O caso científico para chuveiros frios

A água fria aumenta a circulação sanguínea, libera endorfinas e pode torná-lo um ser humano mais produtivo - se você conseguir lidar com isso.

O caso científico para chuveiros frios

São 7h30 em uma manhã invernal de março. Estou de pé no banheiro apertado do meu apartamento vestindo pouco mais do que uma toalha e um olhar determinado no meu rosto. O chuveiro está ligado, como geralmente acontece a esta hora do dia, mas com uma omissão gritante: tentáculos de vapor quentes e familiares saindo da banheira. Meu objetivo esta manhã é pular para um banho frio. Ponto final.



Mas depois de lançar meus dedos na água fria, qualquer aparência de força de vontade que eu possa ter vaporiza instantaneamente, como um floco de neve batendo no chão. Eu pego a manivela de água quente do chuveiro e, como uma covarde, coloco a coisa para 11. Eu entro enquanto o espelho começa a embaçar. Sem mentira: é ótimo. Está tudo ótimo.

A água fria tem todos os tipos de benefícios tangíveis para a saúde, desde que você aguente. Katharine Hepburn passou a vida pregando suas vantagens.

As origens do meu experimento fracassado naquela manhã pode ser rastreado para um Nova york artigo de revista que eu encontrei sobre uma máquina de crioterapia de -264 graus Fahrenheit para os crostosos da cidade. Sente-se na câmara por três minutos, deixe o nitrogênio agir e ta-da ! Terapia de frio extremo. Submetido ao tratamento ajuda seu corpo a incinerar calorias, sacudir seu sistema imunológico para a vida e ajudar a desencadear uma enxurrada de endorfinas que aumentam o humor, semelhante à alta de um corredor. Perfeito para os azuis do inverno, pensei.



Mas, como ainda não sou um multimilionário com um apartamento com vista para o Central Park, decidi buscar meios mais proletários para colher os mesmos benefícios potenciais para a saúde. E é assim que caí em um forte Internet buraco de minhoca sobre o milagre de melhoria de vida que é o banho frio.



A água fria tem todos os tipos de benefícios tangíveis para a saúde, desde que você aguente. Katharine Hepburn passou a vida toda pregando suas vantagens . Da mesma forma, os bravos marinheiros que participam dos mergulhos dos ursos polares no Ano Novo afirmam que isso lhes dá uma injeção de adrenalina, deixando-os renovados e revigorados. (Embora médicos avisar que choques drásticos de temperatura podem ser ruins para pessoas com problemas cardíacos subjacentes.) E os cristãos ortodoxos russos costumam nadar em água fria para fins religiosos todo mês de janeiro para purificar suas almas.

Foto: usuário do Flickr oliver.dodd

No extremo, atletas profissionais como Kobe Bryant e LeBron James usam banhos de gelo para reduzir a inflamação e aliviar os músculos doloridos após o treino. (E eles certamente não são tímidos cerca de compartilhando suas experiências nas redes sociais.) Como Ned Brophy-Williams, um cientista do esporte radicado na Austrália que é autor de vários artigos importantes sobre terapia com água fria, me explica em um e-mail, a imersão em água fria funciona redirecionando o fluxo sanguíneo dos vasos sanguíneos periféricos para os profundos , limitando assim a inflamação e o inchaço e melhorando o retorno venoso (a quantidade de sangue que retorna ao coração).



Essencialmente, o retorno venoso melhorado significa que os metabólitos e produtos residuais acumulados durante o exercício podem ser removidos com eficiência pelo corpo e os nutrientes rapidamente reabastecidos para os músculos cansados. Em outras palavras: ele limpa você. Embora um banho de gelo seja ideal, passar oito minutos sob um banho frio - intercalado com água quente ou puro - é melhor do que nada, diz ele. Tem até alguns evidência clínica Isso sugere que a água fria pode estimular a gordura marrom saudável, encontrada na parte superior do pescoço, ombros e tórax, e pode ajudar a queimar gorduras carregadas de calorias chamadas lipídios, que se acumulam no intestino e na cintura.

Sabe-se que essas vias dopaminérgicas estão envolvidas na regulação das emoções. Existem muitas pesquisas ligando essas áreas do cérebro à depressão.

Mas, como eu não começo minhas manhãs com 1.000 saltos feitos e leg press de 250 libras, eu estava mais preocupado se um banho frio poderia me ajudar a me tornar mais produtivo ou, pelo menos, me deixar com um humor melhor. UMA Estudo de 2007 publicado por um biólogo molecular chamado Nikolai Shevchuk, encontrou evidências de que os banhos frios podem ajudar a tratar os sintomas da depressão e, se usados ​​regularmente, podem até ser mais eficazes do que os antidepressivos prescritos. O mecanismo que provavelmente pode explicar o efeito imediato de elevação do humor da imersão em água fria ou banho frio é provavelmente a estimulação da transmissão dopaminérgica na via mesocorticolímbica e nigroestriatal, disse Shevchuk em um podcast de 2008 com Neuroscene . Sabe-se que essas vias dopaminérgicas estão envolvidas na regulação das emoções. Existem muitas pesquisas ligando essas áreas do cérebro à depressão.

Em linguagem não científica, o que isso significa basicamente é que a água fria pode inundar as áreas do cérebro que regulam o humor com neurotransmissores felizes e brilhantes; estudos separados tem mostrado nadadores de inverno apresentam diminuição significativa da tensão e fadiga e melhora do humor e da memória. Um aspecto que me interessou particularmente foi sua metodologia. Para sua pesquisa - cujo tamanho da amostra era estatisticamente pequeno, ele admite - Shevchuk fez os participantes começarem com um banho quente. (Não fazer isso foi meu primeiro erro.) Nos cinco minutos seguintes, a temperatura da água foi diminuindo gradualmente, até chegar a 20 graus Celsius - o que é muito frio ao toque e à pele, disse ele. Os participantes permaneceram sob a corrente fria por apenas dois a três minutos. (Essa temperatura é aproximadamente análoga a pular no Oceano Pacífico durante a primavera em Orange County. Também vale a pena mencionar que a água mais fria do que 61 graus pode causar hipotermia.)



Armado com novos conhecimentos, decidi dar uma segunda chance. A próxima vez que tomei banho, virei a maçaneta para cerca da metade do caminho - um pouco mais frio do que o normal - e pulei para dentro. Lentamente, ao longo dos próximos minutos, eu abaixei a temperatura até chocar meu corpo. Minha respiração se acelerou. Meu coração disparou. E eu fiz uma pequena dança do passo alto para me manter aquecido. Mas assim que fiz um esforço concentrado para desacelerar minha respiração, ficar sob a água fria tornou-se bastante tolerável. Era como se ajustar a uma piscina sem aquecimento - totalmente factível e certamente não a pior coisa do mundo.

Quando me enxuguei, imediatamente me senti mais alerta. Meu coração ainda estava disparado, e passei aquela manhã sentindo um zumbido estranho que o café não mais fornecia. (Sim, até mesmo café à prova de balas.) Meu passo foi estimulante, apesar de ser uma bagunça lamacenta do inverno nova-iorquino lá fora. Posso até ter sorrido para um colega!

Será que meu banho frio naquela manhã foi uma ilusão? Absolutamente. Mas talvez o maior endosso que posso dar é o fato de que não parei de tomar banho assim desde então. E logo, fico me lembrando, será verão.

Há algum adepto do banho frio por aí? Gostaríamos muito de ouvir sobre sua experiência. Conte-nos tudo sobre sua inspiração fria abaixo!