Por que somos mais criativos quando estamos cansados ​​e 9 outras coisas surpreendentes sobre como o cérebro funciona

Você pode ser introvertido ou extrovertido. Mas não se preocupe, existem maneiras de mudar a forma como nosso cérebro funciona.

Por que somos mais criativos quando estamos cansados ​​e 9 outras coisas surpreendentes sobre como o cérebro funciona

Nota do Editor: Este é um dos artigos sobre liderança mais lidos de 2013. Clique aqui para ver a lista completa.

Uma das coisas que sempre me surpreendem é como pensamos que nossos cérebros funcionam e como realmente funcionam.

Em muitas ocasiões, fico convencido de que existe uma certa maneira de fazer as coisas, apenas para descobrir que, na verdade, essa é a maneira completamente errada de pensar sobre isso. Por exemplo, sempre achei bastante compreensível que possamos realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Bem, de acordo com os estudos de pesquisa mais recentes, é literalmente impossível para nosso cérebro lidar com duas tarefas ao mesmo tempo.



Recentemente, descobri mais desses experimentos e ideias fascinantes que ajudaram muito a ajustar meu fluxo de trabalho em relação a como nosso cérebro realmente funciona (em vez de como eu pensava que funcionava).

Portanto, aqui estão 10 das coisas mais surpreendentes que nosso cérebro faz e o que podemos aprender com essas informações.


1. Seu cérebro faz um trabalho criativo melhor quando você está cansado.

Quando explorei a ciência de nossos relógios biológicos e como eles afetam nossas rotinas diárias, fiquei interessado em descobrir que muito da maneira que planejei meus dias não era realmente a melhor maneira de fazer isso. A maneira como trabalhamos, em particular, na verdade tem muito a ver com os ciclos de nossos relógios biológicos.

É assim que funciona:

Se você é um amante da manhã, digamos, você vai querer favorecer aquelas horas da manhã em que você está se sentindo mais revigorado para realizar o seu trabalho analítico mais exigente. Usar seu cérebro para resolver problemas, responder perguntas e tomar decisões é mais bem feito quando você está no seu auge.

Para os noctívagos, este é obviamente um período muito posterior do dia.

Por outro lado, se você está tentando fazer um trabalho criativo, você realmente terá mais sorte quando estiver mais cansado e seu cérebro não estiver funcionando de forma tão eficiente. Isso parece loucura, mas realmente faz sentido quando você olha o raciocínio por trás disso. É uma das razões pelas quais grandes ideias frequentemente acontecer no chuveiro depois de um longo dia de trabalho .

Se você está cansado, seu cérebro não é tão bom em filtrar distrações e se concentrar em uma tarefa específica. Também é muito menos eficiente em lembrar conexões entre ideias ou conceitos. Ambas são coisas boas quando se trata de trabalho criativo, uma vez que esse tipo de trabalho exige que façamos novas conexões, estejamos abertos a novas ideias e pensemos de novas maneiras. Portanto, um cérebro cansado e confuso é muito mais útil para nós quando trabalhamos em projetos criativos.

este Americano científico artigo explica como as distrações podem realmente ser boas para o pensamento criativo:

Os problemas de insight envolvem pensar fora da caixa. É aqui que a suscetibilidade à distração pode ser benéfica. Fora dos horários de pico, estamos menos focados e podemos considerar uma gama mais ampla de informações. Esse escopo mais amplo nos dá acesso a mais alternativas e interpretações diversas, promovendo assim a inovação e o insight.

2. O estresse pode alterar o tamanho do seu cérebro (e torná-lo menor).

Aposto que você não sabia que o estresse é na verdade a causa mais comum de mudanças na função cerebral. Fiquei surpreso ao saber disso quando pesquisei como o estresse afeta nossos cérebros .

Também descobri algumas pesquisas que mostraram sinais de diminuição do tamanho do cérebro devido ao estresse.

app facebook modo noturno android

Um estudo usou macacos bebês para testar os efeitos do estresse no desenvolvimento e na saúde mental a longo prazo. Metade dos macacos foi cuidada por seus pares por seis meses, enquanto a outra metade permaneceu com suas mães. Depois disso, os macacos foram devolvidos a grupos sociais típicos por vários meses antes de os pesquisadores escanearem seus cérebros.

Para os macacos que foram removidos de suas mães e cuidados por seus pares, as áreas de seus cérebros relacionadas ao estresse ainda estavam aumentadas , mesmo depois de estar em condições sociais normais por vários meses.

