Isso é o que pensar com uma mentalidade de abundância realmente significa

Muitos veem o conceito de pensamento abundante como uma bobagem de autoajuda, mas esse neurocientista discorda.

Isso é o que pensar com uma mentalidade de abundância realmente significa

Se você está familiarizado com a literatura de autoajuda, provavelmente já se deparou com a ideia do pensamento abundante. É um termo que gurus não científicos e inspiradores costumam usar, então você pode ter ficado tentado a descartá-lo como algodão doce de autoajuda. Mas se olharmos seriamente para isso, é possível ter uma visão de senso comum que a ciência apóia. Vamos explorar o conceito.

A batalha interna pela abundância

Na mente da maioria das pessoas, há uma batalha acontecendo entre duas perspectivas: abundância e carência. São como duas estradas que podemos escolher para trilhar, cada uma nos proporcionando experiências de vida muito diferentes.

A abundância se correlaciona com o pensamento positivo e a generosidade, com a crença central de que existe o suficiente para todos. Ao esculpir nosso nicho e reivindicar nosso sucesso, aumentaremos o reino das possibilidades. A abundância alimenta nossa autoestima e confiança e nos ajuda a permanecer resilientes durante os tempos difíceis. Também é contagiante e generativo, criando um ambiente próspero e uma comunidade ao nosso redor. Semelhante atrai semelhante, então, se você olhar ao seu redor, encontrará pessoas positivas e confiantes que são amigos, parceiros ou parceiros de negócios com mentalidades semelhantes.



Por outro lado, quando pensamos da perspectiva da carência, nossa principal motivação é o medo. Pensamos negativamente, estamos muito sintonizados com o que não temos e com o que não vai funcionar, bem como com as deficiências da nossa situação. Pensamos em preto e branco e evitamos obstáculos e limitações, recuando para uma zona de conforto conservadora e protetora, evitando riscos e resistindo à mudança. Melhor o diabo que você conhece . . . dizemos, ou Fora da frigideira, para o fogo. No entanto, muitas vezes não temos evidências reais de que coisas ruins acontecerão se corrermos um risco.

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Pense em sua própria vida. Você já se agarrou a alguma coisa - um emprego para o qual era infeliz, um relacionamento disfuncional, uma amizade que havia superado - porque temia a incerteza e a mudança? Você se preocupa com o fracasso se embarcar em algo novo? Muitas vezes, quando passamos por algo desagradável, podemos começar a adotar essa mentalidade sem perceber. Um único amigo meu que deseja desesperadamente encontrar um parceiro parou de namorar recentemente depois de uma série de experiências ruins. Ela acredita que todos os homens são o problema. Quando você está preso a uma mentalidade de carência, você fortalece os caminhos negativos em seu cérebro. Como resultado, você continua a reagir à vida como se o pior estivesse para acontecer.

Como nossos medos levam a uma mentalidade de falta

O medo é uma emoção poderosa e que ocupa uma parte primordial do nosso cérebro. Nesse estado, as partes de nossas mentes que combinam emoção e memórias tornam-se hiperativas com alertas vermelhos. Ele desenterra memórias ruins e falhas do passado como parte de um mecanismo de segurança para nos proteger do perigo. Isso cria um ciclo de feedback, disparando uma resposta personalizada para nos ajudar a fugir do risco.

Curiosamente, as perdas têm um efeito muito mais significativo em nossos cérebros do que os ganhos e recompensas jamais terão. Como resultado, é mais provável que saiamos de nosso caminho para evitar uma perda potencial do que para tentar ganhar recompensas. As culturas de culpa nas empresas dependem desse viés comportamental porque as pessoas têm muito medo de questionar a má tomada de decisão e desafiar o status quo. Lembra daquela última vez que você pediu um aumento e seu chefe odiou você? Ou aquele cara de quem você gostou e que te matou depois de três encontros? Coloque-se lá de novo, e há um perigo genuíno de essas coisas acontecerem novamente, diz nosso cérebro, fazendo o que pensa ser melhor para nós.

Viver com uma mentalidade carente atrapalha uma mudança positiva e nos mantém presos e estagnados. Faz com que nos apeguemos ao que temos, porque estamos hiperconscientes do que não temos. Temos medo de perder qualquer coisa e nos tornamos extremamente avessos ao risco. Um cérebro que está excessivamente sintonizado com a ameaça não pode facilitar o pensamento flexível e abundante ou se envolver em tomadas de decisão sólidas.

Nossa mentalidade se adaptará dependendo do contexto. Todos nós oscilamos de um para o outro em diferentes áreas de nossas vidas, dependendo dos fatores de estresse que podem desencadear uma visão particular de uma situação. Por exemplo, a maioria tem um apetite de risco significativamente reduzido quando está sob estresse crônico. Se estivermos trabalhando em um projeto grande e complexo com um prazo difícil, provavelmente não aproveitaremos uma grande oportunidade de comprar uma nova casa ou pensaremos que este é um bom momento para levar a sério o namoro. Esta é uma resposta natural e - até certo ponto - racional. No entanto, quando você considera que muitos de nós vivemos em um estado de estresse quase constante, é fácil ver como uma mentalidade de falta pode assumir o controle. Esse tipo de pensamento pode nos deixar presos em uma rotina e incapaz de avançar para o próximo nível.

A mentalidade de falta também pode se tornar enraizada em uma área particular de nossa vida, independentemente de estressores imediatos. Pense em sua própria vida e pergunte-se onde você mais pratica uma mentalidade abundante ou carente: nos relacionamentos, no trabalho, nas amizades ou, em geral, em tentar coisas novas. Pense em como isso está afetando sua vida agora e seus sonhos futuros.

Como cultivar abundância

Então, como podemos mudar a maneira como pensamos para permitir um modo de vida abundante? O pensamento abundante depende da disposição de mudar nossos padrões de pensamento e abrir espaço para novos. Também exige que abandonemos as crenças e suposições passadas e a abertura para aceitar novas evidências e ideias. Os neurocientistas tiveram que fazer o que pregam sobre isso - a pesquisa desmentiu muitas das coisas que antes pensávamos serem verdadeiras. Recentemente, tivemos que reavaliar conceitos como a natureza das diferenças nos cérebros masculino e feminino e a base biológica da sexualidade, para citar alguns.

Por definição, se você defende a ciência, você se sente confortável com o fracasso e segue em frente com um apetite por novo aprendizado e melhoria contínua. Assim como na ciência, progredir na vida se torna muito mais fácil quando você está disposto a abandonar as crenças do passado e abraçar a mudança. Se você deseja fazer uma transformação significativa em sua vida, precisa ser honesto sobre seu próprio pensamento. Mas o mais importante, você também precisa estar pronto para mudar de ideia.


Este artigo foi adaptado de A fonte: os segredos do universo, a ciência do cérebro . Foi reimpresso com permissão da Editora Harper Collins.