Por que nos auto-sabotamos (e três maneiras de parar de fazer isso)

A auto-sabotagem pode vir do medo do fracasso, da rejeição, de não atender às suas próprias expectativas e às dos outros, e se torna uma forma de se preservar da dor e da decepção.

Por que nos auto-sabotamos (e três maneiras de parar de fazer isso)

Se você tem baixa auto-estima, provavelmente já passou por essa toca do coelho muitas vezes - sabotando seu caminho para a felicidade, para bons relacionamentos, para promoções, reconhecimento ou um momento merecido sob os holofotes.



Em retrospecto, seu comportamento muitas vezes pode levá-lo a lutar contra sua própria mente. Pode parecer ilógico, bizarro e contra-intuitivo para tudo o que você defende ou está se esforçando - comprar comida reconfortante quando está de dieta, ligar para um amigo que bebe ao tentar ficar limpo ou assistir a filmes em vez de gastar tempo se preparando para um apresentação importante.

Todos nós geralmente queremos o melhor para nós mesmos - então por que tentamos sabotar nossas chances de conseguir o que queremos, pelo que trabalhamos tanto e merecemos por direito?



Auto-sabotagem é a ação que tomamos para frustrar nossas melhores intenções e objetivos. Fazemos isso porque queremos algo, e então tememos que possamos realmente conseguir, que não seremos capazes de lidar com isso, e então estragamos tudo - seja conseguir uma promoção, encontrar o relacionamento perfeito ou iniciar um o negócio. Então, por que não nos salvar da dor, do constrangimento, da decepção se bagunçarmos e matarmos todas as chances em sua infância antes que possamos nos machucar.



Simplificando, a auto-sabotagem é o medo do fracasso e o medo do sucesso, tudo ao mesmo tempo.

Vamos desvendar o que pode estar causando esses comportamentos autodestrutivos.

Autoimagem negativa

Pessoas com baixa auto-estima são especialmente propensas à auto-sabotagem. Como não gostam de si mesmas, muitas vezes se comportam de maneiras que reafirmam essas crenças e podem buscar intencionalmente situações de auto-constrangimento e de fracasso. O diálogo interno segue as linhas de Eu sabia - você é um perdedor. Você não merece isso. Você não é bom o suficiente. Você é um falso. Ninguém jamais gostaria de você. E assim por diante.

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Parece um modo de vida muito autodestrutivo, mas há uma explicação perfeitamente razoável para isso. É chamado Teoria da Dissonância Cognitiva e afirma que queremos manter a consistência entre nossas crenças e valores, de um lado, e nossas ações, do outro. Portanto, quando algo acontece que entra em conflito com nosso âmago, na maioria das vezes mudamos nossas ações para alinhá-las com o que consideramos ser verdade sobre nós mesmos.

Portanto, se você se sentir inútil, você pode sair de seu caminho para validar suas próprias crenças e obter reações semelhantes de outras pessoas, apenas para que possa provar a si mesmo que estava certo o tempo todo. eu te disse é frequentemente o que você ouve repetidamente por seu crítico interno.

Medo da grandeza

A ideia foi introduzida por Abraham Maslow em seu livro Os alcances mais distantes da natureza humana em 1971, onde fala sobre o medo da autorrealização e de nos tornarmos quem estamos destinados a ser.



Maslow também concebeu o conceito de Complexo de Jonas , que é o medo da própria grandeza, a evasão de seu destino ou a evitação de exercer seus talentos. Vem da história bíblica de Jonas, que foi chamado por Deus para alertar os cidadãos de uma cidade de Sua ira divina. Mas ele pulou em um barco e acabou na barriga de uma baleia.

Maslow captou estes sentimentos:

Tememos nossas possibilidades mais elevadas. Geralmente temos medo de nos tornar aquilo que podemos vislumbrar em nossos momentos mais perfeitos, sob as condições mais perfeitas, sob condições de grande coragem. Gostamos e até nos emocionamos com as possibilidades divinas que vemos em nós mesmos em tais momentos de pico. E, no entanto, trememos simultaneamente de fraqueza, admiração e medo diante dessas mesmas possibilidades. Freqüentemente, fugimos das responsabilidades ditadas, ou melhor, sugeridas pela natureza, pelo destino, às vezes até por acidente, assim como Jonas tentou em vão fugir de seu destino.

Freqüentemente falamos sobre o medo do fracasso, mas sentir-se indigno também pode resultar do medo do sucesso e do sentimento de que podemos ser incapazes de lidar com ele.

Autopreservação

Pessoas com baixa auto-estima muitas vezes vivem com medo - do fracasso, da rejeição, de não atender às suas próprias expectativas e às dos outros. Portanto, a auto-sabotagem se torna uma forma de se preservar da dor e do desapontamento.

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Faz todo o sentido. Você não quer que as pessoas que você ama o machuquem; portanto, você os magoa ou os deixa primeiro. Você não quer enfrentar a rejeição; portanto, você nunca se candidata ao emprego que realmente deseja. Você não quer ser descoberto como uma fraude, mais tarde; portanto, você age de forma a minar suas chances de conseguir a promoção e ter mais responsabilidades, e assim por diante.