Embora mais estudos sejam necessários para explorar isso completamente, é muito assustador pensar que o estresse prolongado pode afetar nossos cérebros a longo prazo.

Outro estudo descobriu que em ratos expostos a estresse crônico, os hipocampos em seus cérebros realmente encolheram . O hipocampo é parte integrante da formação de memórias. Já foi debatido antes se o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD) pode realmente encolher o hipocampo, ou se as pessoas com hipocampos naturalmente menores são apenas mais propensas ao PTSD. Este estudo pode apontar que o estresse é um fator que realmente muda o cérebro.


3. É literalmente impossível para o nosso cérebro realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Multitarefa é algo que há muito tempo somos encorajados a praticar, mas acabou que multitarefa é realmente impossível . Quando pensamos que somos multitarefa, estamos na verdade trocando de contexto. Ou seja, estamos alternando rapidamente entre as diferentes tarefas, em vez de executá-las ao mesmo tempo.

O livro Regras do cérebro explica como a multitarefa pode ser prejudicial:

A pesquisa mostra que sua taxa de erro sobe 50% e leva o dobro do tempo para fazer as coisas.

O problema com multitarefa é que estamos dividindo nosso recursos do cérebro . Estamos dando menos atenção a cada tarefa e provavelmente tendo um desempenho pior em todas elas:

Quando o cérebro tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo, ele divide e conquista, dedicando metade de nossa massa cinzenta a cada tarefa.

Aqui está como isso parece na realidade. Embora tentemos realizar a Ação A e a Ação B ao mesmo tempo, nosso cérebro nunca lida com as duas simultaneamente. Em vez disso, ele tem que alternar dolorosamente para frente e para trás e usar a capacidade intelectual importante apenas para alternar:


Quando nossos cérebros realizam uma única tarefa, o córtex pré-frontal desempenha um grande papel. Veja como isso nos ajuda a atingir uma meta ou concluir uma tarefa:

A parte anterior desta região do cérebro forma o objetivo ou intenção - por exemplo, eu quero aquele biscoito - e o córtex pré-frontal posterior fala com o resto do cérebro para que sua mão alcance o pote de biscoitos e sua mente saiba se você tem o biscoito.

Um estudo em Paris descobriram que quando uma segunda tarefa era necessária, os cérebros dos voluntários do estudo se dividiam, com cada hemisfério trabalhando sozinho em uma tarefa. O cérebro estava sobrecarregado pela segunda tarefa e não conseguia funcionar em sua capacidade total, porque precisava dividir seus recursos.

Quando uma terceira tarefa foi adicionada, os resultados dos voluntários despencaram:

Os malabaristas de tripla tarefa sempre se esqueciam de uma de suas tarefas. Eles também cometeram três vezes mais erros do que durante a dupla tarefa.

4. Os cochilos melhoram o desempenho diário do seu cérebro.

Estamos bem claros sobre quão importante é o sono para nossos cérebros , mas e os cochilos? Acontece que esses curtos períodos de sono são realmente úteis.

Aqui estão algumas maneiras cochilar pode beneficiar o cérebro .

Memória melhorada

Em um estudo , os participantes memorizaram cartões ilustrados para testar a força de sua memória. Depois de memorizar um conjunto de cartas, eles tiveram um intervalo de 40 minutos em que um grupo cochilou e o outro permaneceu acordado. Após o intervalo, ambos os grupos foram testados em sua memória das cartas, e o grupo que cochilou teve melhor desempenho:

Para a surpresa dos pesquisadores, o grupo do sono teve um desempenho significativamente melhor, retendo em média 85% dos padrões, em comparação com 60% para aqueles que permaneceram acordados.

Aparentemente, cochilar realmente ajuda nosso cérebro a solidificar memórias :

A pesquisa indica que quando uma memória é registrada pela primeira vez no cérebro - no hipocampo, para ser mais específico - ela ainda é frágil e facilmente esquecida, especialmente se o cérebro for solicitado a memorizar mais coisas. Cochilar, ao que parece, empurra as memórias para o neocórtex, o armazenamento mais permanente do cérebro, evitando que sejam sobrescritas.

Vejamos isso em um gráfico - as pessoas que tiraram uma soneca foram capazes de superar as que não tiraram. É como se eles tivessem um novo começo:


Melhor aprendizagem

Tirar uma soneca também ajuda a limpar as informações das áreas de armazenamento temporário do cérebro, preparando-o para que novas informações sejam absorvidas. Um estudo da Universidade da Califórnia pediu aos participantes que concluíssem uma tarefa desafiadora por volta do meio-dia, o que exigia que obtivessem muitas informações novas. Por volta das 14h, metade dos voluntários tirou uma soneca enquanto o restante ficou acordado.

