Por que seu cérebro é tão ruim em se livrar de comentários negativos

Mais: como você pode treinar seu cérebro para abandonar esse feedback.

Por que seu cérebro é tão ruim em se livrar de comentários negativos

Nos últimos seis anos, fiz um programa de rádio e podcast chamado Dois caras na sua cabeça , produzido por nossa afiliada local da NPR, KUT. O show vai ao ar nas manhãs de sexta-feira. É muito divertido de fazer e recebemos muitos comentários positivos dos ouvintes da cidade. Mas, como acontece com todas as coisas, nem todo mundo gosta. Recebemos alguns e-mails de ouvintes contestando coisas sobre as quais conversamos, e também recebemos alguns comentários sarcásticos nas redes sociais.



Como você pode esperar, não importa quantas pessoas digam coisas boas, são os comentários negativos que realmente ficam na minha cabeça. Vou me pegar remoendo as reclamações que as pessoas fazem há dias. Esses pensamentos negativos derrubam meu humor e me fazem sentir pior sobre o que estou trabalhando.

Suponho que você teve uma experiência semelhante, onde percebeu que mesmo um comentário negativo sobre você ou seu desempenho pode superar um grande volume de feedback positivo. Existem vários motivos pelos quais esse tipo de comentário tem um impacto tão grande em sua psique.



Os comentários negativos envolvem a motivação para evitar. Quando você está motivado para evitar algo ruim, uma estratégia importante é estar vigilante para mais coisas ruins no ambiente para se certificar de que você está ciente dos problemas assim que eles acontecem.



Essa pode ter sido uma estratégia adaptativa quando havia pessoas ou animais tentando caçá-lo em algum ambiente evolucionário. No entanto, é uma estratégia menos eficaz no mundo de hoje, quando o negativo não é um urso, mas um tweet desagradável. Apesar disso, seu cérebro reage da mesma maneira, deixando você obcecado com o que algum troll anônimo disse.

Além disso, sua motivação para fazer as coisas requer que você esteja engajado com um objetivo e também que acredite que pode realizar o que se propôs a fazer. Comentários negativos fornecem evidências de que você não pode ter sucesso em seus objetivos, o que pode ser desmotivador.

Há evidências que as pessoas precisam experimentar sentimentos positivos cerca de três vezes mais do que sentimentos negativos para manter o humor positivo. Um humor positivo leva as pessoas a serem produtivo e criativo . Portanto, focar nos comentários negativos pode torná-lo menos produtivo. Isso significa que você precisa encontrar uma maneira de parar de se concentrar nos comentários negativos de outras pessoas sobre você. E é mais fácil falar do que fazer.

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É claro que nem todos os comentários devem ser ignorados. É útil prestar atenção suficiente aos comentários negativos para decidir se há alguma mudança em seu próprio comportamento que você deseja fazer. Em caso afirmativo, anote-o para que possa melhorar seu desempenho no futuro. Mas, mesmo nesses casos, você ainda precisará encontrar uma maneira de seguir em frente.

A primeira coisa que você pode fazer é escrever sobre como você se sente a respeito desses comentários. Pode parecer estranho curar um ciclo de pensamentos negativos colocando seus sentimentos por escrito. Mas funciona. Uma das razões pelas quais você cria um ciclo de pensamentos negativos é para que possa manter sua vigilância para problemas potenciais no mundo. Porém, se você escrever sua reação, saberá que pode encontrar informações sobre coisas negativas no documento que escreveu. E isso alivia seu cérebro da tarefa de lembrá-lo deles.

Uma segunda estratégia é fazer algo que lhe permita ter sucesso. Ou seja, quando você perceber que está perdendo a motivação para trabalhar por causa de algo que outra pessoa disse, crie uma pequena vitória para si mesmo. Conclua um relatório, converse com um cliente ou faça qualquer outra coisa que resulte em um resultado positivo. Isso ajudará a embotar a sensação de que você não pode ser eficaz no mundo.



Terceiro, aprenda algumas técnicas de atenção plena. Mindfulness não é a cura para tudo, mas é bastante eficaz para ajudar as pessoas a reduzir o estresse e a ansiedade. A razão pela qual as técnicas de atenção plena funcionam é que elas o ajudam a reconhecer quando você está entrando em uma espiral de pensamento negativo e a quebrar esse ciclo.

Finalmente, se você faz qualquer trabalho voltado para o público, não leia os comentários das pessoas. A Internet é uma fonte particularmente fértil de sarcasmos. Só porque as pessoas querem escrever coisas negativas, não significa que você precisa lê-las. Isso não apenas o deixará mais feliz, mas também o tornará mais produtivo.