Por que você acha tão difícil ser legal consigo mesmo

Muitos de nós somos capazes de estender a compaixão para com os outros, mas lutamos quando se trata de estendê-la a nós mesmos.

Por que você acha tão difícil ser legal consigo mesmo

Imagine que um bom amigo veio até você e compartilhou suas lutas. Eles acabaram de receber a notícia de que um de seus parentes próximos está doente e, ao mesmo tempo, estão resolvendo problemas conjugais com o cônjuge. Eles também estão sobrecarregados em seu trabalho e não conseguem encontrar um momento para si mesmos. Hoje, quando te conheceram, chegaram atrasados ​​e esqueceram de trazer a carteira. Eles se desculparam profusamente e começaram a se agredir, chamando-se de inúteis, um adulto terrível. Como você responderia? Provavelmente, não será tão difícil para você estender um pouco de compaixão. Afinal, eles está passando por muito.



Agora imagine que você é a pessoa que está passando pelo que seu amigo está passando. Você acha que pode estender o mesmo tipo de compaixão a você mesmo? Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente achará isso muito mais difícil.

Como a autocompaixão difere da auto-estima

Kristin Neff é um professor associado da Universidade do Texas em Austin , e considerado um dos maiores especialistas do mundo em autocompaixão. Ela define autocompaixão como nos tratando com bondade quando nos sentimos inadequados. . . com gentileza e preocupação, como se tratasse um amigo. Em contraste, Neff diz que a auto-estima é um julgamento sobre a autoestima. A auto-estima tem alguns problemas porque quando falhamos ou cometemos um erro, nos sentimos mal por nós mesmos.



Psicólogo Rami Nijjar diz que a auto-estima se concentra em se desconectar dos outros porque está enraizada na ideia de que você é melhor do que todos ao seu redor. A autocompaixão, por outro lado, enfatiza a conexão com os outros, com base em uma experiência compartilhada de sofrimento e luta que todos enfrentamos.

A sociedade tem se concentrado na autoestima



Parece um conceito relativamente simples, mas, para muitos de nós, ser gentil conosco - especialmente quando experimentamos o fracasso - pode parecer totalmente impossível. De acordo com Nijjar, uma das razões para isso é porque a sociedade nos condicionou a focar na autoestima, ao invés da autocompaixão.Nós nos cansamos para nos tornarmos mais direcionados a objetivos e individualistas, diz Nijjar, que é o que o foco na auto-estima tende a encorajar.Eu acho que com auto-estima, nós começamos uma maneira de viver onde constantemente nos empurramos para fora de nossa zona de conforto. estenão é necessariamente uma coisa ruim, diz Nijjar, mas esta mensagem pode levar muitos de nós a perseguir coisas que nem sempre nos agradam.

Pode parecer contra-intuitivo pensar que a autocompaixão nos tornaria mais fortes emocionalmente, mas de acordo com Nijjar e Neff, isso é exatamente o que a pesquisa mostrou . Neff diz que muitas pessoas temem que a autocompaixão as torne preguiçosas e complacentes, mas, na verdade, pode aumentar a motivação. Pense na maneira como motivamos as crianças, diz ela. Como cultura, pensamos que, para fazer as crianças se darem bem, temos que usar punições corporais severas. Agora sabemos através do pesquisar que se usarmos incentivo . . . eles têm mais probabilidade de sucesso. Se os ameaçamos, eles têm medo do fracasso e ficam ansiosos pelo desempenho, o que prejudica sua capacidade de realização.

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Diz Nijjar,Quando as pessoas se conectam com o que há de humano nelas e são capazes de reconhecer seus pontos fortes e fracos, são capazes de cuidar melhor de sua saúde, são capazes de se motivar mais a longo prazo.