A parte realmente interessante deste estudo não é apenas às 18 horas. naquela noite, o grupo que cochilou teve um desempenho melhor do que aqueles que não cochilaram. Na verdade, o grupo que estava cochilando teve um desempenho melhor do que no início da manhã.

O que acontece no cérebro durante uma soneca

Algum pesquisa recente descobriu que o lado direito do cérebro é muito mais ativo durante uma soneca do que o lado esquerdo, que permanece bastante quieto enquanto estamos dormindo. Apesar do fato de 95% da população ser destra, com o lado esquerdo de seus cérebros sendo o mais dominante, o lado direito é consistentemente o hemisfério mais ativo durante o sono.

O autor do estudo, Andrei Medvedev, especulou que o lado direito do cérebro lida com as tarefas de 'limpeza' enquanto estamos dormindo.

Assim, enquanto o lado esquerdo do cérebro tira algum tempo para relaxar, o lado direito está limpando suas áreas de armazenamento temporário, colocando informações em um armazenamento de longo prazo e solidificando suas memórias do dia.

5. Sua visão supera todos os outros sentidos.

Apesar de ser um dos nossos cinco sentidos principais, a visão parece ter precedência sobre os outros:

Ouça uma informação e, três dias depois, você se lembrará de 10% dela. Adicione uma foto e você se lembrará de 65%.

As imagens também superam o texto, em parte porque a leitura é muito ineficiente para nós. Nosso cérebro vê as palavras como muitas imagens minúsculas, e temos que identificar certas características nas letras para podermos lê-las. Isso leva tempo.

Na verdade, a visão é tão poderosa que os melhores degustadores de vinho do mundo Foram conhecidos para descrever um vinho branco tingido como um vermelho.

Não é apenas surpreendente que confiemos tanto na nossa visão, mas na verdade ela nem é tão boa. Toma este fato , por exemplo:

Nosso cérebro está fazendo todas essas suposições porque não sabe onde as coisas estão . Em um mundo tridimensional, a luz realmente incide em nossa retina de uma forma bidimensional. Portanto, nosso cérebro se aproxima da imagem visível.

Vamos dar uma olhada nesta imagem. Mostra quanto do seu cérebro é dedicado apenas à visão e como isso afeta outras partes do cérebro. É uma quantidade verdadeiramente impressionante, em comparação com quaisquer outras áreas:


6. A introversão e a extroversão vêm de diferentes conexões no cérebro.

Recentemente percebi que a introversão e a extroversão não estão realmente relacionadas a quão extrovertidos ou tímidos somos, mas sim como nossos cérebros recarregam .

É assim que cérebros de introvertidos e extrovertidos diferem :

A pesquisa descobriu que há uma diferença nos cérebros de pessoas extrovertidas e introvertidas em termos de como processamos recompensas e como nossa composição genética difere. Para os extrovertidos, seus cérebros respondem mais fortemente quando uma aposta vale a pena. Parte disso é simplesmente genético, mas é parcialmente a diferença de seus sistemas de dopamina também.

Um experimento que fez as pessoas apostarem enquanto em um scanner cerebral descobriu o seguinte:

Quando as apostas que fizeram valeram a pena, o grupo mais extrovertido mostrou uma resposta mais forte em duas regiões cerebrais cruciais: a amígdala e o núcleo accumbens.

O nucleus accumbens faz parte do sistema dopaminérgico, que afeta o modo como aprendemos e é geralmente conhecido por nos motivar a buscar recompensas. A diferença no sistema dopaminérgico no cérebro do extrovertido tende a empurrá-lo para a busca de novidades, assumindo riscos e desfrutando de situações desconhecidas ou surpreendentes mais do que outras. A amígdala é responsável por processar os estímulos emocionais, o que dá aos extrovertidos aquela onda de excitação quando tentam algo altamente estimulante, que pode oprimir um introvertido.

Mais pesquisas na verdade, mostrou que a diferença vem de como introvertidos e extrovertidos processam os estímulos. Ou seja, a estimulação que chega ao nosso cérebro é processada de maneira diferente, dependendo da sua personalidade. Para extrovertidos, o caminho é muito mais curto. Ele atravessa uma área onde ocorre o processamento sensorial de paladar, tato, visual e auditivo. Para os introvertidos, os estímulos percorrem um caminho longo e complicado em áreas do cérebro associadas à lembrança, ao planejamento e à solução de problemas.


