Em louvor aos hábitos zen: criando uma programação que o mantém calmo

Ansioso, sobrecarregado e exagerado? Experimente um gostoso sabor dos hábitos zen.

Em louvor aos hábitos zen: criando uma programação que o mantém calmo

O hábito foi chamado de arquitetura invisível de nossas vidas. Muitas vezes, porém, o design é mais ocupado do que minimalista.

É contra (e possivelmente com) esse caos que Leo Babauta fundou Hábitos Zen , seu blog em tempo integral sobre como encontrar simplicidade no caos diário de nossas vidas. Fundado em 2007, o blog monocromático criado pela Geórgia é um refúgio seguro para um milhão de leitores.

Em uma nova postagem, Babauta descreve como combater o estresse e a ansiedade do dia a dia com calma. Temos alguns exemplos de como:



Traga sua manhã em foco

O começo do dia está maduro para a ação. O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã é um tópico de grande discussão - e alguns especialistas em produtividade argumentam que você precisa cumprir sua rotina o mais rápido possível. Babuata vai na outra direção: em vez da pressa estressante, ele opta por um ritual calmo.

O blogueiro medita, faz algumas posturas de ioga e começa a escrever, tudo antes de deixar o barulho do dia entrar. Você não precisa fazer as mesmas coisas, escreve ele, mas encontre o sossego da manhã e faça o a maior parte.

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Observe suas respostas

O que o estresse faz você fazer? Babauta observa uma gama familiar de reações, desde ficar com raiva, sentir-se oprimido, entrar em ação ou desejar que as coisas fossem diferentes. (Levante a mão se você fez tudo isso hoje.) Em vez de tentar atacar essa resposta, Babauta diz que devemos assistir isso, uma das pedras angulares da atenção plena. Se aprendermos a observar as respostas, podemos então, lentamente, aprender como mudá-las organicamente (e nos tornarmos líderes mais eficazes).

Uma das respostas comuns é levar as coisas para o lado pessoal , como quando um colega de trabalho diz algo rude ou quando as crianças não limpam os quartos. Em vez de tomar isso como um ataque, Babuata diz para perceber que eles estão lidando com seus próprios problemas. Pelo que ele escreve, é um processo lento e aspiracional.

Você pode aprender a não interpretar os eventos como uma afronta pessoal e, em vez disso, vê-los como algum evento externo não pessoal (como uma folha caindo, um pássaro voando).

Faça uma coisa de cada vez

Considere uma tarefa única. Se você está tweetando enquanto lê, comendo enquanto assiste TV e planejando seu dia enquanto faz as tarefas, está fazendo o oposto, com possíveis impactos negativos em seu estado de espírito. Babuata diz que constantes tarefas simultâneas podem causar uma corrente de ansiedade em tudo o que fazemos, porque então estamos sempre procurando fazer mais uma coisa.

Em vez disso, diz ele, concentre-se.

Apenas lave sua tigela. Apenas ande. Basta falar com alguém. Basta ler um artigo ou livro, sem mudar. Apenas escreva. Basta enviar seu e-mail, um de cada vez, até que sua caixa de entrada fique vazia. Você aprenderá que existe paz em apenas fazer uma coisa e abandonar todo o resto.

E se você acha que é bom em multitarefa, provavelmente não é .

Os 7 hábitos da calma

[ Imagem: usuário do Flickr Vicki Burton ]