momentos intencionais para fazer algo que você realmente goste. Isso pode ser dar um passeio lá fora, ler algumas páginas de um livro ou revista, ou reservar um tempo para escrever um diário.

5. Defina um tempo de recarga regular

Especialmente se você for um pai e também um introvertido, pode precisar de um tempo em casa para apenas ser - mas pode parecer que sua casa não permite. O planejamento em períodos diários, não importa o quão curto, quando você sabe que terá tempo para ficar sozinho pode ajudá-lo a superar aqueles momentos em que você encontra sua energia acabando. Talvez isso seja tão simples quanto uma pausa de 30 minutos quando seu cônjuge concorda em cuidar das crianças ou prepará-las para dormir para que você tenha tempo para ler, fazer algo astuto ou até mesmo apenas cozinhar sem interrupção.

Claro, você deve retribuir o favor para seu parceiro. Se você for um pai sozinho, defina um horário intencional assim que as crianças estiverem na cama. Você pode ser grato até mesmo por um espaço de 15 minutos para reflexão, leitura ou o que quer que seja antes de sua cabeça bater no travesseiro. E será muito difícil se sentir culpado por isso.

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