7. Temos a tendência de gostar mais das pessoas que cometem erros.

Aparentemente, cometer erros nos faz mais simpático , devido a algo chamado Efeito Pratfall.

Kevan Lee explicou recentemente como isso funciona no blog do Buffer:

Aqueles que nunca cometem erros são considerados menos agradáveis ​​do que aqueles que cometem erros ocasionais. A bagunça aproxima as pessoas de você, o torna mais humano. A perfeição cria distância e um ar pouco atraente de invencibilidade. Aqueles de nós com falhas vencem todas as vezes.

Essa teoria foi testada pelo psicólogo Elliot Aronson. Em seu teste, ele pediu aos participantes que ouvissem gravações de pessoas respondendo a um questionário. Algumas gravações incluíam o som da pessoa derrubando uma xícara de café. Quando os participantes foram solicitados a avaliar os questionadores quanto à simpatia, o grupo que derramou café saiu vitorioso.

É por isso que tendemos a não gostar de pessoas que parecem perfeitas. E agora sabemos que cometer pequenos erros não é a pior coisa do mundo - na verdade, pode trabalhar a nosso favor.

8. A meditação pode reconectar seu cérebro para melhor.

Aqui está outro que realmente me surpreendeu. Eu pensei que a meditação só era boa para melhorar o foco e me ajudar a manter a calma ao longo do dia, mas na verdade, tem um monte de grandes benefícios .

Aqui estão alguns exemplos.

Menos ansiedade

Este ponto é bastante técnico, mas é realmente interessante. Quanto mais meditamos, menos ansiedade temos, e isso acontece porque nós na verdade estamos afrouxando as conexões de determinadas vias neurais . Isso parece ruim, mas não é.

O que acontece sem meditação é que há uma seção do nosso cérebro que às vezes é chamada de Centro do Eu (tecnicamente é o córtex pré-frontal medial). Esta é a parte que processa as informações relativas a nós e às nossas experiências. Normalmente, os caminhos neurais das sensações corporais e centros de medo do cérebro para o centro do eu são realmente fortes. Quando você experimenta uma sensação assustadora ou perturbadora, ela desencadeia uma forte reação em seu Centro do Eu, fazendo você se sentir assustado e sob ataque.

Veja como a ansiedade e a agitação diminuem com apenas uma sessão de meditação de 20 minutos:


Quando meditamos, especialmente quando estamos apenas começando com a meditação , enfraquecemos essa conexão neural. Isso significa que não reagimos com tanta força às sensações que antes iluminavam nossos Centros do Eu. À medida que enfraquecemos esta conexão, simultaneamente fortalecemos a conexão entre o que é conhecido como nosso Centro de Avaliação (a parte de nossos cérebros conhecida pelo raciocínio) e nossos centros corporais de sensação e medo. Portanto, quando experimentamos sensações assustadoras ou perturbadoras, podemos examiná-las com mais facilidade de maneira racional. Aqui está um bom exemplo :

Por exemplo, quando você sente dor, em vez de ficar ansioso e presumir que significa que algo está errado com você, você pode observar a dor aumentar e diminuir sem se deixar enredar por uma história sobre o que ela pode significar.

Mais criatividade

Pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda estudou meditação de atenção focada e de monitoramento aberto para ver se havia alguma melhora na criatividade depois. Eles descobriram que as pessoas que praticavam a meditação da atenção concentrada não mostravam quaisquer sinais óbvios de melhoria na tarefa de criatividade seguindo sua meditação. Para aqueles que praticavam a meditação de monitoramento aberto, no entanto, eles se saíram melhor em uma tarefa que lhes pedia que apresentassem novas idéias.

Melhor memoria

Uma das coisas a que a meditação tem sido associada é melhorar a rápida recuperação da memória. Catherine Kerr , um pesquisador do Martinos Center for Biomedical Imaging e do Osher Research Center descobriu que as pessoas que praticavam a meditação consciente eram capazes de ajustar as ondas cerebrais que filtram as distrações e aumentar a produtividade deles mais rapidamente do que aqueles que não meditaram. Ela disse que essa capacidade de ignorar distrações poderia explicar sua capacidade superior de lembrar rapidamente e incorporar novos fatos. Isso parece ser muito semelhante ao poder de ser exposto a novas situações que também melhorar drasticamente nossa memória das coisas.

Meditação tem também foi ligado para aumentar a compaixão, diminuir o estresse, melhorar as habilidades de memória e até mesmo aumentar a quantidade de massa cinzenta no cérebro.

