Sim, a mídia social está deixando você infeliz

A mídia social está nos tornando digitalmente conectados, mas também nos impedindo de fazer conexões que realmente importam para nossa felicidade, argumenta este sociólogo.

Sim, a mídia social está deixando você infeliz

Você conquistou seguidores no LinkedIn, tem mais amigos do que a média das pessoas no Facebook e é conhecido por nunca quebrar uma sequência no Snapchat. Então, por que você ainda se sente desconectado?



As redes sociais podem ser terríveis para a sua saúde. Faz você se sentir conectado (quando não está) e pode contribuir para a depressão e comparações desfavoráveis. Em nosso mundo sempre conectado, pode ser difícil se separar. Como resultado, continuamos rolando e lendo.

Primeiro, é essencial saber que nem todas as mídias sociais são terríveis. A mídia social pode ser uma maneira excelente de expandir sua rede, ficar em contato com a vovó e compartilhar fotos de seu novo cachorro. É o nosso uso que está fora de controle.



A ligação entre mídia social, depressão e função cognitiva inferior

Muitos de nós estamos preocupados. A depressão está mais alta do que nunca, de acordo com um estude em Medicina Psicológica . Mesmo controlando as diferenças de idade, regiões ou origens, a depressão aumentou significativamente desde 2005.



Se você estiver usando a mídia social para se sentir mais conectado, um recente estude publicado no American Journal of Health Promotion sugere que não está funcionando. Interações positivas nas redes sociais não ajudaram as pessoas a se sentirem mais felizes. As interações negativas, por outro lado, aumentaram os sentimentos de tristeza. O mesmo vale para a comparação, que a mídia social incentiva. Outro estude , publicado pela Associação Americana de Psicologia, mostrou que comparar você com outras pessoas nas redes sociais também tem efeitos negativos, levando a meditações e sintomas de depressão.

Pegar o celular para interromper a mente também é uma má ideia. Pesquisar da Rutgers University comparou participantes no meio da conclusão de uma tarefa que fizeram uma pausa com seus telefones celulares, com papel e lápis, e que não fizeram nenhuma pausa. Aqueles que usaram o celular durante o intervalo resolveram 22% menos problemas e demoraram 19% mais para concluir suas tarefas do que aqueles nas outras condições.

A mídia social torna mais difícil para nós nos conectarmos com outras pessoas

O antropólogo e psicólogo evolucionista britânico Robin Dunbar desenvolveu a ideia de que, com base no tamanho do nosso cérebro, 150 pessoas é o número máximo de conexões significativas que qualquer pessoa pode ter. Este é o número de pessoas com quem você pode acompanhar - você sabe o suficiente sobre elas para perguntar sobre sua família ou sua nova casa. Aqui está outra maneira de pensar sobre isso: quantas pessoas você poderia encontrar em um bar e se juntar informalmente para uma bebida sem sentir que está se intrometendo?



Aqui está o que é interessante sobre a mídia social. Você pode ter mais conexões, mas apenas em seus círculos externos de conhecidos. Você pode ter 800 amigos no Facebook, mas eles não são pessoas que você conhece bem ou para quem você ligaria se tivesse um pneu furado. Suas conexões no LinkedIn podem ser vastas, mas com quantas delas você se relaciona? Você pode reconhecê-los se os vir no supermercado e não em um ambiente comercial?

O uso da mídia social também tem um custo de oportunidade. Se estamos em casa tirando fotos de nossos amigos no Snapchat ou postando fotos no Instagram, não estamos nos conectando com eles pessoalmente. Mesmo que estejamos pessoalmente com as pessoas, estar atento a um dispositivo significa que perdemos interações significativas.

Dicas sobre como gerenciar mídias sociais

Então, como você deve gerenciar seu uso de mídia social?



Primeiro, conheça suas estatísticas. Sim, pode ser desanimador, mas é crucial prestar atenção às suas métricas. Use a função de rastreamento do seu dispositivo para descobrir quanto você está usando e para que você está usando. Saber seu uso é o primeiro passo para gerenciá-lo. Depois disso, afaste-se do seu dispositivo. Por mais difícil que seja, desligue-se e sintonize-se com o mundo ao seu redor. Dê um passeio, entre na natureza, tome um café com um amigo e encontre-se cara a cara com outras pessoas. Quando você estiver com outras pessoas, mantenha seu dispositivo fora de vista. Um estude da Universidade do Texas, Austin mostrou que mesmo tendo seu dispositivo à vista reduz a capacidade cognitiva e distrai você e outras pessoas.

Fique no controle de seu dispositivo, em vez de deixar que ele controle você. Só porque ele toca ou vibra, não significa que você deve responder ao seu dispositivo. Lembre-se de que você está no comando, não seu dispositivo ou as pessoas do outro lado dele que acabaram de enviar um ping para você.

Considere usar seu dispositivo como um construtor de relacionamento. Quando você está em uma conversa onde surge um fato engraçado, verifique seu dispositivo para obter as informações de que você precisa. Use seu aplicativo para encontrar seus amigos e fazer sua reserva para o jantar para que você possa conversar cara a cara em seu restaurante favorito, onde você manterá seu telefone fora de vista. Quando você faz isso, a mídia social se torna uma forma de facilitar os relacionamentos, em vez de uma barreira para a conexão. Quando você está no controle de seu consumo digital, a mídia social se torna uma ferramenta para enriquecer sua vida e não uma distração que o deixa infeliz.


Tracy Brower, PhD, MM, MCRw, é uma socióloga com foco no trabalho, trabalhadores e local de trabalho, trabalhando para Caixa de aço . Ela é a autora de Dê vida ao trabalho trazendo a vida ao trabalho: um guia para líderes e organizações .