Quando você deve tirar um dia de saúde mental?

Mesmo para pessoas que não sofrem de níveis clínicos de depressão e ansiedade, um dia ocasional de saúde mental ainda pode ser valioso.

Quando você deve tirar um dia de saúde mental?

Licença remunerada quando você está doente é um benefício para muitos funcionários de tempo integral. Mais recentemente, isso foi estendido para incluir dias de saúde mental em que os funcionários usam um dia de folga devido ao estresse e ao esgotamento, em vez de doenças como gripe ou resfriado.



É uma boa ideia tirar dias de saúde mental?

Como acontece com tantas perguntas relacionadas à psicologia humana, a resposta é: Depende.



Em primeiro lugar, é importante separar dois tipos de dias de saúde mental. Um envolve uma doença mental diagnosticada. A outra está relacionada a um uso mais coloquial do termo, no qual você está usando o tempo de doença para diminuir o estresse que pode se acumular como parte do curso normal do trabalho.



Se você está sentindo altos níveis de estresse e ansiedade regularmente, então você deve considerar trabalhar com um terapeuta ou psiquiatra para determinar se seus sentimentos refletem depressão ou transtorno de ansiedade. Cada ano, cerca de 18% da população tem probabilidade de sofrer de depressão e transtornos de ansiedade. Se você descobrir que a ansiedade está realmente atrapalhando sua capacidade de viver nossa vida plenamente, faça um check-out - mais cedo ou mais tarde.

Se você for diagnosticado com depressão ou transtorno de ansiedade, precisa reconhecer que também é uma doença física - assim como resfriados e gripes. Trabalhe com seu terapeuta para determinar quando você deve tirar uma folga para lidar com seus sintomas.

Para as pessoas que não sofrem de níveis clínicos de depressão e ansiedade, um dia ocasional de saúde mental ainda pode ser valioso, mas há algumas coisas a se ter em mente.




Relacionado: É assim que todo empregador pode conter a depressão no local de trabalho


Não faça isso sem planejar

Geralmente não é uma boa ideia passar um dia de saúde mental espontaneamente. Ou seja, se você acorda de manhã e tem medo de ir trabalhar, não use esse sentimento como um motivo para avisar que está doente. Estresse e ansiedade são experiências emocionais que você tem quando há algo em seu mundo que está tentando evitar. Se você diz que está doente quando se sente assim, está guardando uma memória que pode começar a criar o hábito de reagir ao estresse e à ansiedade, evitando de fato tarefas que talvez precisem ser feitas. Você não quer que sua resposta imediata ao estresse seja fugir dele.

Em vez disso, pare um pouco para pensar sobre o que está causando estresse em seu trabalho. Se há uma tarefa que precisa ser concluída ou uma reunião que você teme realizar, esse dia de folga não vai aliviar muito o estresse. A tarefa incompleta ainda precisará ser realizada. E durante o dia de folga, você pode acabar ruminando sobre essa tarefa, quando poderia ter ido trabalhar para realizá-la. Mesmo que você consiga manter sua mente fora do trabalho durante o dia, a fonte de estresse ainda estará lá na manhã seguinte. É melhor você mergulhar na temida tarefa e concluí-la.




Relacionado: Veja como estabelecer hábitos saudáveis ​​de estresse antes que seja tarde demais


Isso não significa que você nunca deve tirar um dia de saúde mental. Mas você quer planejar. Pense em quais atividades farão o dia valer a pena. Existem duas estratégias que podem tornar o seu dia de saúde mental valioso para o alívio do estresse.

Uma estratégia é planejar um dia que o afaste das coisas que você está tentando evitar naquele dia. Quando você evita com sucesso as coisas negativas em seu mundo que estão lá fora, você se sente aliviado. Existem muitas maneiras de criar um oásis de serenidade. Passe meio dia em um spa. Vá para a natureza e caminhe. Faça uma aula de ioga ou meditação. Trabalhe em habilidades para ajudá-lo a se separar dos estressores em seu mundo.

Tirando um dia de folga para o trabalho?

A outra estratégia é tirar o dia para eliminar outras fontes de estresse em seu ambiente. Talvez sua vida agitada tenha tornado impossível controlar o pagamento das contas, limpar a casa ou organizar as coisas para a família. Nesse caso, você pode usar o dia para lidar com essas tarefas. O trabalho também pode estar prejudicando seus relacionamentos pessoais. Você pode querer coordenar seu dia de saúde mental com seu cônjuge ou parceiro e passar algum tempo juntos. Você pode pedir a um amigo ou membro da família para passar um tempo a fim de manter esses relacionamentos bem.


Relacionado: O estresse está fazendo você microgerenciar, o que torna tudo pior


Pode parecer paradoxal tirar um dia de folga do trabalho para fazer outro tipo de trabalho. Mas parte do que derruba sua resiliência é quando você salta da frigideira do estresse do trabalho para o fogo do estresse doméstico. Se você puder tornar sua casa um local menos estressante, ficará mais fácil lidar com o estresse inevitável no trabalho.

Horas de saúde mental

Finalmente, considere levar mais horas de saúde mental em vez de dias. Inclua mais exercícios em sua rotina regular. Faça uma massagem ou tratamento de spa regularmente. Levante-se de manhã e ande por um lugar bonito antes de ir para o trabalho. Em vez de deixar o estresse aumentar até se tornar insuportável e depois tentar liberá-lo de uma vez, veja se consegue tornar as atividades de combate ao estresse uma parte da maneira como você vive sua vida.