Por que o constrangimento pode ser uma coisa boa (e três maneiras de lidar com isso)

Embora o constrangimento seja percebido como algo negativo, ele na verdade leva a uma série de resultados positivos.

Por que o constrangimento pode ser uma coisa boa (e três maneiras de lidar com isso)

Momentos embaraçosos são divertidos de reviver (muito depois do fato), mas quando você está no meio de uma situação, pode parecer que o mundo inteiro está olhando para você. Como naquela vez eu incontrolavelmente arrotei alto quando conheci meus (agora) sogros. Ou a vez em que meu marido se engasgou na frente de dezenas de passageiros em um navio de cruzeiro, pensando que estava usando sunga por baixo do short (ele não estava). No trabalho, essa gafe pode ameaçar minar nosso profissionalismo.

Constrangimento é o que se chama de emoção 'autoconsciente'; algo que experimentamos em relação aos outros quando cometemos um erro ou nos comportamos de uma forma que vai contra as normas ou padrões sociais, diz Susan David, PhD, psicóloga da Harvard Medical School e autora de Agilidade Emocional .

O constrangimento potencial nos leva a nos prepararmos mais.

Embora o constrangimento seja tipicamente experimentado como uma emoção 'negativa' e que está intimamente relacionada à culpa e à vergonha, na verdade leva a uma série de resultados positivos, diz David.



Confiabilidade

Indivíduos que sentem e expressam constrangimento são mais propensos a serem confiáveis ​​e mais propensos a serem perdoados do que aqueles que não o fazem, diz David.

Quando os outros veem que estamos envergonhados, isso sinaliza por meio de nossa expressão facial e da própria emoção que nos importamos por ter transgredido as expectativas, que cometemos um erro e sobre nossas ações, diz ela. Outros são mais propensos a confiar e perdoar as pessoas que se importam, em oposição às pessoas que agem com impunidade, ou sem qualquer preocupação com o impacto que causam nos outros.

Preparação

A expectativa de ficarmos envergonhados pode nos ajudar a nos prepararmos melhor para situações desafiadoras.

Se você estiver fazendo uma apresentação de alto risco em nome de sua equipe para um cliente em potencial, ambos provavelmente pensarão sobre o conteúdo e as possíveis reações, diz David. O constrangimento potencial nos leva a nos prepararmos mais; queremos poder responder às perguntas e não decepcionar a nossa equipa.

Valores de proteção

Evitar constrangimento também ajuda a proteger a sociedade. Um constrangimento leve pode ser uma maneira saudável de manter a ordem social para que ninguém ofenda abertamente a outra, diz Leslie Shore, autor de Ouça para ter sucesso: como identificar e superar as barreiras para uma escuta eficaz .

O constrangimento leve pode ser uma maneira saudável de manter a ordem social.

O constrangimento ilumina coisas que são valiosas para nós, como atender às expectativas ou não decepcionar os outros, acrescenta David. Pode sinalizar coisas com as quais nos preocupamos, diz ela.

como encontrar o emprego certo

Três maneiras de reduzir o desconforto

A maioria de nós prefere evitar ficar constrangido, mas quando isso acontece, há algumas coisas que você pode fazer para diminuir o embaraço.

1. Chame-se

Joshua Clegg, professor assistente de psicologia do John Jay College of Criminal Justice, CUNY, estudou o constrangimento e o chama de instâncias problemáticas de afiliação social. Em seu estudo A importância de se sentir estranho , publicado em Pesquisa Qualitativa em Psicologia , Clegg diz que a maioria de nós reage de uma destas duas maneiras: ou evitamos ou tratamos disso.

significado do anjo número 1212

A melhor estratégia é enfrentá-lo de frente, e isso pode ser feito melhor com humor. Quando você zomba de sua situação, parece confiante e corajoso, ele escreve. Simplesmente dizendo: Estranho! pode minimizar o estresse.

2. Fique frio

Embora o conselho para relaxar pareça figurativo, um novo estude publicado no Journal of Consumer Psychology descobre que a sugestão também funciona de maneira literal.

Quando você zomba de sua situação, parece confiante e corajoso.

Em um experimento, pesquisadores da Western University, no Canadá, pediram aos participantes que lembrassem de situações que resultaram em uma série de emoções. Em seguida, eles foram oferecidos uma escolha de bebidas quentes e frias. As pessoas que estavam sentindo vergonha e constrangimento eram mais propensas a escolher as bebidas mais frias, porque as emoções ligadas ao arrependimento costumam ter uma reação física calorosa no corpo, como corar.

Enquanto as pessoas estavam em um estado de calor como resultado de emoções autoconscientes, elas foram motivadas a se acalmar, escreve o autor do estudo Jeff Rotman.

Em um segundo experimento, os participantes foram convidados a investir hipoteticamente em ações farmacêuticas. Algumas pessoas foram informadas de que o valor das ações aumentou, enquanto outras foram informadas que diminuiu. Em seguida, alguns participantes viram um anúncio de um cruzeiro pelo Caribe, enquanto outros viram um anúncio de um cruzeiro pelo Alasca. As pessoas que tinham o valor das ações em queda e viram o anúncio do cruzeiro no Alasca sentiram menos arrependimento pela perda das ações do que aquelas que viram as filmagens do Caribe.

Uma parte fundamental para superar o constrangimento é praticar a autocompaixão.

Isso fornece evidências de que emoções e temperatura andam de mãos dadas, e podemos usar essas informações para regular as emoções, escreve Rotman. Se você estiver se sentindo arrependido ou envergonhado, é mais provável que deseje um copo de água fria, o que pode ajudá-lo a sentir um pouco menos de vergonha. Se você está em um ambiente acolhedor e faz algo de que se arrepende, pode se sentir pior do que se estivesse em um ambiente mais frio.

3. Pratique a Auto Bondade

Se você se sentir envergonhado com frequência, tente ficar consciente desses momentos e lembre-se de respirar quando eles ocorrerem, diz Shore. Pesquise a cena e observe a linguagem corporal do seu público, diz ela. Alguém está sorrindo, rindo? Se estiverem, ria com eles.

Sentir constrangimento é normal, diz David. É o preço que pagamos por sermos humanos normais, desordenados e imperfeitos, diz ela. Uma parte fundamental para superar o constrangimento é praticar a autocompaixão e o autoperdão. Quando você reconhece que é humano e imperfeito, assim como todos os outros humanos são imperfeitos, isso nos dá permissão para deixar para trás o embaraço do passado com o conhecimento de que fizemos o nosso melhor.