Este é o processo que sigo para impedir que pensamentos negativos ocupem minha mente

Não há razão para permitir que uma conversa pessimista dite como você vê o resto do seu dia.

Este é o processo que sigo para impedir que pensamentos negativos ocupem minha mente

este pedaço apareceu originalmente em Brilhar , um texto motivacional diário gratuito e é reimpresso com permissão.


A maioria das pessoas já ouviu muitas maneiras de combater o pensamento negativo : Pratique a atenção plena, dê uma caminhada, chame um amigo ou membro da família. Mas o desafio do pensamento negativo não é saber o que fazer quando isso acontecer - é saber quando colocar essas táticas em ação. Os pensamentos negativos são muito sorrateiros. Muitas vezes começam inocentemente, mas depois se intensificam rapidamente e se baseiam em outros pensamentos negativos.

Esta tendência foi identificada em um Estudo de 1988 intitulado Depressão e controle mental: O ressurgimento de pensamentos negativos indesejados. O estudo concluiu que a depressão envolve uma maior acessibilidade de pensamentos negativos interconectados que podem minar os esforços de controle mental. O que isso significa para nós é que quanto mais deixarmos nossos pensamentos negativos ocuparem nossa mente sem interrupção, mais interconectados eles se tornarão.



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Mas e se eu disser que você pode ver o futuro? Que você possa saber quando o seu pensamentos negativos estão piorando? Isso tornaria muito mais fácil tomar decisões saudáveis. Você seria muito melhor em evitar seus pensamentos negativos antes que eles piorem. Você teria ainda mais tempo para experimentar diferentes estratégias de enfrentamento. Você pode até melhorar sua habilidade de comunicar suas emoções e pode avisar as pessoas ao seu redor se precisar de uma pausa ou desabafar.

O pensamento negativo vem com sinais de alerta

Assim como os terremotos costumam ter tremores ou choques antes do choque principal, as pessoas têm sinais precoces, geralmente sutis, de que seus pensamentos negativos podem estar piorando.

Meu sinal de alerta de pensamento negativo: começo a me criticar sem sentido. Um exemplo recente aconteceu durante meu jogo semanal de basquete, quando perdi uma bandeja aberta. Amaldiçoei-me em voz alta, em vez de rir baixinho e voltar a me defender como costumo fazer.


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Para mim, foi um sinal de que precisava verificar comigo mesmo como estava me sentindo em relação aos meus objetivos e responsabilidades. Depois de alguma auto-reflexão, descobri o problema: minha lista de tarefas estava se acumulando e eu evitava algumas tarefas que precisavam ser delegadas ou assumidas de frente. Deixe o pensamento negativo.

Esse check-in me permitiu agir mais cedo do que eu faria se tivesse simplesmente ignorado meu comportamento de auto-insulto. Seu sinal de alerta para o pensamento negativo, entretanto, pode ser diferente do meu.

Pensamentos sutis e comportamentos a serem observados

● ︎ Você é um roedor de unhas?

● ︎ Seletor de cabelo?

● ︎ Toe seringueiro?

● ︎ Auto-insultante?

● ︎ Comprador por impulso?

● ︎ Comedor emocional?

● ︎ Sonooze button smasher?

● ︎ Abuso de cafeína?

De muitas maneiras, todos esses comportamentos são autoconsoladores, mesmo que alguns deles possam causar mais problemas do que soluções. Mas também são comportamentos que muitas vezes fazemos sem perceber. Obrigar-nos a prestar atenção a esses comportamentos nos dá a oportunidade de usar estratégias de enfrentamento mais eficazes.


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Um desses comportamentos por si só pode dificilmente ser perceptível ou nem mesmo ser considerado negativo. Mas quando prestamos atenção ao momento e à frequência desses tipos de comportamento, podemos começar a perceber padrões que podem nos informar exatamente para onde estamos indo. Eles podem ser os primeiros sinais de depressão, um aviso de um ataque de pânico iminente ou apenas os primeiros sinais de que você está prestes a desistir de sua resolução de ano novo. De qualquer forma, quando percebemos esses sinais sutis, podemos antecipar melhor o aumento dos pensamentos negativos e tomar ações preventivas ou curativas.

Outro benefício de perceber esses sinais sutis: você pode começar a perceber que eles acontecem perto de certas pessoas, em determinados horários do dia ou até mesmo em certos lugares. Se você for capaz de identificar esses gatilhos para seus pensamentos negativos ou comportamentos autoconsoladores, poderá eliminá-los por completo. Nem sempre isso pode ser uma opção, especialmente se o gatilho for um trabalho importante ou um parente próximo, mas pode ser um sinal de que você precisa lidar com essa pessoa ou lugar de uma maneira diferente.

Como parar de pensar negativo depois de identificá-lo

Então, digamos que você fique realmente bom em perceber seus comportamentos autoconsoladores, talvez até o ponto de ser capaz de evitar padrões de pensamento negativos. O que você pode fazer para interromper o pensamento negativo assim que ele começar? Bem, usando meu exemplo anterior, você poderia fazer uma verificação consigo mesmo e examinar seus pensamentos e expectativas atuais sobre como as coisas estão indo. Ou você também pode usar uma técnica popular de Terapia Comportamental Dialética chamada Ação de Emoção Oposta. A técnica funciona da seguinte maneira:

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1. Identifique o seu sentimento negativo
No meu caso, pode ter sido auto-aversão ou decepção.

2. Identifique uma emoção oposta
Para mim, pode ter sido amor próprio ou gratidão.

3. Aja como se fosse assim que você estivesse se sentindo
Isso pode ter me levado a pensar que estou funcionando muito bem hoje. ou pelo menos levantei-me da cama esta manhã para fazer exercício!


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Essa técnica pode mudar seus pensamentos negativos para pensamentos mais neutros ou mesmo positivos, e certamente ajudará a prevenir que eles piorem.

Detectar nossos pensamentos negativos antes que eles nos transformem em uma bola de estresse não é fácil - mas quando prestamos um pouco mais de atenção aos nossos pensamentos e comportamentos automáticos, podemos começar a ver o futuro e evitar que os pensamentos negativos se instalem.


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