O que os suplementos cerebrais podem e não podem fazer, de acordo com um neurocientista

Eles podem ter efeitos de curto prazo, mas não o tornam mais inteligente no longo prazo. Para aumentar sua função cognitiva, faça essas coisas.

O que os suplementos cerebrais podem e não podem fazer, de acordo com um neurocientista

Se você já viu o filme Ilimitado , O personagem de Bradley Cooper nos dá uma amostra de como seria ter uma memória perfeita, excelentes habilidades interpessoais e inteligência otimizada.



Parece bom demais para ser verdade, mas é? Nos últimos anos, a variedade de formulações que afirmam ser nootrópicas (suplementos que aumentam o cérebro) explodiu. De cogumelos em pó que afirmam eliminar o estresse e fazer sua pele brilhar até pílulas que supostamente aumentam o foco, navegar por esses produtos pode ser opressor. Você precisa desses suplementos? Eles darão ao seu cérebro uma vantagem? Quais são exatamente os benefícios e as desvantagens potenciais de todos os ingredientes?

O problema com suplementos cerebrais

Como neurocientista, vejo um problema gritante com esses produtos nootrópicos cheios de promessas. Na maioria das vezes, eles não contêm as vitaminas básicas de que você precisa para ter um cérebro saudável e funcionando. Esses suplementos foram projetados com a suposição de que seus clientes já estão recebendo essas vitaminas básicas - seja por meio de suas dietas ou por meio de multivitaminas.



Veja desta forma: os intensificadores cognitivos não preencherão nenhuma das lacunas nutricionais que você possa ter e que são fundamentais para um cérebro saudável. Os médicos usaram modafinil e Adderall, por exemplo, para tratar narcolepsia e TDAH. Ambos foram apresentados como uma droga inteligente, mas eles fazem pouco para melhorar a cognição. Embora eles possam fazer você parecer mais alerta (e acordado) no curto prazo, os nootrópicos não estão deixando você mais inteligente.



Ilimitado termina com o protagonista se livrando da droga milagrosa sem efeitos colaterais e mantendo os benefícios de sua capacidade intelectual totalmente integrada. Este é um estado natural que podemos atingir com algumas dicas importantes, contanto que tenhamos o básico no lugar. Pense em hidratação, nutrição e movimento diário. E se você ainda quiser subir de nível, recomendo adotar os seguintes hábitos em vez de tomar um suplemento para o cérebro.

1. Aumentar boas gorduras e hidratação

O cérebro é um órgão composto principalmente de gordura e água. Não deve ser surpresa que ele precise de um suprimento imediato de boa gordura e hidratação adequada para prosperar. Existem inúmeras pesquisas sobre os benefícios dos óleos ômega de fontes de peixes (os veganos podem obter benefícios semelhantes com as algas). Abacate, nozes e sementes contêm muitos micronutrientes, vitaminas e minerais, e são ricos em ômega 6 não refinado de alta qualidade. A pesquisa mostra que o óleo de coco pode melhorar o desempenho cognitivo , então experimente adicionar uma colherada ao seu chá ou café da manhã.

2. Beba chá verde

Muitos suplementos nootrópicos contêm L-teanina. Você também pode encontrar uma alta concentração desse ingrediente no chá verde e até 10 vezes mais no chá verde matcha em pó. Ele aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, que tem benefícios na redução da ansiedade. Quando você combina com cafeína (que o chá verde tem), estudos mostram que pode melhorar o foco e a concentração. Matcha também contém altos níveis de catequina EGCG, que tem enormes benefícios antioxidantes para o cérebro, aumentando a longevidade celular.

3. Adicione mais alimentos ricos em antioxidantes à sua dieta



Os antioxidantes combatem os danos dos radicais livres. Você provavelmente já ouviu isso no contexto do envelhecimento e da prevenção do câncer, mas é igualmente relevante para o declínio cerebral relacionado à idade. Os antioxidantes incluem flavonóides e vitaminas C e E, e pesquisas mostram que eles combatem o estresse oxidativo causado por radicais livres . Consumir esses nutrientes pode ajudar a desacelerar o declínio neurodegenerativo. Bagas e feijões (quanto mais escuros, melhor) são fontes excelentes e ricas de antioxidantes.

4. Aumentar a ingestão de vitaminas B

Vitaminas B (particularmente B6 e B12) são essencial para o funcionamento saudável do cérebro . Estudos mostram que as deficiências desses nutrientes têm um impacto negativo na cognição, no humor e na neuroplasticidade. Ovos, cenouras, batata-doce e espinafre são ricos em B6, assim como os grãos inteiros. Nesta época de estresse e sobrecarga, também pode fazer sentido tomar um suplemento de complexo B de boa qualidade para evitar a fadiga e o esgotamento.

5. Diminua seu estresse

Embora eu tente fazer o máximo possível dessas atividades que estimulam o cérebro, também tento o meu melhor para não me estressar com isso. Embora um certo nível de estresse seja bom para você, muito pode prejudicar o funcionamento do cérebro e exacerbar o declínio cognitivo. Existem muitas maneiras eficazes de reduzir o estresse (ou fazer com que funcione a seu favor), mas uma coisa que você pode fazer para aliviá-lo é tomar um banho de magnésio duas vezes por semana ou usar um spray na hora de dormir. Magnésio é um mineral de que até 75% das pessoas no mundo moderno têm deficiência. Quanto mais estressados ​​estamos, mais magnésio lixiviamos de nosso sistema. Ao mesmo tempo, é a própria substância que ajuda a regular o cortisol, o hormônio responsável pelo nosso estresse.

6. Pratique meditação transcendental



Muitos praticantes de alto desempenho fazem da meditação uma parte regular de suas rotinas matinais. Eu recomendo 20 minutos duas vezes por dia de meditação transcendental, onde você encontra uma frase que funciona para você e a repete. Reduz os níveis de estresse, regula as emoções e aumenta os níveis do hormônio oxitocina, que contribui para o nosso sentimento de pertencimento e identidade. Quando esse sentimento está presente, torna-se muito mais fácil prosperar (ou pelo menos se sentir assim). Quando não é, pode parecer que estamos apenas sobrevivendo.

Nossos cérebros podem não ter recursos cognitivos ilimitados, e não devemos colocar nossas esperanças em uma pílula ou suplemento para transformá-lo dessa forma. No entanto, todos nós podemos nos beneficiar da adoção de hábitos que nos ajudam a acessar as partes inexploradas de nossos cérebros. A chave é focar no básico e introduzir mudanças pequenas, mas eficazes, que podem ajudar nosso cérebro a funcionar da melhor maneira possível.


Tara Swart é neurocientista, consultora executiva, autora e médica. O livro dela, A Fonte: Os Segredos do Universo, a Ciência do Cérebro , está disponível para encomenda na Amazon.