Você pode não se sentir cansado, mas seu cérebro precisa de mais sono

Você pode não se sentir cansado, mas seu déficit de sono provavelmente está impedindo seu funcionamento cognitivo.

Você pode não se sentir cansado, mas seu cérebro precisa de mais sono

Você está dormindo o suficiente? Antes de responder, tente o seguinte: Em algum momento durante o seu dia de trabalho, sente-se (na sua mesa está bom) e feche os olhos. Nos próximos minutos, concentre-se apenas na respiração, prestando atenção a cada inspiração e expiração. Este é um exercício padrão de atenção plena. Se você está ficando sonolento, desculpe, mas você não está dormindo o suficiente.



Você pode sentir razoavelmente bem dormido enquanto você trabalha. Você pode até sair desse brainstorm com sua equipe energizada sobre as ideias que todos vocês tiveram. Mas essas avaliações subjetivas têm mais probabilidade de dizer onde seus níveis de energia podem estar em um determinado momento - não o quão bem descansado você realmente está. É aqui que seu cérebro pode precisar de mais sono do que você está dando, mesmo que você não sinta sono neste segundo.

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A dívida do sono de todos é um pouco diferente

A pessoa normal precisa de cerca de oito horas de sono, embora existam grandes diferenças individuais no que diz respeito ao sono ideal de pessoa para pessoa, e a quantidade de sono de que as pessoas precisam tende a diminuir à medida que envelhecem. No entanto, a maioria das pessoas não dorme a quantidade de sono de que precisam; como sugere um estudo, seis horas de sono - o que pode soar como um pedaço sólido - pode ser tão ruim quanto nada.



Os humanos são criaturas surpreendentemente resistentes; nossos corpos e mentes são muito bons em lidar com coisas que não são exatamente boas para nós, como a privação crônica de sono. É fácil ver como as pessoas rapidamente caem em um padrão de dormir muito pouco e, em seguida, concluem que essa é apenas sua linha de base normal.



Mesmo depois de um dia de trabalho realmente longo, você ainda pode precisar descomprimir à noite, para navegar nas redes sociais ou assistir um pouco de TV. Antes que você perceba, já se passou uma hora quando você deveria ter ido para a cama. Nos fins de semana, você fica acordado até tarde para ver um show ou assistir a um filme e espera recuperar o atraso pela manhã, mas seu relógio interno o acorda perto de quando o despertador acordaria. Antes que você perceba, você contraiu uma grande dívida de sono.

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No entanto, talvez você só se sinta um pouco cansado e, com um pouco de café a mais, ainda consiga passar bem. Mas logo abaixo da superfície, seu funcionamento cognitivo está pagando um preço invisível. Aqui estão algumas das áreas em que seu cérebro pode estar lutando, mesmo que isso não seja registrado conscientemente.

Concentração

Uma das primeiras coisas a desaparecer quando você dorme mal é a sua habilidade de se concentrar . É apenas mais difícil manter o foco no trabalho que você está fazendo quando está cansado - que você pode atribuir a quase qualquer coisa.



Isso é particularmente verdadeiro quando o trabalho que você está fazendo é individualizado. Em dias cansados, você se verá alternando entre as tarefas e se distraindo com novos e-mails, vozes vindo do próximo cubículo e até mesmo apenas os pensamentos aleatórios que você tem. Sem falar que você pode adormecer no meio da leitura de algo importante.

Memória de Trabalho

Privação de sono também reduz sua capacidade de memória de trabalho . A memória de trabalho refere-se à quantidade de informações que você pode manter em mente de uma só vez. Quanto maior for sua capacidade de memória de trabalho, mais pensamentos complexos você será capaz de fazer. Resolver os quebra-cabeças mentais mais difíceis é, na verdade, uma tarefa para sua memória - para chegar a uma boa solução, você precisa arrancar pedaços de informação relevantes de sua memória. Mas quando sua memória de trabalho está mais restrita, você terá mais dificuldade em extrair dela o que você precisa e, subsequentemente, tomar boas decisões difíceis.

Aprendendo

Terceiro, quando você não dorme o suficiente, é mais difícil lembrar de coisas novas. O sono, na verdade, tem dois efeitos diferentes na memória; recordar (acima) é apenas um deles. Isso também prejudica o funcionamento de uma estrutura cerebral chamada hipocampo, que é crucial para ajudá-lo a aprender coisas novas. E, infelizmente, dar a si mesmo uma dose de cafeína não ajudará o hipocampo a funcionar melhor, mesmo que isso o faça sentir mais alerta.



Acredite ou não, você realmente continua formando novas memórias enquanto dorme, em um processo denominado consolidação. É quando seu cérebro reúne a sequência de experiências recentes que você teve em memórias coerentes que são armazenadas. Se você não dormir o suficiente, esse processo de consolidação não pode ocorrer de forma muito eficaz e, quando você acordar novamente, terá problemas para lembrar as novas informações que encontrou.

Humor

Não dormir o suficiente também prejudica seu humor, o que provavelmente não é novidade para você. A única coisa, porém, é que tendemos a atribuir o mau humor a uma ampla gama de experiências. Talvez você diga a si mesmo que foi o pedido irritante do seu chefe esta manhã, ou o seu deslocamento irritante que fez você ficar nervoso. Mas é bem provável que essas coisas não o incomodassem tanto se você estivesse mais descansado.

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Na verdade, a interrupção do seu ciclo de sono pode aumentar os sintomas de depressão . Você pode não sentir que está clinicamente deprimido (ou mesmo tão cansado) só porque está achando difícil ser legal com seus colegas de trabalho. Mas sua falta de sono pode ser a culpada.

Danos de Longo Prazo

Finalmente, a qualidade do seu sono pode ter consequências de longo prazo para o seu cérebro. Conforme você envelhece - digamos, em seus 40 e 50 anos - a falta de sono em qualquer noite não tem um impacto tão grande em sua capacidade de funcionar como quando você é mais jovem, em seus 20 e 30 anos. Então você pode realmente ter mais problemas para dizer quando você não está bem descansado quanto mais você envelhece. Mas isso não significa que você pode simplesmente confiar em seus instintos subjetivos (me sinto cansado?) Enquanto você é mais jovem.

Quanto melhor você dormir - em tudo idades - melhor será a proteção que você dará ao seu cérebro nos anos posteriores. Os maus hábitos de sono, mesmo na meia-idade, estão associados a níveis mais elevados de problemas cognitivos, como demência senil, mais tarde na vida.

Você pode não pensar que dormir é um grande negócio. Sua vida não desmorona completamente quando você dorme menos do que o necessário em uma determinada noite. Mas pode se desgastar lentamente sem ser notado. Com o tempo, a falta de sono realmente prejudica sua produtividade e funcionamento cognitivo. Então, esta noite, desligue a TV, desligue seu smartphone, pule na cama e descanse um pouco. Você vai agradecer a si mesmo mais tarde - não apenas amanhã de manhã, mas daqui a alguns anos.

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