A autocompaixão pode ser dolorosa



Outra razão pela qual muitas pessoas lutam para praticar a autocompaixão, de acordo com Nijjar, é que ela pode forçá-lo a confrontar memórias e eventos que você pode achar dolorosos. A autocompaixão diz respeito a como nos relacionamos conosco e com os outros. Quando praticamos a autocompaixão, isso nos lembra dos momentos em que não tínhamos compaixão de nós mesmos ou nos lembra de quando os outros não eram compassivos conosco.

Isso pode ser especialmente difícil, diz Nijjar, para pessoas que cresceram em famílias onde seus pais não praticavam compaixão, nem consigo mesmas nem com as pessoas ao seu redor. Como humanos, aprendemos sobre nós mesmos por meio de relacionamentos. Se estivermos em famílias em que nossos pais lutaram para sobreviver, seja por doença mental, vício ou marginalização, eles podem projetar seus medos e inseguranças para as pessoas mais próximas a eles.

De acordo com Nijjar, quando criança, você tende a internalizar o nível de estresse e negatividade - ou positividade - que vem daqueles ao seu redor. Se você vem de um ambiente onde seus pais estão lutando contra a autocompaixão, é mais provável que tenha crenças negativas sobre o seu valor próprio. Quando você começa a praticar a autocompaixão, pode realmente ficar cara a cara com esses aspectos de sua experiência, diz Nijjar.

Equívocos sobre autocompaixão



Nijjar também acredita que também existem muitos conceitos errados que impedem as pessoas de praticar a autocompaixão. Além da crença de que ser gentil consigo mesmo pode levar à preguiça, Nijjar diz que muitas vezes há muita vergonha associada ao autocuidado e à prática da autocompaixão. As pessoas costumam se perguntar: Estou sendo auto-indulgente? Estou tendo autopiedade?

O pesquisa diz o contrário . Como a autocompaixão nos ajuda a internalizar o estresse no mundo, tendemos a estar mais bem equipados para lidar com situações desafiadoras, diz Nijjar. Isso nos dá mais energia emocional para ter um relacionamento melhor com os outros. Em um artigo para Revista Greater Good , Neff desafiou a ideia de que a autocompaixão é um ato egoísta. A maioria das pessoas descobre que, quando estão absortas em autojulgamento, na verdade têm pouca largura de banda sobrando para pensar em outra coisa senão em seu eu inadequado e inútil, escreveu ela. Quando podemos ser gentis e carinhosos conosco, porém, muitas de nossas necessidades emocionais são satisfeitas, deixando-nos em uma posição melhor para nos concentrarmos nos outros.

Praticar mais autocompaixão

Dados os benefícios que a autocompaixão pode trazer para nossas vidas, como podemos aprender a cultivá-la? Nijjar acredita que é aqui que a terapia de grupo pode ser útil. A própria Nijjar faz um curso de autocompaixão consciente de oito semanas e incentiva a maioria de seus clientes a participar logo no início do processo de terapia.O grupo é realmente um contêiner, é um espaço seguro e, bem no início do grupo, falamos sobre como a autocompaixão é assustadora e a resistência que surge ao praticá-la. É especialmente útil, diz ela, fou aqueles que acham muito difícil fazer terapia e sentar-se frente a frente com alguém, onde essa sensação de vergonha é avassaladora.

Melissa Dahl, jornalista e autora de Digno de nota: uma teoria da estranheza, sugeriu fazer a si mesmo três perguntas quando praticar a autocompaixão traz à tona uma memória negativa. Primeiro, pense em quantas pessoas experimentaram o que você acabou de vivenciar. Em segundo lugar, como você responderia se fosse um amigo que estivesse vivenciando o que você lembrava e viesse até você para falar sobre isso? Terceiro, como um observador neutro veria a situação que está fazendo com que você se espancasse?

Quando você se força a pensar sobre essas coisas, você percebe que não é o único que comete erros e encontra experiências negativas. Como resultado, você tem menos probabilidade de ruminar sobre isso e vincular esses eventos ao seu senso de autoestima. Como Dahl escreveu anteriormente: Talvez a atitude mais compassiva que você possa tomar para consigo mesmo seja parar de ficar obcecado por si mesmo.