O que aconteceu quando eu desisti de glúten, açúcar, laticínios e café

Fiz uma desintoxicação completa por um mês, e isso mudou tanto minha vida que decidi continuar.

O que aconteceu quando eu desisti de glúten, açúcar, laticínios e café

Como muitas pessoas, quando o ano novo começou, senti que era hora de virar uma nova página e desfazer todos os estragos da gula das festas de fim de ano. Eu estava me sentindo lento e cansado, e as tarefas que normalmente demoram uma ou duas horas de repente consumiam o dia inteiro. Quando recebi um e-mail em janeiro da minha academia oferecendo um programa de desintoxicação de duas semanas , Eu relutantemente me inscrevi. Talvez meu corpo precisasse de um reset?



Fora dos limites estavam laticínios, ovos, amendoim, carnes frias, óleos vegetais, soja, café, chá preto, refrigerante, álcool, açúcar, glúten, adoçantes artificiais e suco de frutas. Esses itens geralmente contêm aditivos prejudiciais ou desencadeiam sensibilidades alimentares comuns que afetam sua saúde física e mental. No menu estavam mais vegetais, frutas, frango orgânico, peru e carne de porco, carne bovina de pasto, frutos do mar selvagens, azeite, nozes, legumes, arroz, batatas, aveia, leite de amêndoa, chá verde, especiarias, ervas e muito mais . Muitos desses alimentos são conhecidos por ajudar a memória e melhorar o foco.

Meu marido concordou em fazer isso comigo, e o primeiro dia foi fácil. Troquei meu café da manhã normal de ovos mexidos e café por aveia cortada em aço e chá verde. Comi uma salada no almoço e o jantar foi salmão assado, aspargos e arroz integral. O segundo dia foi praticamente o mesmo; as escolhas alimentares eram fáceis, mas eu me sentia cansada. Nos dias três, quatro e cinco, comecei a questionar minha decisão. Eu estava exausto, cochilando (algo que só faço quando estou doente) e indo para a cama às 20h30. Minhas 14h00 ânsias de açúcar - o tipo que me faz vasculhar minha bolsa na esperança de encontrar um antigo restaurante de hortelã - eram quase insuportáveis. E, como resultado, provavelmente eu também estava insuportável.



O alimento que você coloca no corpo não afeta apenas seus níveis de energia, mas também pode afetar suas emoções.

Mas então chegou o dia seis. A névoa se dissipou, assim como meu humor. Eu senti que tinha mais energia do que antes. Mentalmente, minha carga de trabalho não parecia tão pesada e eu estava realizando mais em um dia do que antes.



Isso é normal, diz Megan Gilmore, autora de Desintoxicação sem desculpas: 100 receitas para ajudá-lo a se alimentar de maneira saudável todos os dias . A serotonina, o neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o apetite e o sono, é produzida principalmente no intestino, então a comida que você coloca no corpo não afeta apenas seus níveis de energia, mas também pode afetar suas emoções, diz ela.

Por que Detox?

Esta foi minha primeira dieta de desintoxicação, e Gilmore diz que fazer uma pausa de certos alimentos é algo que todos deveriam fazer regularmente. Nossos corpos encontram toxinas ambientais diariamente, incluindo poluição, mofo, metais pesados ​​e muito mais, diz ela. Embora não tenhamos muito controle sobre isso, o que podemos fazer é ajudar a aliviar a carga colocada em nossos órgãos essenciais de desintoxicação, como pele, fígado e rins, reduzindo nossa ingestão de alimentos processados ​​e ingredientes artificiais e comendo mais em vez disso, alimentos integrais ricos em nutrientes.

Se sua meta é perder alguns quilos, as desintoxicações também podem ajudar nisso. Eu vou admitir: minhas férias gratuitas afetaram o ajuste de minhas roupas e minhas opções de guarda-roupa estavam se tornando limitadas. No quarto dia, meu estômago estava liso e minha calça jeans ajustou-se novamente. E no dia 10, eu havia perdido três quilos.

Embora fazer pequenas mudanças graduais possa não parecer tão empolgante, esses tipos de mudanças criarão hábitos novos e duradouros que você pode facilmente manter para sempre.



As toxinas afetam a escala, diz Gilmore. A exposição a toxinas pode levar ao ganho de peso, independentemente da ingestão de calorias ou exercícios, diz ela. Um estudo publicado no Journal of Medical Toxicology descobriram que ratos expostos a inseticidas ganharam peso sem aumentar a ingestão calórica ou diminuir os exercícios. Em apenas quatro meses, esses ratos experimentaram um aumento significativo na gordura corporal quando comparados aos ratos não expostos aos mesmos produtos químicos tóxicos.

Mas desintoxicações não são uma solução rápida

Desintoxicantes que substituem escolhas alimentares inadequadas por alimentos integrais produzem melhores resultados do que limpezas e jejuns drásticos, pois podem levar a um relacionamento ruim com os alimentos, diz Gilmore. Quando você declara um ou mais grupos de alimentos completamente proibidos, isso torna esses alimentos mais atraentes do que nunca e pode fazer com que você se sinta privado, diz ela. Como resultado, limpezas de curto prazo aumentam a probabilidade de você se recuperar na outra direção da mesma forma drástica quando terminar.

Para resultados duradouros, você precisa criar uma mudança de estilo de vida. Isso pode parecer opressor no início, mas não precisa ser, diz Gilmore. Comece fazendo pequenas mudanças, como beber um smoothie verde no café da manhã. Encontre uma rotina saudável que funcione para você e mantenha-a. Embora fazer pequenas mudanças graduais possa não parecer tão empolgante, esses tipos de mudanças criarão hábitos novos e duradouros que você pode manter facilmente para sempre, deixando-o com uma saúde geral melhor.

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Nós concordamos. Além de energia e foco (e um estômago mais plano), nossa desintoxicação trouxe outras grandes mudanças. Parei de ter problemas para adormecer, continuei dormindo e acordei me sentindo revigorado. A dor no joelho que ocasionalmente sinto quando corro foi embora e minha pele parecia mais brilhante. Ao cabo de duas semanas, decidimos continuar comendo assim. . . em geral. O vinho tinto voltou, e se sairmos com amigos que querem pedir uma pizza, por exemplo, vamos participar. Então, voltaremos para nossa pista no dia seguinte, disse meu marido.

Quando você come consistentemente alimentos inteiros e não processados, os resultados são bastante surpreendentes, diz Gilmore. Você verá uma pele mais clara, redução do inchaço, perda de peso, mais energia e um sono melhor. A maioria das pessoas não percebe o quão bem podem realmente se sentir até que experimentam.