9. O exercício pode reorganizar o cérebro e aumentar sua força de vontade.

Claro, o exercício é bom para o seu corpo, mas e o seu cérebro? Bem aparentemente há um link entre o exercício e o estado de alerta mental, de forma semelhante que felicidade e exercício são relacionados.

Uma vida inteira de exercícios pode resultar em uma elevação às vezes surpreendente no desempenho cognitivo, em comparação com aqueles que são sedentários. Os praticantes de exercícios superam as do sofá em testes que medem a memória de longo prazo, o raciocínio, a atenção, a resolução de problemas e até mesmo as chamadas tarefas de inteligência fluida.

Claro, o exercício também pode nos deixar mais felizes, como já exploramos antes:

Se vocês comece a se exercitar , seu cérebro reconhece isso como um momento de estresse. À medida que a pressão do coração aumenta, o cérebro pensa que você está lutando contra o inimigo ou fugindo dele. Para proteger você e seu cérebro do estresse, você libera uma proteína chamada BDNF (Fator neurotrófico derivado do cérebro). O BDNF possui um elemento protetor e também reparador para seus neurônios de memória e atua como uma chave de reset. É por isso que, após o exercício, muitas vezes nos sentimos tão à vontade, as coisas estão claras e, eventualmente, estamos felizes.

Ao mesmo tempo, as endorfinas, que também combatem o estresse, são liberadas no cérebro. O principal objetivo das endorfinas é este, escreve pesquisador McGovern:

quantos aterros sanitários existem nos EUA

Essas endorfinas tendem a minimizar o desconforto do exercício, bloquear a sensação de dor e estão até associadas a uma sensação de euforia.

10. Você pode fazer seu cérebro pensar que o tempo está passando devagar fazendo coisas novas.

Sempre desejou não se pegar dizendo para onde vai o tempo! todo mês de junho quando você percebe que o ano já passou pela metade? Este é um truque bacana que se relaciona com a forma como nosso cérebro percebe o tempo. Depois de saber como funciona, você pode fazer seu cérebro pensar que o tempo está se movendo mais devagar.

Essencialmente, nosso cérebro pega um monte de informações de nossos sentidos e as organiza de uma forma que faça sentido para nós, antes mesmo de percebermos. Então, o que pensamos é que nossa noção de tempo é, na verdade, apenas um monte de informações apresentadas a nós de uma maneira particular, conforme determinado por nossos cérebros :

Quando nossos cérebros recebem novas informações, elas não vêm necessariamente na ordem adequada. Essas informações precisam ser reorganizadas e apresentadas para nós de uma forma que entendamos. Quando informações familiares são processadas, isso não leva muito tempo. As novas informações, no entanto, são um pouco mais lentas e tornam o tempo prolongado.

Ainda mais estranho, não é apenas uma única área do cérebro que controla nossa percepção do tempo - é feito por um monte de áreas do cérebro , ao contrário de nossos cinco sentidos comuns, que podem ser identificados em uma única área específica.


Quando recebemos muitas informações novas, nosso cérebro leva um tempo para processar todas. Quanto mais demora esse processamento, quanto mais longo esse período de tempo parece :

Quando estamos em situações de risco de vida, por exemplo, nos lembramos do tempo como mais longo porque registramos mais da experiência. Experiências com risco de vida nos fazem realmente prestar atenção, mas não ganhamos poderes de percepção sobre-humanos.

O mesmo acontece quando ouvimos uma música agradável, porque uma atenção maior leva à percepção de um período de tempo mais longo.

Por outro lado, se o seu cérebro não precisa processar muitas informações novas , o tempo parece passar mais rápido, então a mesma quantidade de tempo na verdade parecerá mais curta do que seria de outra forma. Isso acontece quando você coleta muitas informações que são familiares, porque você já as processou antes. Seu cérebro não precisa trabalhar muito, então ele processa o tempo mais rápido.

Você tem outro fato surpreendente sobre o cérebro que gostaria de compartilhar? Eu adoraria ouvir isso! Se você gostou deste post, acho que também pode gostar do nosso post sobre 10 coisas simples que você pode fazer hoje que o deixarão mais feliz, com o respaldo da ciência.

- Belle Beth Cooper é um criador de conteúdo em Amortecedor , uma maneira mais inteligente de compartilhar no Twitter e no Facebook. Siga-a no Twitter em @BelleBethCooper

Reproduzido com permissão de Amortecedor.

[ Imagem: usuário do Flickr Joseph O’Connell ]