Por que focar no significado, e não na felicidade, nos torna melhor

Muitos adultos enfrentarão dores psicológicas em algum momento de suas vidas. Buscar (e esperar) a felicidade pode piorar as coisas.

Por que focar no significado, e não na felicidade, nos torna melhor

A noção de que a dor emocional e o sofrimento refletem um desvio de uma linha de base feliz padrão tem sido referido como a suposição de normalidade saudável. Mas é uma suposição errada. Estimativas da prevalência ao longo da vida de transtornos psiquiátricos indicar que cerca de um em cada dois adultos atenderá aos critérios para uma condição de saúde mental em algum momento de suas vidas. Dado que a dor psicológica é tão onipresente, devemos nos concentrar menos no que pode nos fazer felizes e mais em alcançar um sentido de significado, independentemente de como estejamos nos sentindo. A psicoterapia deve ajudar as pessoas a controlar o funcionamento eficaz enquanto estão angustiadas, acima e além do objetivo de reduzir os sintomas, como pensamentos, emoções e sensações difíceis. Terapia de aceitação e compromisso (ACT) leva esta abordagem, usando atenção plena, aceitação e outras estratégias comportamentais para promover comportamentos mais flexíveis e orientados para o valor. Os objetivos do ACT não são necessariamente mudar ou reduzir pensamentos ou emoções problemáticas, mas promover comportamentos significativos e eficazes, independentemente do humor, motivação ou pensamento. Em outras palavras, o objetivo principal é promover o que os terapeutas chamam de vida valorizada.



Pense em viver com valor como viver sua vida diária a serviço de valores que você considera importantes, por meio do qual o envolvimento nessas ações cria um senso de significado e propósito. De uma perspectiva do ACT, os sintomas de transtornos psiquiátricos e sofrimento psicológico de forma mais ampla são problemáticos quando estão ligados a comportamentos rígidos que nos afastam de uma vida valorizada. Podemos não ter nenhum controle sobre a dor que sentimos - na verdade, nossa dor emocional é profundamente humana - mas uma área em que podemos exercer algum controle é o que fazemos em resposta a esse sofrimento. Muitas respostas comuns a pensamentos e emoções difíceis - como evitação, abuso de substâncias, abstinência e agressão - podem aliviar a angústia a curto prazo, mas também podem causar danos a longo prazo em nossos relacionamentos, empregos, liberdade e crescimento pessoal - as próprias áreas que fornecem esse senso de significado e propósito. Ao abrir mão de uma agenda orientada para minimizar a dor e recalibrar em direção a uma agenda mais orientada por valores, nossas escolhas podem ser baseadas em quem queremos ser, em vez de como queremos sentir.

Em seu 2013 estude , os psicólogos Todd Kashdan e Patrick McKnight, da George Mason University, na Virgínia, examinaram as relações cotidianas entre uma vida valorizada e o bem-estar em uma amostra de indivíduos com transtorno de ansiedade social. Esta é uma condição comum, mas debilitante, marcada por intenso medo de situações sociais que podem envolver ser julgado negativamente por outras pessoas. Pessoas com transtorno de ansiedade social muitas vezes desejam e valorizam relacionamentos positivos, mas o sofrimento considerável faz com que evitem interações sociais, então este é um grupo excelente para examinar valores e significados.



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No estudo, os participantes começaram identificando seu objetivo central ou propósito de vida (por exemplo, tentando ser um bom modelo para os outros). Então, a cada dia durante as duas semanas seguintes, eles avaliaram seus esforços diários e progresso em direção a essa meta e forneceram avaliações diárias de sua auto-estima, significado da vida e experiência de emoções positivas e negativas. Nos dias em que relataram investir mais esforço em seu objetivo principal de vida, também tenderam a desfrutar de maior bem-estar: disseram que sua vida tinha mais significado e pontuaram mais alto em autoestima e experiência de emoções positivas. É importante ressaltar que não foi encontrado apoio para o caminho inverso - maior bem-estar não prediz maior esforço ou progresso em direção aos esforços. Este estudo destaca que às vezes precisamos fazer a escolha orientada por valores, independentemente de como nos sentimos.