Em última análise, é o medo de realmente conseguir o que deseja e de que você possa ficar insatisfeito por não ser o que você esperava, ou de que possa decepcionar os outros quando virem quem você é de verdade.

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De qualquer maneira, o resultado é o mesmo. Você enfraquece a si mesmo, até mesmo magoa e decepciona os outros, movido pelo medo de ser magoado ou decepcionado primeiro.

Superar comportamentos autodestrutivos é possível, mas não é fácil. Requer um certo nível de introspecção. Você tem que entender a origem de suas ações autoincriminatórias e tentar confrontá-las ativamente.

Melhore a sua autoimagem

A auto-sabotagem muitas vezes se resume a uma auto-opinião negativa, ao âmago de quem acreditamos ser. E essa auto-visão é geralmente difícil de consertar.

Uma maneira de mudar com sucesso o que você pensa de si mesmo é se ver de forma mais ampla.

Em 1985, Patricia Linville, então professora de psicologia na Universidade de Yale, propôs um modelo de autoestima que ela chamou Teoria da Autocomplexidade (SCT). Ele se concentra no autoconhecimento e, especificamente, em como escolhemos nos definir.

Todos nós temos diferentes aspectos ou papéis que desempenhamos, como mãe ou pai, irmã ou irmão, amigo, esposa ou marido, profissional, etc. Quanto mais desses aspectos do self usarmos para nos descrever, maior será a nossa complexidade. Portanto, ver-se como mais de uma coisa ajuda na sua autoestima, pois sua autoimagem não depende de seus sucessos e fracassos apenas em um domínio.

Faça pequenas mudanças incrementais

Freqüentemente, nos auto-sabotamos porque nos sentimos intimidados por um grande objetivo, um reconhecimento público, um sucesso repentino. Você deve estar ciente desses possíveis gatilhos e estar preparado. Por exemplo, se você tem medo de falar em público, comece devagar e fale primeiro em grupos menores, ou tente fazer uma pergunta a cada reunião de que você participar. Se você quiser perder peso, aplique novamente uma lógica semelhante e faça pequenas mudanças graduais em sua dieta e programa de exercícios.

Kaizen, a filosofia japonesa de melhoria contínua, afirma que você só precisa melhorar em 1% hoje, em comparação com ontem. Então, faça uma flexão extra, leia uma página adicional, escreva mais um parágrafo, ande cinco minutos mais adiante, etc. Ao longo de um ano, essa mudança incremental se transforma em 37% melhor do que onde você começou. Muito impressionante.

A ideia é reduzir o mal-estar que vem de buscar as estrelas, sentindo-se oprimido pelo grande objetivo e pelo que você pode fazer quando realmente chegar lá.

Estabeleça metas e faça planos detalhados

O medo do desconhecido é um dos maiores influenciadores da falta de confiança. Pessoas com baixa autoestima funcionam melhor em sua zona de conforto. Qualquer coisa fora do normal pode colocá-los em alta ansiedade e ataques de pânico, porque temem não saber como lidar com o desconhecido. E para se autopreservar e se salvar de estar em tais situações, eles se auto-sabotam. Muitas vezes, é seu comportamento preferido para gerenciar suas preocupações com o desconhecido.

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Portanto, da próxima vez que você se deparar com uma situação nova e que o assuste, faça um plano detalhado no formato de cenários de ação / resultado / reação, se possível. Isso ajudará a controlar a ansiedade, dando-lhe uma sensação de controle sobre a situação.

A auto-sabotagem não precisa estar aqui para ficar.

Às vezes, podemos colocar muita pressão sobre nós mesmos, movidos pela ambição, desejo de sucesso, perfeccionismo, ou simplesmente porque queremos ser felizes, ricos, realizados - o mais rápido possível. Isso geralmente exacerba nossas ansiedades e tira nossos medos do controle. E se eu falhar? E se eu não for bom o suficiente? E se eu for descoberto ou se todos virem minhas falhas?

Estar no centro das atenções requer coragem, o que pode não ser fácil para quem é tímido e mais introvertido, ou para quem tem baixa autoestima.

Quando você pensa que o pêndulo oscilou muito longe de sua zona de conforto ou que você deve estar louco para sonhar seus grandes sonhos, lembre-se do que Abraham Maslow experimentou quando perguntou a seus alunos qual deles escreveria um grande romance, seria um grande compositor , ou um grande líder:

Geralmente, todo mundo começa a rir, corar e se contorcer até eu perguntar, se não você, quem mais? O que, claro, é a verdade. . . . Se você deliberadamente planeja ser menos do que é capaz de ser, então eu o aviso que você será profundamente infeliz pelo resto de sua vida. Você estará evitando suas próprias capacidades, suas próprias possibilidades.

Vale a pena viver uma vida cheia de arrependimento por sonhos não realizados?


Evelyn Marinoff escreve sobre confiança, saúde mental e bem-estar. Siga ela no twitter @Evelyn_Marinoff .