O que acontece em seu cérebro quando você perde o foco

Nossos cérebros são feitos para tratar a distração como uma ameaça. Aqui estão seis maneiras de fazer seu cérebro voltar a se concentrar.

O que acontece em seu cérebro quando você perde o foco

Se você já esteve no meio de uma conversa no almoço apenas para perder a linha de raciocínio quando o celular tocou, um novo estude publicado em Nature Communications oferece uma explicação do que está acontecendo em seu cérebro para causar isso.



O neurocientista Adam Aron da Universidade da Califórnia em San Diego e o pós-doutorado Jan Wessel descobriram que o núcleo subtalâmico (STN) - o sistema cerebral que está envolvido na interrupção ou parada do movimento em nossos corpos - também interrompe a cognição. Em uma pesquisa anterior, Aron identificou que o STN é acionado quando você faz uma parada abrupta em ação devido a um evento inesperado.

Uma parada ampla é o tipo de choque de corpo inteiro que sentimos quando, por exemplo, estamos prestes a sair de um elevador e de repente vemos que há outra pessoa parada do outro lado das portas, ele escreve no escritório .



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Esta nova pesquisa descobre que um evento inesperado também aparece para esclarecer o que você estava pensando. Essa função do cérebro desempenhava um papel importante quando os humanos podiam ser confrontados com o perigo e precisavam de uma resposta de luta ou fuga, mas hoje tem consequências negativas.



É claro que isso acontece o dia todo conosco, diz Aron. Estamos nos concentrando no escritório e as coisas vão 'piada'. Ficamos distraídos, mas isso é a vida cotidiana. Infelizmente, há um grande custo nisso quando se trata de foco, e está aumentando neste mundo.

Embora a reação seja fisiológica, você pode trabalhar para fortalecer seu foco de modo que as distrações menores não causem pontos finais em seu pensamento. Aqui estão seis coisas que o ajudarão a prestar atenção:

1. Pratique meditação

Assim como o exercício treina seus músculos, a meditação treina sua atenção, permitindo que você fique atento por mais tempo. Quando as distrações vêm, seu cérebro é forte o suficiente para deixá-las passar sem envolvê-las.



PARA estude da Emory University descobriram que 20 minutos de meditação diária estão associados a mudanças de atividade e conectividade na região do cérebro que controla a atenção, permitindo que você se desligue da distração.

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2. Limite o zumbido de seus eletrônicos

Adote uma abordagem proativa para configurar seu espaço de trabalho, sugere Nelly Dixon, professor de análise de comportamento aplicada em Kaplan University .



Organizar o ambiente para limitar a probabilidade de estímulos de distração pode ser útil, diz ela. Desligue os dispositivos audíveis para eliminar a distração de textos e chamadas telefônicas sem importância. Desative as notificações em seu computador que permitem que você saiba que alguém comentou em sua página do Facebook.

3. Feche sua porta

As interrupções no local de trabalho podem fazer com que os funcionários demorem até 27% mais tempo para concluir uma tarefa, cometer até o dobro de erros e sentir até o dobro da ansiedade, diz A.J. Marsden, professor assistente de serviços humanos e psicologia em Beacon College .

Ajude a reduzir o número de vezes que alguém passa por sua mesa fechando a porta. Se você não tem um escritório, use fones de ouvido, que podem sinalizar para seus colegas de trabalho que você não está disponível.

4. Faça várias pausas curtas

O desempenho começa a se deteriorar após 50-60 minutos de trabalho contínuo, mas você pode reverter essa tendência fazendo pausas para descanso a cada 40 minutos, diz Marsden.

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Nossa memória de curto prazo só pode armazenar entre cinco e nove coisas de uma vez.

Fazer pausas ajuda a descomprimir e relaxar seu cérebro sobrecarregado, diz ela. Pausas curtas permitem que as pessoas mantenham o foco em uma tarefa sem perder a qualidade que normalmente ocorre com o tempo.

5. Esqueça a multitarefa

A multitarefa pode enfraquecer sua capacidade de se concentrar em uma coisa. Nossa memória de curto prazo só pode armazenar entre cinco e nove coisas ao mesmo tempo, por isso é difícil para o seu cérebro processar dois fluxos de informação coincidentes, mas separados, e codificá-los na memória de curto prazo, diz Marsden.

A multitarefa diminui a concentração em até 20% a 40%, diz ela. A ativação do cérebro é reduzida em 53% quando somos solicitados a realizar tarefas duplas em vez de sermos capazes de dedicar nossa atenção a apenas uma tarefa.

6. Livre-se de distrações internas

Essa sensação incômoda de precisar fazer algo pode destruir a capacidade de se concentrar, diz Dixon. Ela sugere a criação de listas de tarefas que descrevem e priorizam as tarefas e a conclusão de tarefas irrelevantes antes de se envolver em um projeto que requer níveis mais elevados de foco e atenção.

[Isso] pode ajudar a reduzir a distração de ter que fazer outra coisa que fica no fundo da mente, diz ela.