Se ao menos fosse tão fácil, no entanto. Por essa razão, nos tratamentos baseados em ACT, há um foco substancial em habilidades e técnicas que podem ajudar a cultivar uma postura mais consciente, disposta e tolerante em relação a sentimentos difíceis e outras experiências internas. Isso está em contraste explícito com um do X e sua angústia irá aliviar a abordagem. As técnicas ACT não estão a serviço de mudar estados emocionais - elas estão a serviço de facilitar ações valorizadas.

O eficácia de ACT em diferentes diagnósticos e áreas problemáticas mostra que o compromisso com os benefícios de uma vida valorizada transcende as categorias diagnósticas tradicionais. Além de transtornos de ansiedade, em estudos de transtorno de estresse pós-traumático , depressão e resiliência , dor crônica , ideação suicida e muito mais, o envolvimento em comportamentos consistentes com valores pessoais tem sido associado a uma série de resultados positivos.

EMo que me traz de volta ao meu trabalho como terapeuta. Embora a amplitude de exercícios e técnicas empregados no ACT esteja além do escopo deste artigo, há um exercício que eu gostaria de compartilhar que ajudou alguns de meus clientes a ver a ligação inextricável entre uma vida valorizada e experiências dolorosas. Nesta atividade (da qual existem diferentes variações), o terapeuta primeiro pede ao cliente para escrever em um cartão algumas das experiências internas com as quais está mais lutando - pensamentos e julgamentos difíceis, emoções, memórias.



Eu pergunto a eles, o que vocês notam quando lêem aquela ficha? Eu me sinto péssimo, não quero isso. O que você quer fazer com o cartão? Eu quero jogá-lo no lixo. Em seguida, o cliente vira o cartão e eu peço a ele para escrever algumas das coisas que são mais importantes, mais significativas para ele - ser um pai, cuidar e apoiar os outros, aprender, crescer, etc. O que você nota quando você ler este lado? Calor, parece certo, é isso que eu quero ser. Onde está a dor, onde estão as outras coisas? Ainda aqui, do outro lado do cartão. O que acontece se você afastar essa dor, fugir ou evitá-la? Eu empurro as coisas significativas para longe também. No fundo do seu coração, o que sua experiência lhe diz agora? Se vou fazer as coisas que são importantes para mim, ser a pessoa que quero ser, também tenho que abrir espaço para as coisas dolorosas.

Na minha experiência, este é um exercício emocionalmente difícil e também aquele que ajuda a pessoa a entender que é impossível separar a dor e a vida com valor. Às vezes é difícil lidar com essas lutas na sessão, mas regularmente retornamos ao fundamento lógico da abordagem - que talvez seja necessária uma postura diferente em relação à dor. E esse é o ponto crucial do trabalho em ACT - abrir-se aos demônios, julgamentos e sofrimentos que estão por baixo, tudo com o propósito de nos movermos em direção ao que é significativo.

O caminho valorizado não é necessariamente o caminho feliz. A conexão social às vezes nos coloca em contato com memórias de abusos e traumas. Ser pai suscita dúvidas, incertezas e sentimentos de ansiedade, medo, raiva e vergonha. A defesa da justiça social requer exposição repetida às injustiças em nossas sociedades e aos sentimentos de impotência que podem advir da luta por uma igualdade que pode não existir até que você se vá. Mas um crescente corpo de pesquisas psicológicas sugere que o caminho valorizado é o mais viável, enquanto o caminho feliz pode ser mais uma ilusão.



Para leitores que desejam saber mais, recomendo o livro Saia da sua mente e entre na sua vida (2005), com co-autoria do fundador da ACT, Steven Hayes, e também As coisas podem dar terrivelmente, terrivelmente erradas (2010), com co-autoria de outro pioneiro do ACT, Kelly Wilson. E aqui está o internacional diretório de ACT terapeutas, mantida pela Association for Contextual Behavioral Science.


Este artigo foi publicado originalmente em Aeon e foi republicado sob uma licença Creative Commons.